in

Orquestra Criança Cidadã se apresenta diante do Papa em concerto pela paz

Apresentações dos músicos da Grande Recife acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, no Vaticano

Foto: Carlos Eduardo Amaral

A comitiva de integrantes da Orquestra Criança Cidadã irá viajar a Roma para se unir a artistas da Itália, Rússia e Ucrânia em apresentação sob a esperança de sensibilizar o mundo após confrontos recentes. A apresentação, protagonizada por 25 jovens músicos pernambucanos no concerto pela paz, será no Vaticano nos dias 3 e 4 de novembro e tem presença confirmada do Papa Francisco na plateia.

Jovens pernambucanos em concerto pela paz; saiba mais sobre apresentação

A superação diária de uma vida com privações na periferia da Grande Recife se anuncia como sinal de resiliência para impulsionar a missão pela paz prestes a ser protagonizada pelos jovens pernambucanos. Eles estrelam duas apresentações no Vaticano, batizadas de Concerto pela Paz.

O grupo será acompanhado de cerca de 30 instrumentistas russos, ucranianos e italianos, em um mosaico sonoro montado para dotar o repertório do concerto da mesma pujança transformadora da música nas próprias vidas. A comitiva brasileira é formada por jovens de 14 a 21 anos.

O repertório escolhido por José Renato Accioly, Lanfranco Marcelletti Jr., aos quais caberá a regência dos concertos, e por Guilherme Teixeira, com sugestões da Fondazione Calvasassi, conta com representantes de todos os países envolvidos. Em homenagem aos cidadãos cujas histórias de vida estão sendo abaladas diretamente pelo conflito, figuram o russo Sergei Rachmaninov e o ucraniano Mykola Leontovich

O italiano Antonio Vivaldi e o argentino Astor Piazzolla, em tributo ao Papa, também foram selecionados. Do Brasil, aparecem Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e o pernambucano de Caruaru Clóvis Pereira, atualmente com 93 anos, de quem foram escolhidas as “Três peças nordestinas”, importante produção musical do Movimento Armorial. 

Sobre a Orquestra Criança Cidadã

Idealizada em 2006 pelo juiz João José Rocha Targino em parceria com o maestro Cussy de Almeida (1936-2010) e o desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018), a Orquestra Criança Cidadã é mantida através de doações e é aprovada na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. 

Na Orquestra Cidadã, os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. Também recebem apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento. Há ainda bolsas para monitores.

Dos 700 jovens atendidos ao longo dos 18 anos do projeto, vários seguiram a carreira artística, optaram por cursar faculdade de música ou obtiveram ajuda para ingressar no mercado de trabalho através de um programa de aprendizagem profissional, além de poderem se especializar nas funções de luthier e archetier, ou seja, construtores de instrumentos e de arcos de madeira para instrumentos de corda.

Acompanhe o Tracklist nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *