in

40 anos sem Elis Regina; relembre trajetória da cantora

A data de hoje, 19 de janeiro, marca 40 anos desde a despedida de uma das maiores cantoras que o Brasil já teve: Elis Regina. A artista de voz única e marcante deixou um legado de 30 discos (entre os ao vivo, de estúdio e póstumos), 23 compactos e muita história para contar. Ela é famosa por grandes canções como “Como Nossos Pais”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Águas de Março” (com Tom Jobim), “Andança”, “Tiro Ao Álvaro” (com Adoniran Barbosa) e muito mais.

Relembre a vida de Elis Regina

Nascida em 1945, na periferia de Porto Alegre, a Elis Regina começou cedo a sua carreira. Aos 12 anos, fez a sua primeira apresentação na já extinta Rádio Farroupilha em um programa de calouros. Ali, seu talento foi reconhecido e em 1960 já tinha seu primeiro contrato profissional com a rádio. Quando chegou aos 20 anos, já tinha o título de cantora brasileira mais bem paga.

Foto: Bob Wolfenson | Reprodução Instagram

O sucesso continuou e ali, além de cantora, também estaria na televisão. Ao lado do também cantor Jair Rodrigues, Elis comandou o programa “O Fino da Bossa”, na TV Record, que era um sucesso de audiência para a época, tendo seu último episódio televisionado em 1967.

Porém, os anos 70 foram os tempos de glória da Elis. A artista assinou com a TV Globo, comandou seu próprio especial mensal chamado “Elis Regina Especial” e aprimorou sua técnica vocal constantemente, lançando grandes discos.

A cantora faleceu aos 36 anos, por conta de uma intoxicação ao misturar álcool e drogas, que resultou em uma parada cardíaca. Hoje, ela é lembrada por sua enorme influência na música brasileira, sua personalidade e voz que não tinha medo de falar e lutar pelo que acreditava, sempre engajada em causas sociais e políticas. Tal característica levou Elis a ser investigada pela ditadura militar do país na época, sistema que ela constantemente criticava.

Para a data que marca os 40 anos sem Elis Regina, muitos artistas aproveitaram para homenagear a cantora e sua trajetória, como a cantora Gal Costa, a atriz Andreia Horta, o fotógrafo Bob Wolfenson e mais:

https://www.instagram.com/p/CY6nO5RszEz/
https://www.instagram.com/p/CY6mhAOrcOm/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *