in

Empoderamento feminino no cenário musical nacional


E hoje é dia que comemoramos as conquistas sociais, econômicas e políticas pelas mulheres no passado, presente e futuro.

Estamos diante de uma data muito especial para todas as mulheres do mundo e, pensando nisso, nós decidimos escrever sobre alguns dos grandes ícones femininos do cenário musical mundial, dando foco, inicialmente, ao brasileiro. Tivemos várias mulheres que invadiram o cenário musical, antes dominado por homens, e abriram espaço para as outras que hoje fazem o nosso dia-a-dia mais feliz e leve com suas músicas.

A história da luta das mulheres por igualdade não pertence a nenhuma feminista nem a nenhuma organização mas sim aos esforços coletivos dessas e de todos que se importam com os direitos humanos.

Veja algumas das grandes mulheres brasileiras do mundo da música:

Rita Lee

rita-lee

A cantora Rita Lee foi e ainda é um grande ícone feminino no mundo da música nacional, a cantora já falou abertamente e diversas vezes sobre sua luta para igualdade de direitos das mulheres e seu posicionamento em relação a esses assuntos. Ela tem várias músicas se tratando sobre as mulheres e suas diferentes faces, mas a principal música, e mais conhecida, é, com certeza, “Cor de Rosa Choque” (1990).


Valesca Popozuda

valesca popozuda Eu Sou a Diva que Você Quer Copiar

A amada Valesca Popozuda também é um grande ícone musical brasileiro, a cantora vem desde sempre quebrando tabus e pregando a liberdade das mulheres em fazerem o que elas quiserem, ela vem mostrando também o poder das mulheres no mundo e que elas podem vencer quaisquer obstáculos. A cantora também tem várias faixas que tratam da liberdade da mulher e que ela não é submissa ao homem, como por exemplo “Tá pra nascer homem que vai mandar em mim“.


Cassia Eller

cassiaeller-nm


A eterna Cassia Eller foi um grande marco na luta dos direitos das mulheres e também em outra importante luta, a dos homossexuais. A cantora foi um grande exemplo de força e invadiu o cenário musical nacional com a sua voz rouca, seu rock tranquilo e seu jeito “largado”. Mesmo após sua morte 2001, suas músicas, seus pensamentos e suas lutas continuam entre nós e nos inspiram cada dia mais a seguir lutando afim de obtermos uma sociedade igualitária.


Karina Buhr

Foto: Diego Ciarlariello


A cantora Karina Buhr também é um grande exemplo na luta dos direitos da mulher, ela diariamente posta suas convicções nas suas redes sociais, além de desenhos sobre o assunto, etc. A cantora, que faz parte do grupo de revelações musicais que vem fazendo um grande sucesso no Brasil, já abordou também assuntos polêmicos como o aborto, no qual ela propôs uma conversa aberta sobre o assunto.


Elis Regina

Elis-regina_(1)


A também eterna Elis Regina foi uma grande força e grande apoio a luta das mulheres por igualdade nos anos 60, 70 e no começo dos anos 80, enquanto ainda estava viva. Mesmo após sua morte, o apoio e os pensamentos da Elis continuaram a inspirar as mulheres nessa constante luta por direitos que continua até hoje. A cantora também foi um grande ícone feminino na música nacional e, com total certeza, é uma das grandes lendas da nossa música popular brasileira.


Pitty

pitty


Por fim, não poderíamos deixar de falar de uma grande voz feminista dos tempos atuais, a cantora Pitty, que vem representando muitas nessa luta e aproveitando o seu espaço na mídia para propagar essas idéias igualitárias. A cantora já fez diversos discursos nas suas redes sociais sobre essa batalha constante das mulheres e foi muito congratulada por seu discurso no programa de televisão Altas Horas e também sua condescendência com a cantora Anitta, que estava reproduzindo o discurso machista o qual foi submetido a ela durante sua vida mesmo sem notar.


Essas foram apenas algumas das grandes mulheres que representam até hoje um grande papel no cenário musical brasileiro e que mostram a força feminina.

Nós do Tracklist queremos desejar a todas um feliz dia internacional da mulher e que a luta pelos direitos das mesmas não seja mais necessária!

Um comentário

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *