in

Festival Psica 2021: 5 destaques da primeira noite de evento

Após quase dois anos sem shows presenciais, na última sexta-feira (17), foi dada a largada para o reencontro do Festival Psica, em Belém do Pará, com o seu público presencialmente. Exigindo na entrada do evento a comprovação das duas doses da vacina da covid-19, a nona edição do festival de música foi marcado de muita emoção, resistência e variedade musical.

Com datas marcadas para os dias 17, 18 e 19 de dezembro, o primeiro dia do evento foi gratuito em dois pontos da cidade: no Píer das Onze Janelas, um dos pontos turísticos de Belém, e posteriormente no Insano Marina Club, às beiras do Rio Guamá.

Uma das grandes belezas do festival, e que sempre esteve presente em sua curadoria, é a exaltação de artista independente das periferias, seja do estado ou ao redor do Brasil, combinando os shows entre nomes já estabelecidos na cena com nomes em ascensão. Entre eles, os destaques da primeira noite foram FBC, Arthur da Silva, Fruto Sensual, Arraial da Pavulagem e Kratos + Sumanos.

5 destaques da primeira noite do Festival Psica 2021

1) Arthur da Silva

Foto: Lucas Ribeiro

Arthur da Silva abriu a primeira noite do festival com um show energético e em sintonia com a plateia, que estava empolgada com a sua presença, trazendo toda aquele groove e gingado do r&b old school, misturando com a tradicional música brega. O repertório contou com músicas do seu primeiro ep, mas principalmente com o mais recente projeto, “Tese Brega-Soul”. Arthur aproveitou o espaço para trazer uma mensagem necessária e significativa, principalmente após os recentes ataques que o cantor sofreu nos comentários da publicação de um jornal local, ao afirmar que o brega é preto. “Enquanto pessoas pretas tiverem produzindo, compondo, cantando e consumindo brega, o brega vai ser preto pra car*lho!”, afirmou.

2) Arraial da Pavulagem

Foto: Lucas Ribeiro

Um dos momentos mais aguardados pelos paraenses é o tradicional cortejo do Arraial da Pavulagem, que normalmente acontece no meio do ano. Esse é um movimento cultural que exalta a cultura tradicional da cidade, com carimbó e siriá. Porém, dois anos já sem o evento nas ruas devido a pandemia, o reencontro, ainda que adaptado a um show no festival, já deu para a matar a saudade do público presente, que até reproduziu os famosos passos de dança que aconteciam nos cortejos.

3) Fruto Sensual

Foto: Reprodução

Com um repertório recheado de hits, como “Príncipe Negro”, “Estar no Ar” e “Vem Curtir Com Jack Som”, o Fruto Sensual mais uma vez provou o porquê é uma das banda mais estabelecidas da região. Sem perder o ritmo e não deixando ninguém ficar parado, o show só evidenciou o entrosamento da banda e a presença de palco imponente de Valéria Paiva, comprovando a verdadeira diva pop do tecnobrega que é.

4) Kratos + Sumano

Foto: Caio Tavares

Nos últimos anos, o rap paraense tem se mostrado cada vez mais toda a sua potencialidade. Não à toa, o próprio festival mostra muito bem isso no line-up recheado de encontros de artistas do rap-PA. Um deles que merece destaque nessa primeira noite é o Kratos + Sumano, que mostram suas potências dominando o palco e a plateia com sua rimas e graves hipnotizantes.

5) FBC

Foto: Lucas Ribeiro

Fechando a noite do primeiro dia de festival, uma das atrações mais aguardadas pelo público foi o FBC. Direto da zona oeste de BH, o rapper já tem cerca de 18 anos de carreira, mas foi com o lançamento de “BAILE”, seu aclamado álbum lançado esse ano, fez o país inteiro se apaixonar pela rimas em cima do funk nostálgico com miami bass.

Trazendo ao caloroso público de Belém um show de quase uma hora e meia, o carinho pelo púbico se mostrou com tantos gritos e todas as letras sendo cantadas na ponta da língua. Mesmo com algumas dificuldades técnicas no som durante o set, FBC não desanimou e puxou com o público seus hits em acapella mesmo. Além de encantar o público presente, o rapper mineiro conseguiu transparecer em cima dos palcos toda a sua potencia e carisma, além de demonstrar respeito máximo a cultura paraense, citando um pouco do seu encontro com a guitarrada e também mostrando amor por alguns nomes do rap paraense, como Nic Dias e Mc Irá.

Foto: Lucas Ribeiro

Em conversa com o Tracklist antes de subir ao palco, FBC falou um pouco sobre como está sendo esse momento de receber tanto carinho do público e a repercussão do seu sucesso atual. “Ainda não entendi tudo o que tá acontecendo, mas é só gratidão! Eu gosto de ouvir aquilo que eu faço, porque são coisas que eu mesmo preciso ouvir”, comentou. Além disso, o padrim, como gosta de ser chamado, comentou também sobre a vontade de algum dia colaborar com a sua conterrânea mineira, Marina Sena. Confira o bate-papo completo:

A troca de histórias do cantor com o público foi tão grande que deu a impressão de que ele já se sentia em casa. Até se fosse pela vontade do público, com certeza o show duraria por muitas outras horas. Mas o gostinho de querer mais já é o convite para o artista voltar à cidade em breve. No fim, a espera valeu a pena e FBC fechou com chave de ouro essa emocionante retomada dos shows em Belém.

Leia também: #TrackBrazuca: Nic Dias manda o papo reto em novo single, “Remédio Pra Racista É Bala”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *