in ,

Entrevista: 2Z fala sobre Brasil, fãs, nova turnê e mais

Pela terceira vez no país, grupo sul-coreano segue com a turnê “The Return of 2Z”

Foto: GOGO2020

A banda sul-coreana 2Z veio ao Brasil pela terceira vez, com a turnê “The Return of 2Z”, que inclui seu trabalho mais recente, “Do Not Disturb” (2024). Com apresentações marcadas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o grupo conversou em entrevista ao Tracklist antes de subir ao palco na capital paranaense na última sexta-feira (15), com auxílio de uma intérprete, e falou sobre o país, os fãs, covers brasileiros e mais!

Entrevista: 2Z fala sobre Brasil, fãs e mais

Formada por Jiseob (guitarra), Hojin (vocais), Junghyun (baixo), Bumjum (bateria) e Zunon (DJ), o 2Z comentou em entrevista ao Tracklist como sua terceira visita ao Brasil tem sido muito especial, pois é a primeira parada da turnê do novo álbum “Do Not Disturb”, além de terem um carinho muito grande pelos fãs daqui pois sempre os apoiaram bastante.

“O idioma com certeza é uma barreira, mas nós sentimos que tanto na primeira visita, quanto no Asian Star Festival ano passado e nesta terceira visita, que nós conseguimos vencer essa barreira”, afirmou Junghyun. No Brasil, o 2Z também é bem conhecido por ter feito covers de músicas brasileiras, como “A Queda” de Gloria Groove, “Admirável Chip Novo” de Pitty e “Razões e Emoções”, do NX Zero.

“Começamos a pensar: ‘E se a gente começasse a gostar de uma banda brasileira? E se a gente conseguisse cantar como os fãs cantam mais de 20 músicas coreanas sem entender nada do idioma, como seria? Como os fãs conseguem fazer isso?’”, explicou o baixista. As três canções em português são apresentadas nos shows da banda, que é acompanhada de forte coro do público.

“Quanto mais a gente ouvia [essas músicas], mais íamos percebendo que o rock brasileiro é muito forte. No caso dessa música do NX Zero, como é uma variação do rock também, nós sentimos o quão variada é a música brasileira”, complementou Jiseob. Além disso, Hojin falou ainda que, apesar de serem os fãs brasileiros que mais gostam dos covers, os fãs de outros países que não falam português, incluindo a Coreia do Sul, gostam bastante das canções.

Ao serem perguntados se já pensaram em fazer outro cover brasileiro, a resposta foi positiva. “Essa não vai ser a nossa última vez no Brasil! Então, com certeza, quando formos voltar, a gente vai sim trazer mais músicas covers. Tem um parâmetro para a gente escolher uma música, pois sempre pensamos em como vamos conseguir interpretar a canção, como ficaria a nossa versão”, detalhou Jiseob.

Inclusive, o grupo sul-coreano já está com uma faixa em mente, que é “Nosso Quadro”, de Ana Castela. “Não conhecemos a letra ainda, mas curtimos bastante o som, a melodia, então já pensamos em fazer um cover em versão acústica dessa música”, complementou o guitarrista ao lado dos outros integrantes, que cantaloraram o ritmo da canção.

Turnê “The Return of 2Z”

Lançado em janeiro deste ano, “Do Not Disturb” é o álbum mais recente do 2Z. Para levar as músicas novas ao palco, Hojin explicou que o tempo de preparo para a turnê foi muito curto, porém, por esse motivo, a banda se concentrou bastante para se preparar para os shows. “Quando fizemos a primeira turnê [em 2022], foi apenas um show e quatro fansigns. Depois, no ano passado, teve o Asian Star Festival, e este ano voltamos com quatro shows e uma fansign, ou seja, com o tanto de shows que foram adicionados tivemos que realmente nos preparar bastante”, comentou o músico.

O álbum conta com quatro faixas: “Time Machine”, “HOPE”, “Sad Denial” e “Anymore”. Questionados pelo Tracklist durante a entrevista para qual música estão mais animados para apresentar ao vivo, a resposta do 2Z foi três “HOPE”, de Jiseob, Junghyun e Zunon, e dois “Time Machine”, de Hojin e Bumjum. 

Já no palco, Zunon contou que seu momento favorito do show é simplesmente estar tocando para seu público. “O simples fato de estar no palco e poder fazer os shows para os fãs é uma coisa muito feliz e importante para a gente. Normalmente, eu fico em uma posição mais para trás, então ver todos os outros integrantes se preparando é um momento no qual eu me sinto mais feliz no palco”, celebrou.

“Eu tenho um pouco de vergonha de falar, mas o momento mais feliz que tenho no palco é quando, depois de um show super pesado, fico muito suado e é por isso que eu tiro a camiseta”, declarou Bumjum. “Resumindo, é o momento em que ele consegue mostrar o corpo dele para os fãs!”, brincou o baixista, aos risos com seu colega de banda.

Memórias do Brasil

Com três passagens pelo Brasil, uma das memórias mais marcantes de acordo com Jiseob foi no ano passado, quando fizeram parte do line-up do Asian Star Festival. “Eu lembro que a gente estava tão nervoso para fazer o show que bebemos, entre a gente, uma garrafa de cachaça antes de subirmos no palco, e aí todos ficamos felizes em um estado bom para fazer o show”, relembrou o artista, que afirmou também que foi marcante porque foi o maior show que eles já fizeram.

O baterista Bumjum respondeu também, falando que “é muito difícil escolher apenas um momento que tenha sido mais marcante, porque cada situação que passamos aqui no Brasil é novo para nós, e conseguimos sentir a cada momento a paixão do país”, celebrou, torcendo pelo sucesso do show de Curitiba que aconteceu na última sexta-feira (15).

“Tem uma parte do show dessa turnê que deixamos gravada uma introdução como se fosse uma conversa totalmente em português, para ser mostrada no início da apresentação”, complementou Junghyun. A aposta da banda é que essa pequena intro deixe o público ainda mais concentrado para o show, tática que funcionou na capital paranaense.

Por fim, um recado do 2Z durante a entrevista para o Tracklist para os fãs brasileiros foi um “Te amo!”, em português, “porque nos sentimos sempre muito próximos deles”, comentou o baterista. A banda agora segue para o fansign em São Paulo (18/03) e shows no Rio de Janeiro (22/03) e Belo Horizonte (24/03). Ingressos em Bilheto.

Confira a setlist do show de Curitiba (15/03)

  1. ACT1
  2. 2020 March
  3. Like A Movie
  4. I Know
  5. 25
  6. HOPE
  7. Even If Not (I’m Ok)
  8. Slow Step
  9. Let’s Go For It
  10. Time Machine
  11. Back, Back, Back
  12. A Queda (cover Gloria Groove)
  13. Admirável Chip Novo (cover Pitty)
  14. Razões e Emoções (cover NX Zero)
  15. Turn My Camera On
  16. 2Z Anthem
  17. Not Without U
  18. Superstar
  19. It Is U
  20. Doctor
  21. 1822
  22. Keep The Promise