in

Jorja Smith faz clipe com webcam; veja modos de gravar na pandemia

A cantora Jorja Smith lançou, nesta quarta-feira (10/3), o single Addicted. Acompanhando a faixa, a artista também lançou o videoclipe da música, que foi seu primeiro lançamento de 2021.

Dirigido por Jorja Smith, ao lado de Savanah Leaf, o vídeo de Addicted foi filmado inteiramente por uma webcam. “O vídeo mostra múltiplas versões minhas cantando a música; me divertindo ao me arrumar, tentando não ser tão séria e só me dando um pouco mais de liberdade”, explicou a cantora.

Videoclipe de Addicted.

O vídeo, filmado apenas com a ajuda de uma webcam, foi a forma que Jorja Smith encontrou de produzir a parte visual de Addicted durante uma nova crise da covid-19. Apesar da escolha da webcam ter sido um pouco não-usual, a artista não foi a única a recorrer a novos meios para a produção de conteúdos recentemente.

jorja smith addicted
Foto: Reprodução/YouTube.

Outros clipes gravados em casa durante a pandemia

Cada artista foi dando seu jeito de continuar produzindo videoclipes durante a pandemia. Aqui, mostramos outros vídeos que foram lançados durante o último ano e como eles foram produzidos em meio ao distanciamento social.

Wildflower

Logo no início da quarentena, em abril de 2020, os meninos do 5 Seconds of Summer inovaram totalmente no clipe de Wildflower, single do álbum CALM.

Videoclipe de Wildflower.

O plano inicial era que o videoclipe fosse gravado com uma grande equipe e um grande orçamento. Infelizmente, com o início da quarentena, os planos foram cancelados e os meninos tiveram que se adaptar.

Dirigido por Andy DeLuca e Sarah Eiseman, o vídeo foi gravado separadamente por cada integrante, usando apenas a câmera do celular e um fundo verde. Com ajuda da edição, algumas cenas do clipe mostram Ashton, Calum, Michael e Luke apresentando a música juntos.

“O vídeo de Wildflower saiu! Nós fizemos isso em casa, passando uma tela verde de casa em casa (desinfetada, claro) e capturamos as imagens pelos nossos celulares”.

Level of Concern

Em abril de 2020, o twenty one pilots lançou o single Level of Concern, que fala diretamente sobre a pandemia do coronavírus. Com versos como “Me perguntando se você seria minha pequena quarentena”, a faixa foi escrita por Tyler Joseph no intuito de ajudar os trabalhadores da indústria musical durante o isolamento social.

Junto com o lançamento da música, a dupla também disponibilizou um videoclipe. As cenas do vídeo mostram Tyler e Josh Dun gravando a canção separadamente, em suas respectivas residências, e um pouco das rotinas dos cantores durante a quarentena.

Videoclipe de Level of Concern.

Álbuns gravados à distância

Durante a pandemia, os artistas tiveram que inovar as formas de gravação e produção de álbuns, em respeito ao isolamento social. Veja alguns exemplos de discos que foram feitos de forma adaptada:

folklore

Taylor Swift não lançou só um, como lançou dois álbuns durante a pandemia. O folklore foi a primeira experiência da cantora fazendo um disco e colaborações à distância.

Sobre a decisão de fazer um novo álbum, a artista disse: “Durante o isolamento, minha imaginação tem ficado louca e este álbum é o resultado, uma coleção de músicas e histórias que percorreram minha mente como um fluxo de consciência”.

A maioria das canções do disco foram escritas e produzidas em conjunto com Aaron Dessner, guitarrista da banda The National. Nas redes sociais, o artista compartilhou um pouco sobre o processo de gravação: “Eu pensei que levaria um tempo para as ideias voltarem e eu não tinha expectativas quanto ao que poderíamos realizar remotamente. Mas algumas horas depois de compartilhar uma música, meu telefone se iluminou com uma mensagem de voz de Taylor de uma versão totalmente escrita de outra faixa. Nos meses seguintes, nós terminamos 11 canções remotamente o seu mágico novo álbum folklore“.

Lyric video de coney island.

Além do álbum, a gravação do videoclipe de cardigan foi feita durante a pandemia. No set, Taylor contou com uma grande equipe médica que garantiu que todas normas de segurança fossem seguidas.

“A gravação inteira foi supervisionada por um inspetor médico, todos usaram máscaras, ficaram longes um do outro, e eu mesma fiz meu próprio cabelo e maquiagem”, compartilhou a cantora nas redes sociais.

Videoclipe de cardigan.

Remote

Lançado em outubro de 2020, Remote é o segundo EP da banda Wallows. De acordo com o próprio nome, Remoto em português, a gravação e a produção do trabalho foi feita separadamente pelos três integrantes.

Os vocais do projeto foram gravados com os próprios celulares dos membros e a edição foi feita diretamente da casa de cada um.

O baterista da banda, Cole Preston, admitiu que, por estarem separados, o processo demorou um pouco mais que o normal: “Eles [Braeden e Dylan] tinham que me mandar os arquivos, e eu tinha que mandar para os nossos produtores. Sinceramente, isso fez com que as coisas demorassem mais um pouco, mas, por sorte, com a tecnologia, nós conseguimos fazer as mesmas coisas que faríamos no estúdio”.

Videoclipe de Quarterback.

Era das lives

O ano de 2020 foi, definitivamente, o ano das lives. Com o impedimento do entretenimento presencial, os artistas recorreram aos shows virtuais para manter o contato com seus fãs, de forma segura.

Ser o Parecer 2020

Em dezembro de 2020, o RBD deu um presente de Natal incrível aos fãs. O grupo realizou a live Ser o Parecer, sendo responsável por um dos comebacks mais esperados da música pop.

Sem a presença de Dulce Maria e Alfonso Herrera, os integrantes do grupo tiveram que regravar os arranjos das músicas para que os solos fossem redistribuídos. Entretanto, a regravação foi feita separadamente, devido à pandemia e projetos pessoais dos cantores.

Com cada membro em uma parte do mundo, Anahí, Christian, Christopher e Maite regravaram, em estúdios ou locais improvisados, as novas versões.

Apresentação de Sálvame na live Ser o Parecer 2020.

Além das músicas, o quarteto realizou a maioria dos ensaios separadamente. As apresentações do grupo sempre foram recheadas de coreografias e durante a live não foi diferente.

Por meio de reuniões no Zoom com os coreógrafos, os membros aprenderam as novas coreografias e marcações apresentadas no show virtual. O grupo só chegou a se encontrar de fato para alguns ensaios na semana anterior ao show e durante a transmissão.

Diferente da maioria das lives, Ser o Parecer contou muito com a tecnologia. Os membros do grupo fizeram a apresentação em um estúdio com tela verde, o que possibilitou a presença de efeitos especiais durante a transmissão.

Foto: Reprodução/Instagram.

E você, gostou do novo clipe de Jorja Smith, Addicted? Tem gostado das produções feitas durante a pandemia? Qual foi sua preferida? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *