in ,

Opinião: por que Adele tem tanto impacto?

adele no clipe de hello imagem ilustrativa texto sobre impacto adele

Há 6 anos, eu estava no laboratório de informática da faculdade e todos os computadores (absolutamente todos!) estavam reproduzindo “Hello”, lançado há poucas horas. Foi naquele momento que me dei conta do impacto de Adele.

Tudo bem, aquilo foi impressionante de se ver pessoalmente, mas não era tão relevante. Afinal, eram só uns 20 computadores no laboratório. Mas o que eu vi ali se reproduziu pelo mundo.

Foram dois recordes. Em 24 horas, o vídeo de “Hello” somou 27 milhões de visualizações no Vevo.com e, no YouTube, ele foi reproduzido 23,2 milhões de vezes no primeiro dia.

Foram marcas impressionantes, mas não surpreendentes. Desde que lançou seu primeiro álbum, “19”, Adele vem acumulando recordes atrás de recordes, hits atrás de hits, prêmios atrás de prêmios.

Mas o que faz Adele ser esse fenômeno? O que há de diferente da cantora que faz basicamente qualquer um se tornar um fã?

Por que Adele é um grande fenômeno?

Com certeza, existem vários motivos para Adele ser o grande “acontecimento” que é. Mas acho que três razões podem resumir bem o sucesso da cantora.

1. Ela fala como ninguém sobre corações partidos

Existem ótimas músicas de amor e corações partidos por aí. Taylor Swift, Katy Perry, Phil Collins e Coldplay têm vários exemplos para fazer chorar. Mas Adele é diferente.

O motivo é simples: ela escreve de uma forma que todos conseguem se identificar. Claro que, como outros artistas, ela fala da própria experiência. Porém, ela narra histórias que podem facilmente acontecer com qualquer um.

Vamos comparar. Uma das “músicas de término” mais emocionantes de Taylor Swift é “All Too Well”, que tem trechos como: “Photo album on the counter, your cheeks were turning red / You used to be a little kid with glasses in a twin sized bed” (Álbum de fotos no balcão, suas bochechas estavam ficando vermelhas / Você era uma criança pequena de óculos em uma cama de solteiro). 

É um dos trechos da canção que é bem descritivo, uma experiência única de Taylor Swift. Você pode se identificar com o restante da música, mas dificilmente namorou alguém que foi uma criança de óculos e que a mãe lhe mostrou fotos da infância no balcão da cozinha. A faixa fica mais especial por todos esses detalhes, mas eles são bem específicos.

Enquanto isso, a maior parte das faixas de Adele narra experiências amplas, mais fáceis de as pessoas se verem na cena.

Exemplos de canções de Adele

  • “To tell you I’m sorry for everything that I’ve done /But when I call, you never seem to be home” (Para te dizer que sinto muito por tudo que eu fiz /Mas quando eu ligo, parece que você nunca está em casa) – “Hello”
  • “Never mind, I’ll find someone like you/ I wish nothing but the best for you too” (Deixe para lá, eu vou achar alguém como você /Não desejo nada além do melhor para vocês também) – “Someone Like You”
  • “You had my heart inside of your hand/ But you played it with a beating” (Você teve o meu coração na palma da sua mão /Mas você brincou com ele com uma surra) – “Rolling In The Deep”

É ou não é mais fácil se identificar com as letras de Adele?

2. Sua voz emociona

Eu nem preciso falar muito sobre isso. A voz de Adele é uma potência! Ela consegue alcançar as notas mais agudas, as mais graves, cantar de um modo intenso ou mais suave. E a emoção que ela coloca na canção pode fazer facilmente você chorar quando menos espera. 

Na academia, ouvindo “Hello”? Cantando no chuveiro? De frente para o computador, durante o trabalho? Admita: em algum momento você se sentiu minimamente emocionado ouvindo Adele cantar.

E o interessante é que a voz da britânica continua a se desenvolver. Depois de passar por uma cirurgia nas cordas vocais em 2012, ela contou à Rolling Stone que tinha “ganho” outras quatro notas vocais que podia explorar.

3. A expectativa pelo que está por vir

Sendo o fenômeno que é, Adele gera sempre curiosidade. “O que ela vai fazer depois?”. O que vai fazer depois de ter ganhado 15 Grammys? O que vai fazer depois de bater recordes com um single? O que vai fazer depois de seu álbum anterior ter sido aclamado em uníssono pela crítica?

A curiosidade é inevitável. E gera expectativa. Tanto é que um simples “30” projetado pelo mundo levou a internet à loucura às vésperas do anúncio de um novo single da cantora

Mesmo quem não é fã de Adele e a acompanha de perto acaba sendo afetado por toda essa expectativa. Então, quando ela lança algo, ninguém quer ficar de fora da novidade. Foi por isso que tantos computadores ao meu redor reproduziram o vídeo de “Hello” em 2015. E é por isso que, independente do que faça, Adele vai continuar a ter um grande impacto, e a ser grande em tudo que lançar na música.

adele no clipe de hello imagem ilustrativa texto sobre impacto adele
Foto: Reprodução/YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *