in , ,

Sandy e Junior e mais 7 documentários de artistas nacionais para assistir

A Rede Globo vem exibindo nos últimos domingos o documentário ‘Sandy e Junior: A História‘, que conta a trajetória de dois dos artistas nacionais mais amados pelos brasileiros.

Em uma série documental de 7 episódios, a dupla revive momentos de suas carreiras desde a infância e compartilham fotos e vídeos de arquivo pessoal. Além disso, a produção conta também com participações especiais como Roberto Carlos e Ivete Sangalo. Você pode assistir a série completa através do Globoplay.

A música brasileira possui muito valor e história. Agora, com a ascensão dos streamings, existe muito conteúdo disponível sobre o assunto em forma de produções audiovisuais. Separamos nessa lista alguns documentários de artistas nacionais para você assistir. Confira:

7 documentários de artistas nacionais para assistir

1. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem

O documentário é um complemento do álbum ‘AmarElo’ lançado em 2019. A produção conta uma história construída com muita sensibilidade.

‘AmarElo – É Tudo Pra Ontem’ traz assuntos muito importantes, como a contribuição de artistas negros para a música. Além disso, mostra também os detalhes do processo de produção do disco e o importante show de Emicida no Teatro Municipal de São Paulo, que aconteceu em novembro de 2019.

O filme possui um importante tom político, essencial para compreender a construção da identidade da música brasileira.

Onde assistir: Netflix

2. Raul – O Início, o Fim e o Meio

O documentário dirigido por Walter Carvalho conta a história e a ascensão de um dos maiores nomes da música brasileira. A produção conta com entrevistas de dezenas de pessoas que passaram pela vida de Raul Seixas, com destaque, inclusive, para os fãs.

Durante o filme também são compartilhadas imagens raras de arquivo pessoal, encontros de família, conversas com produtores e amigos. Uma das participações de destaque é Paulo Coelho, grande amigo e companheiro de composições de Raul.

Onde assistir: Netflix

3. Anavitória: Araguaína – Las Vegas

O duo formado em 2015 vem crescendo cada vez mais e se consolidando na chamada nova MPB. Em 2017, Ana Caetano e Vitória Falcão embarcaram para Las Vegas para a cerimônia do Grammy Latino, na mesma semana em que fizeram um show gratuito na cidade natal delas, Araguaína, no interior do Tocantins.

O documentário conta a trajetória das cantoras até o tapete vermelho do Grammy e aborda a dualidade entre os holofotes e a cidade pequena de onde veio o duo Anavitória.

Onde assistir: Netflix ou Youtube Flimes

4. Anitta: Made in Honório

A série documental de 2020 segue um tom intimista e sem filtro ao mostrar o dia-a-dia de uma das maiores artistas brasileiras da atualidade. Ao longo dos episódios, Anitta fala sobre a fama, relembra momentos da infância e compartilha os desafios que teve de enfrentar durante o caminho.

Em coletiva de imprensa a própria cantora diz que o objetivo era mostrar a realidade da Larissa, por trás da personagem que é a Anitta, da forma mais verdadeira possível. Por isso, o documentário inclui também os momentos de nervoso e estresse, como o episódio dos problemas com seus figurinos do show do Rock in Rio.

Onde assistir: Netflix

5. Chorão: Marginal Alado

O documentário estreou dia 9 de abril desse ano, data em que Chorão completaria 51 anos de idade. A produção dirigida por Paulo Novaes retrata de forma próxima e verdadeira a vida do vocalista da banda Charlie Brown Jr. Sendo assim, foram usadas mais de 700 fitas com imagens pessoais e entrevistas com pessoas próximas do cantor.

Ao longo do filme é possível ver a realidade de Chorão de forma humanizada, mostrando dos momentos bons e profissionais até os mais estressantes e agressivos. O documentário trata também do seu problema com o vício.

Onde assistir: NOW, Google Play, Apple TV, Vivo Play, Looke ou YouTube.

6. Amor Sertanejo

O documentário é uma celebração da música sertaneja desde sua raiz até os dias atuais. Ele conta com participações de grandes nomes do ritmo, como Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Naiara Azevedo, Michel Teló, Fernando e Sorocaba e muitos outros.

Além de passear pela história do gênero musical e levantar reflexões sobre o caminho que o sertanejo seguiu, o filme mostra também um pouco dos bastidores dos grandes shows que dominam o cenário musical brasileiro atualmente.

Onde assistir: Netflix

7. Tardezinha

O projeto ‘Tardezinha’, idealizado por Thiaguinho se estendeu para uma série documental com quatro episódios mostrando os bastidores do projeto que reuniu diversos artistas no palco para cantar grandes sucessos do samba e pagode.

A produção audiovisual mostra desde o primeiro show da turnê que passou por diversas cidades do Brasil, até seu último show no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã. O projeto também se transformou em um álbum com 20 músicas ao vivo.

Onde assistir: Globoplay


Quais outros artistas nacionais você gostaria de ver eternizados em documentários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *