in

Forma Turismo: conheça a experiência em Porto Seguro 

A empresa oferece viagens de formatura com programação que inclui shows, brinquedos e muito mais

Foto: Divulgação

Por Luciana Lino e Rodrigo Neves – Proporcionar a melhor viagem da vida de seus passageiros. Essa é a missão da Forma Turismo, a maior operadora de viagens estudantis do Brasil e da América Latina. Fundada em 1997, a empresa oferece viagens de formatura para estudantes do ensino fundamental e médio, além de intercâmbios e viagens educacionais no Brasil e no exterior.

Mas tem um destino especial que marca a história da Forma Turismo: Porto Seguro, na Bahia. Lá foi realizada a primeira viagem da empresa, em 1998, com 500 formandos. Desde então, o local recebeu milhares de estudantes de todo o país sob a responsabilidade da empresa – o que ocorre até hoje. 

O Tracklist foi convidado pela Forma Turismo a embarcar em uma das viagens de formatura do 3º ano do ensino médio e conhecer a estrutura proporcionada pela empresa em Porto Seguro. A seguir, te contamos o que vimos e o que esperar desse momento!

Foto: Divulgação

O que esperar da viagem – antes e durante

Os estudantes se preparam muito tempo antes da tão esperada viagem – por volta de um ano antes, após reuniões que envolvem, também, os pais e os colégios.

E é claro que eles não vão sozinhos: uma equipe de monitores acompanha os alunos no aeroporto, nos hotéis e em todas as atividades. Os profissionais passam por processo seletivo e treinamento na Universidade Forma, curso onde desenvolvem habilidades em áreas como comunicação, recreação, liderança e primeiros socorros – e marcam a viagem dos alunos. “Uma das coisas que mais gostei na viagem foi a animação dos monitores. Eles são muito animados e receptivos”, conta a estudante Mariana Carvalho, de 18 anos, de Belo Horizonte. 

Após a chegada em Porto Seguro, os alunos são recebidos, ainda no aeroporto, por outra equipe de monitores que informam procedimentos de segurança e demais instruções da viagem. Depois, partem para um dos hotéis exclusivos da Forma Turismo na cidade, onde têm acesso à programação do restante da viagem. 

A rotina inclui desde passeios pela Cidade Histórica e pela Passarela do Descobrimento até às festas, que ocorrem nas piscinas dos hotéis, em diferentes beach clubs e no Forma Music Park, um espaço de 30 mil m² que concentra diversas atividades. 

Estudantes recebem instruções de monitores da Forma Turismo. Foto: Tracklist

Forma Music Park: um universo de possibilidades

Uma coisa é certa: não dá para ficar parado no Forma Music Park. As festas atendem aos mais diversos gostos dos formandos – além de trazerem temas como festa à fantasia ou festa do pijama.

Quem gosta de aventura pode se divertir em brinquedos como a montanha-russa, a tirolesa e a roda-gigante. A formanda Helena Maia, de 17 anos, de Santa Catarina, apontou um deles como o seu favorito: “a montanha-russa é muito legal. Eu amei, já fui anteontem e não canso de ir. É a melhor coisa da vida”, pontua. 

Já os fãs de jogos podem se encontrar na arena gamer do espaço, a Forma Games, que recebe notebooks e fliperamas com diversos jogos. “Acho maneiro (ter o espaço) porque é bom vir dar uma descontraída. Para quem está cansado de ficar na pista toda hora, pode chegar aqui e dar uma relaxada”, conta o estudante Cauã Rodrigues, de 17 anos, do Rio de Janeiro. 

E não podemos deixar de falar de… música! O espaço oferece uma programação diversificada de shows, que é um dos grandes atrativos do evento, intercalados em um único palco que recebe apresentações de DJs e de animadores durante os intervalos. 

Durante o mês de julho, foram quase 50 shows de diferentes nomes do funk, do trap, do pagode, da eletrônica e de outros gêneros musicais. Assistimos às apresentações da Turma do Pagode e do MC Livinho – nos mesmos dias, também se apresentaram, tanto no Forma Music Park quanto em outros espaços, nomes como Jotapê, Papazoni e DJ Blakes. 

Antes de entrarem no palco, os integrantes da Turma do Pagode conversaram com o Tracklist sobre as expectativas para a noite, que passeou por canções autorais e covers de clássicos como “Cheia de Manias”, do Raça Negra. “Por ser uma molecada mais nova, eles estão começando a aproveitar os shows agora. A gente fica feliz por participar aqui em Porto Seguro, nessa cidade maravilhosa, e agregar nosso som a essa juventude”, conta o vocalista Leíz

MC Livinho compartilha de uma sensação parecida. “É muito prazeroso estar marcando gerações, e é sempre bem-vindo receber a energia e o carinho do público. Ver a garotada aqui… Já fui dessa idade também. É muito gratificante”, frisou o cantor ao Tracklist. Em seu show, o MC apresentou canções como “Cheia de Marra”, “Ela Vem” e “Tudo de Bom”. 

Turma do Pagode no palco do Forma Music Park. Foto: Tracklist

Estrutura e segurança são pontos imprescindíveis 

Em 2023, a Forma Turismo comemorou 1 milhão de passageiros embarcados – só neste mês de julho, foram mais de 35 mil estudantes que transitaram em Porto Seguro. Tamanha frota merece atenção redobrada na estrutura e na segurança. 

Neste ano, a Forma Turismo conta com oito hotéis exclusivos em Porto Seguro, que recebem diariamente centenas e milhares de alunos em suas instalações em pacotes com café da manhã e jantar incluídos. Para manter o controle, todos os formandos recebem pulseiras com códigos de barras e tecnologia própria que concentram os dados médicos e cadastrais do passageiro, além de controlarem o acesso das atividades, passeios, festas e da própria entrada no hotel – cada hotel tem uma pulseira de cor diferente. 

Outra prioridade da empresa é o atendimento médico. Dentro dos hotéis, há enfermarias 24 horas, quartos para repouso e horários marcados para médicos transitarem nas instalações. Casos de emergência são levados para atendimento em hospitais. 

Todos os hotéis estão localizados em um espaço chamado Território Forma, onde os formandos podem circular livremente. Além dos hotéis, também concentra beach clubs, restaurantes, farmácias, mercados, posto policial e caixa eletrônico. Se tiverem alguma dúvida, os formandos podem entrar em contato com uma equipe de quase 40 pessoas locais que circulam no ambiente, designadas para orientação.

“A gente faz uma pré-seleção de pessoas locais e os convidamos para trabalhar. Temos pessoas prestando serviço no território [Forma], nas enfermarias e nos hospitais locais, além dos próprios parceiros na produção dos eventos, nas barracas, etc”, diz o diretor de pessoas da Forma Turismo, Rodrigo Oehlmeyer, que frisou que são gerados mais de 3 mil empregos indiretos na cidade por conta da empresa.

Além disso, a Forma Turismo também contrata frota de ônibus própria para levar às atividades e equipes de seguranças para as festas.

Piscina do hotel Sunshine, que faz parte do conglomerado de hotéis exclusivos da Forma Turismo. Foto: Tracklist

Forma Turismo traz experiência como palavra-chave

De fato, a estrutura proporcionada impressiona. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para atender à segurança, ao conforto e à alegria dos alunos em um dos momentos mais importantes de suas vidas: a formatura do ensino médio. 

Mesmo quem não é fã de festas ou de muito agito é contemplado com outras atividades, como jogos de tabuleiro nos hotéis e com os brinquedos e a arena game no Forma Music Park. “Porto [Seguro] é para todos. A ideia é cada um fazer o que gosta da forma que gosta”, reforça Oehlmeyer.  

Os alunos endossam o coro e garantem: a viagem marcou suas vidas. “Está bom demais, só viverei isso uma vez na vida”, conta Mateus Miranda, de 17 anos, de Boa Esperança (MG). Já a Beatriz Carvalho, de 17 anos, de Belo Horizonte, compartilha o melhor momento da experiência: “A convivência com os amigos… a coisa mais importante foi ter vindo com eles. Acho que vai ser uma das melhores viagens da minha vida”, frisa. 

O Tracklist viajou para Porto Seguro a convite da Forma Turismo