in

Dia das Mães: 16 álbuns e músicas voltados para filhos 

Para celebrar o feriado, confira alguns trabalhos que artistas dedicaram aos seus filhos

dia das mães músicas álbuns
Fotos: Divulgação

Por Manuela Sant’Ana e Vitória Roque – Com a chegada do Dia das Mães, que será no dia 12 de maio, conheça a nossa lista com 15 músicas e álbuns com produções de mães voltadas para os seus filhos, com nomes como Halsey, Céu, Luedji Luna, Beyoncé, Katy Perry e mais.

Leia mais: Lançamentos da semana: Camila Cabello com Lil Nas X e mais

16 músicas e álbuns voltados para filhos para ouvir no Dia das Mães

1) Anelis Assumpção – “Benta” (música)

Filho é quando o coração | Cria pernas | Cria mãos | E caminha por aí | A navegar | A nos dividir”. Esses são os primeiros versos da música “Benta”, de Anelis Assumpção com co-produção de Luedji Luna, sobre ancestralidade e família (via Boomerang Music).

2) Julia Branco – “Baby blue” (álbum)

Gargalhadas da bebê de seis meses, pontuadas pelo riso da mãe em resposta. “Baby blue” (2023), disco de Julia Branco, abre dessa forma, com a faixa “In / to Cora”, em um álbum sobre a maternidade.

3) Katy Perry – “What a Makes Woman” (música)

Diretamente do álbum “Smile” (2020), Katy Perry dedicou a faixa “What a Makes Woman” à sua filha Daisy Dove Bloom. Segundo a própria cantora, essa é a sua música favorita do disco.

4) Halsey – “If I Can’t Have Love, I Want Power” (álbum)

“O conceito desse álbum é sobre as dores e delícias da gravidez e do nascimento de uma criança”, afirmou Halsey quando divulgou a capa do seu disco mais recente e que celebra a maternidade, “If I Can’t Have Love, I Want Power” (via Folha). 

5) Céu – “Ocitocina (Charged)” (música)

Com álbum produzido durante sua gravidez, “Apká!” (2019), da cantora Céu, traz a faixa “Ocitocina (Charged)”, intitulado desta forma para representar o “hormônio do amor”, que também é responsável por estimular as contrações do parto (via O Globo).

6) Luedji Luna – “Ameixa” (música)

Em homenagem ao aniversário de um ano do seu filho, Luedji Luna lançou seu single “Ameixa”, em 2021. “Ameixa é a fruta que o Dayo mais gosta. E também é o nome da primeira canção que fiz para ele”, explicou a cantora (via TV Cultura).

7) Mãeana – “Meu Filho” (música)

Meu filho | O chão tá começando a nascer | Debaixo dos pés | O céu vai tremer | Trovões, trofeus | Sorrisos e bebês bonitos”, são versos cantados por Mãeana na sua música “Meu Filho”, presente no disco homônimo, de 2015.

8) Alessandra Leão – “Meu Filho Meu” (música)

Em dezembro de 2020, a cantora e compositora Alessandra Leão lançou a faixa “Meu Filho Meu”. Nos versos, ela declara: “Meu colo teu | Teus passos meus | És luz no breu, amor | Teu corpo, meu | Meu ventre teu | Teu sangue é meu, amor“.

9) Beyoncé, Blue Ivy – “Blue” (música)

“Blue” é uma verdadeira carta de amor a Blue Ivy, primeira filha de Beyoncé e do rapper Jay Z, presente no álbum “BEYONCÉ” (2014). Ao fim da faixa, Ivy marca presença ao chamar sua “mamãe”, em mais uma demonstração de carinho da cantora com a sua filha.

10) Nádia Figueiredo, Lucas Gesualdi – “Canto de Ossanha” (música)

A recém-lançada “Canto de Ossanha” é uma reinterpretação da obra de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Além de ganhar uma nova versão na voz marcante de Nádia Figueiredo, a faixa recebeu toques de música eletrônica através do DJ e produtor Lucas Gesualdi – o filho da cantora!

11) Madonna – “Little Star” (música)

Em 1998, Madonna lançou o aclamado álbum “Ray of Light”. Entre as músicas do disco, está “Little Star”, dedicada à sua filha primogênita, Lourdes Maria. “Você é um tesouro para mim | Você é minha estrela | Você respira vida nova | Para dentro do meu coração partido”, canta a artista.

12) Björk – “Mouths Cradle” (música)

A canção “Mouths Cradle”, pertencente ao álbum “Medúlla”, foi escrita durante a gravidez e nascimento da filha de Björk, Isadora. Na música, a artista fala sobre as experiências da maternidade, como a amamentação.

13) Shakira – “Acróstico” (música)

Shakira divulgou “Acróstico” em comemoração ao Dia das Mães de 2023. A letra da canção é um poema acróstico, que forma os nomes dos filhos da artista colombiana, Milan e Sasha – frutos de seu relacionamento com o ex-marido Gerard Piqué.

14) Tiê – “Pra Amora” (música)

Mãe de duas meninas, Tiê escreveu a música “Pra Amora” para a filha mais nova. Nos versos, ela canta: “Eu tô aqui, pronta pra escutar | Seja lá o que você quiser desabafar | Só saiba que a gente vem com intuição | Tem que ouvir a voz que vem do coração”.

15) Alicia Keys – “When It’s All Over” (música)

“When It’s All Over” está no álbum “Girl on Fire”, grande sucesso de Alicia Keys. A canção, cuja letra pode ser interpretada como amor maternal, conta com uma participação especial no final – o próprio filho da cantora, Egypt! Com 2 anos na época, o menino troca um diálogo com a mãe.

16) Verônica Ferriani – “Cochicho no Silêncio Vira Barulho, Irmã”

Em março, Verônica Ferriani divulgou o projeto “Cochicho no Silêncio Vira Barulho, Irmã”, focado em diferentes aspectos da experiência materna – e abre uma discussão para a sobrecarga experimentada pelas mulheres que se tornam mães. O álbum conta, ainda, com a participação de nomes como Áurea Martins, Alessandra Leão, Anaïs Sylla, Assucena, Flaira Ferro, Lurdez da Luz e Mônica Salmaso.