Nesta quarta-feira (24), os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 começaram. Se nos Jogos Olímpicos já fomos muito bem representados, nos Jogos Paralímpicos há a certeza de que diversos pódios contarão com a presença de brasileiros. Nessa edição, a competição contará com 22 modalidades, com o Brasil tendo representantes em 20 delas. A delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos de 2020 conta com 259 atletas, sendo essa a maior delegação paralímpica enviada pelo nosso país ao exterior nos Jogos. O calendário com as modalidades e horários pode ser encontrado aqui.
O Brasil é uma das principais potências paralímpicas e a expectativa por muitas medalhas é grande. Na Rio 2016, o país teve o seu melhor desempenho nos Jogos Paralímpicos, conquistando o oitavo lugar no quadro de medalhas. Foram 72 medalhas na edição brasileira dos jogos, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Para ficarmos ainda mais por dentro dos Jogos e dos bastidores, a equipe do Track separou alguns atletas que estão postando tudo nas suas redes sociais sobre os Jogos Paralímpicos.
Da natação ao vôlei sentado: confira os atletas brasileiros dos Jogos Paralímpicos 2020 que estão postando tudo do dia a dia em Tóquio
Daniel Dias (@danieldias88)
O maior medalista da natação paralímpica brasileira tem agitado seus stories desde que chegou à Tóquio. O atleta, que sobe em pódios paralímpicos desde Pequim 2008, conta com 24 medalhas no currículo. Até o início das Paralimpíadas de Tóquio, Daniel Dias possuía sendo 14 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. Daniel, que tem 33 anos, anunciou que após os Jogos irá se aposentar após o fim da competição.
Fabrício Ferreira (@fabricioferreiraofficial)
O atleta do paratletismo brasileiro está em sua primeira Paralimpíadas e é uma esperança de medalha para o Brasil na modalidade. Fabrício Ferreira conquistou o ouro nos 100m e o bronze nos 400m da classe T12 nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Recentemente, o atleta postou em seu Instagram um vídeo da sua preparação para as Paralimpiadas.
Raissa Rocha Machado (@raissarochamachadooficial)
Raissa Machado está disputando a sua segunda Paralimpíadas e está em busca da sua primeira medalha no evento na modalidade lançamento de dardo F56. Raíssa é uma das principais referências mundiais na modalidade, tendo conquistado duas medalhas no Parapan: o bronze em Toronto 2015 e o ouro em Lima 2019. Em suas redes sociais, Raissa tem divulgado um pouco do seu dia a dia em Tóquio.
Kesley Teodoro (@kesleyjosue)
Indo para sua segunda Paralimpíadas, o rondonense está em busca da sua primeira medalha na competição. Representante do Brasil nos 100 metros rasos, Kesley Teodoro bateu na trave em 2016 ao ficar com o 4º lugar nas Paralimpíadas do Rio. Além de estar compartilhando um pouco de suas atividades diárias em Tóquio, o velocista postou um vídeo mostrando sua trajetória até a competição.
Arthur Silva (@arthursilvajudoca)
Em sua segunda Paralimpíada, Arthur Silva busca sua primeira medalha olímpica no judô na categoria -90kg. Na Rio 2016, o judoca ficou perto de conquistar a medalha ao ser eliminado na semifinal da repescagem da disputa pela medalha de bronze. Contudo, o atleta já está acostumado a grandes competições tendo garantido medalhas para o Brasil nos Parapan de Toronto 2015 e Lima 2019. Por meio de seu Instagram, Arthur compartilhou um pouco de sua estadia em Hamamatsu.
Cecília Araújo (@ceciliakethlenn)
A nadadora Cecília Araújo está indo para sua segunda Paralimpíada e em busca da sua primeira medalha na competição. Na Rio 2016, a atleta chegou a final dos 100m Freestyle S8 e ficou com o 6º lugar. Já no Parapan, Cecília é uma de nossas principais ganhadoras de medalhas. Em duas edições, a brasileira conquistou 9 medalhas, sendo 4 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze. Além de mostrar o seu dia a dia em Tóquio, Cecília postou uma dancinha para mostrar sua animação após se credenciar para o evento.
Ruiter Silva (@ruitersilvas9)
Outro nadador da nossa delegação Paralímpica, Ruiter Silva tem uma série de conquistas para colocar em seu currículo. Além de ser recordista das Américas, o atleta participou de três finais na Rio 2016, conquistando a medalha de prata em uma delas. Além disso, Ruiter possui 11 medalhas em Parapans. Durante sua estadia em Tóquio, o nadador tem mostrado sua rotina de treinamento e das competições.
Maiara Barreto (@maiara.barreto.16)
Indo para a sua segunda Paralimpíadas, a nadadora Maiara Barreto é mais uma das nossas esperanças de medalha. Na Rio 2016, a atleta participou de duas finais. Maiara é medalhista de prata dos Jogos Parapanamericanos de Lima na modalidade 50m costas categoria S3. Desde que chegou à Tóquio, Maiara tem compartilhado bastante do seu dia a dia com os seus seguidores, desde as atividades na Vila Paralímpica aos seus treinos.
Pamela Pereira (@pamelapereira.oficial)
Um dos principais nomes do volêi sentado feminino, Pamela Pereira é mais uma das atletas brasileiras que vai em busca de sua segunda medalha olímpica, dessa vez nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Medalhista de bronze na Rio 2016 e de prata no Parapan Lima 2019, a atleta mostrou um pouco dos bastidores da sua modalidade em seu Instagram. A seleção brasileira feminina de volêi sentado enfrenta Canadá, Japão e Itália na primeira fase, começando sua caminhada no dia 27 de agosto.
Duda Oliveira (@edwardadoliveira)
Duda Oliveira é um dos nomes mais experientes da delegação brasileira. Mesmo com apenas 22 anos, a atleta já tem 3 medalhas no Parapan, sendo 2 de prata (Toronto 2015 e Lima 2019) e 1 de ouro no Parapan de Jovens que ocorreu em São Paulo em 2017. Além dessas medalhas, Duda também conquistou o bronze na Rio 2016. Um sucesso nas redes sociais, Duda nos faz nos sentir mais próximos da rotina de Tóquio com seus posts e stories no Instagram.
Leia Também: Paralimpíadas 2020: onde assistir aos jogos da competição?