in

Greve dos roteiristas: entenda o caso em Hollywood

Veja o motivo, séries afetadas e mais sobre a manifestação

greve roteiristas
Foto: Reprodução/Twitter

Por Nina Dacier e Sabrina Simão – Desde a última terça-feira, 2 de abril, milhares de roteiristas de televisão e cinema de Hollywood, Estados Unidos, entraram em greve. Com isso, programas foram interrompidos e estreias de filmes e séries devem atrasar. Conheça o motivo e saiba mais sobre o assunto a seguir.

Greve dos roteiristas em Hollywood

Após negociações mal sucedidas do Writers Guild of America (WGA – Sindicato de Roteiristas da América) com a AMPTP (Em português: Aliança de Produtores de Cinema e Televisão), os roteiristas decidiram entrar em greve em Hollywood.

Entre as exigências, os roteiristas reivindicam por melhores salários, condições dignas de trabalho e compensação compatível na era do streaming. “O streaming se recusa a fornecer o número de quantas pessoas assistem e quantos assinantes. Não há como quantificar a audiência para aferir um valor justo dessa cobrança”, afirmou Beto Skubs, brasileiro que integra a equipe de escritores de “Grey’s Anatomy”, ao G1

“O movimento oferece propostas para resolver essa questão, para pagar o roteirista pelo tempo dedicado à produção e pela criação dele mesmo, em si”, complementa. Ele explica que o contrato de remuneração dos roteiristas de televisão foi feito em um período em que tinham cinco emissoras, em média, e as séries eram feitas com aproximadamente 20 ou 25 episódios.

“Hoje, com o streaming, isso mudou. Às vezes, uma série tem seis, oito ou dez episódios. Os profissionais, geralmente, ganham por capítulo ou por semana, sendo que um episódio precisa ser feito em duas semanas no máximo. Nesse caso, fica difícil de o roteirista pagar o aluguel. Ele precisa buscar serviços, bicos mesmo, em outras áreas para se manter”, contou o roteirista brasileiro da série médica, ao G1.

O sindicato exige também que o uso da inteligência artificial seja regulamentado e não utilizem da IA ou qualquer tecnologia semelhante para criar roteiros usando produções já existentes dos roteiristas.

“É importante observar que o software de IA não cria nada. Gera uma regurgitação do que é alimentado […] o  plágio é uma característica do processo de IA.”, publicou o WGA nas redes sociais. Em resposta, o WGA disse que a AMPTP propôs “reuniões anuais para discutir os avanços da tecnologia”.

O começo da greve

Dia 17 de abril de 2023, os roteiristas de Hollywood já tinham aprovado a greve em votação no sindicato, caso as negociações não tivessem sucesso. Segundo notícia do G1, a convocação foi decidida por 98% de mais de 9 mil votantes (havia cerca de 11,5 mil membros).

A greve iniciou um dia depois do término do contrato trabalhista com os maiores estúdios de Hollywood. De acordo com o WGA, foram seis semanas de negociação com a Netflix, Amazon, Apple, Disney, Wagner Bros. Discovery, NBC Universal, Paramount+ e Sony, sem sucesso.

Produções afetadas

De acordo com o The Wrap, “Last Week Tonight with John Oliver” não terá novos episódios em respeito à greve. Josh Gondelman, escritor do programa, esteve presente no protesto.

The Late Show with Stephen Colbert”, “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” e “Late Night with Seth Meyers” também não apresentarão novas gravações. Os quatro programas optaram por reprisar transmissões antigas, por enquanto.

Na noite do Met Gala 2023, Jimmy Fallon, apresentador do “The Tonight Show”, comentou para a Variety: “Eu não teria um show se não fosse por meus escritores, eu os apoio o tempo todo. Precisam ter um contrato justo e têm muitas coisas para resolver”.

A produtora de “Abbot Elementary”, Brittani Nichols, afirmou ao Democracy Now: “Se essa greve continuar por um período significativo de tempo, nosso programa não sairá no horário e isso pode mudar a quantidade de episódios”.

Jon Hurwitz, co-criador de “Cobra Kai”, mencionou em tweet que não tem nenhum escritor no set e acrescentou: “Estes não são momentos divertidos, mas infelizmente são necessários. No momento em que um acordo justo estiver em vigor, voltaremos…”.

A co-criadora de “Yellowjackets”, Ashley Lyle, tweetou: “Tive exatamente um dia na sala dos roteiristas do terceiro ano de Yellowjackets. Foi incrível, criativamente revigorante e muito divertido, e estou muito animado para voltar assim que o #WGA conseguir um acordo justo”.

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” continuará com a produção da 2ª temporada, no entanto, segundo a Variety, a Amazon Prime Video não usará os serviços dos produtores executivos JD Payne e Patrick McKay, pois os dois estão apoiando a greve.

Ainda sobre “Grey’s Anatomy”, Skubs disse ao G1: “Se a greve for longa, vai refletir no tempo de produção dos próximos episódios. Então, pode ser que esta nova temporada seja mais curta”. E acrescentou: “Se não tem roteiro, não há o que produzir e filmar”. A equipe produtora da série terminou os dois últimos episódios da 19ª temporada, em exibição, um minuto antes da paralisação iniciar, à meia noite de terça-feira (2).

Outro seriado afetado, segundo afirma o Deadline, é “Stranger Things”, da Netflix. Segundo o veículo, a produção da quinta e última temporada foi adiada devido à greve.

Sobrou até para Jenna Ortega: Em março deste ano, a Variety publicou que a atriz contou ao podcast “Armchair Expert” que fez modificações no roteiro de “Wandinha” sem consultar os roteiristas. Agora com a greve, alguns roteiristas ironizaram a situação. 

Nick Adams, roteirista de “BoJack Horseman”, publicou em suas redes sociais: “É melhor Jenna Ortega voltar de N.Y para seu turno da tarde no piquete”. Karen Joseph Adcock, roteirista da série “The Bear”, também tweetou: “Reescrever é escrever! Vejo você na fila, Jenna!”.

De acordo com a Variety, Brandon Cohen, roteirista de “House Party”, apareceu nas manifestações com um cartaz:  “Sem escritores, Jenna Ortega não terá ninguém para desafiar”.

Greve de 2007

Decretada no dia 5 de novembro de 2007, a greve dos roteiristas anterior começou pois associação que representa empresas de produção de filmes e séries, se recusou a atender às novas demandas do sindicato, que são renovadas a cada três anos.

A greve durou 100 dias e terminou apenas em 12 de fevereiro de 2008. Uma das principais reivindicações dos roteiristas era sobre royalties sobre as vendas de DVDs e resoluções sobre “a nova mídia”, que envolvia produtos digitais, como webepsodios.

A greve atingiu muitas produções, gerando cancelamentos famosos como de: “Pushing Daisies”, “Men in Trees”, “Girlfriends” e “The 4400”. As séries atingidas que não foram canceladas tiveram suas temporadas reduzidas drasticamente: “Grey’s Anatomy” produziu uma temporada com apenas 17 episódios, “Lost” com 14, “30 Rock” com 15, “The New Adventures of Old Christine” com 10, e assim por diante.

Outra consequência da greve na televisão: Globo de Ouro não aconteceu pela primeira vez desde que passou a ser televisionado, e os canais, por sua vez, foram invadidos por reality shows.

James Corden

Uma pessoa que foi muito comentada durante essa greve foi James Corden, que apresentou o último episódio de seu programa dia 27/04/2023. James se envolveu em uma polêmica no twitter falando sobre contratação de roteiristas.

O apresentador foi acusado de comparecer a uma reunião da associação de escritores, em uma pauta de roteiristas de programas de entrevista noturnos, para pedir pelo “direito” de pagar menos do que mínimo para escritores com menos experiência.

Quando questionado, Corden respondeu que apenas estava pensando em maneiras de dar mais “oportunidades para novos talentos que ainda não tinham experiência” e não falando sobre pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *