in

Conheça Clara Bow: primeira it-girl de Hollywood que inspirou música de Taylor Swift

A cantora fecha o álbum ‘The Tortured Poets Department’ com música em homenagem à atriz

Foto: Reprodução

O tão esperado ‘The Tortured Poets Department‘ já está entre nós! O décimo primeiro álbum de Taylor Swift, lançado nesta sexta-feira (19), chamou a atenção dos fãs graças a faixa “Clara Bow“, o último da produção. Mas, afinal quem foi Clara Bow?

Leia também: Indicações Groover: SAMO, Ben Kidson, Maria Sil e mais

Quem foi Clara Bow, atriz que inspirou faixa de Taylor Swift?

A história do entretenimento frequentemente se entrelaça de maneiras surpreendentes, e o último lançamento de Taylor Swift é um lembrete disso. A música, que encerra seu 11º álbum de estúdio, “The Tortured Poets Department”, é uma homenagem à icônica atriz do cinema mudo, Clara Bow. Mas quem foi Clara Bow e por que ela é tão importante para a cultura pop?

Nascida em 1905 no distrito do Brooklyn, em Nova York, Clara Bow emergiu como uma das maiores estrelas de Hollywood na era do cinema mudo. Ela ficou conhecida como a primeira it-girl de Hollywood, por ter conquistado o estrelato em uma idade tão nova e dado o que falar na mídia da época.

De família humilde, a atriz enfrentou uma série de desafios ainda na infância. Enquanto seu pai, Robert, encarava problemas financeiros, sua mãe, Sarah, desenvolveu um sério caso de psicose decorrente de epilepsia, após ofrer uma lesão na cabeça ao cair da janela do segundo andar da casa onde sua família morava.

Sabendo que o cinema era o único lugar em que ela encontrava paz no meio do grande caos que dominava todas as esferas da sua vida, ela passou a sonhar em ser atriz, mas foi fortemente desencorajada pela mãe, que dizia preferir ter uma filha morta a vê-la estrelando um filme.

Apesar disso, encorajada a seguir seus sonhos pelo pai, sua jornada rumo ao estrelato começou quando ela venceu um concurso de beleza aos 16 anos, atraindo a atenção de produtores cinematográficos. Depois disso, a menina conquistou um papel em um longa, ao conversar com o diretor Elmer Clifton e ficar sabendo que ele estava precisando de uma menina que interpretasse um rapaz na trama.

Essa foi a oportunidade que ela precisava. Graças ao seu destaque no filme, Bow recebeu uma oferta para deixar Nova York e ir para Hollywood. E o sucesso foi tanto que, apenas no ano de 1924, a atriz marcou presença em oito filmes. Isto transformou a atriz rapidamente em um dos primeiros sex symbols do cinema.

Sua vida, pessoal, no entanto, passou a ter mais destaque do que seu trabalho. A atriz casou-se cinco vezes em quatro anos. Com isso, seus “escândalos sexuais” e sua “promiscuidade” passaram a se destacar nos holofotes e os boicotes à Bow emergiram. As pessoas que antes a ajudaram a chegar no estrelato passaram a ignorá-la, os estúdios de cinema pararam de oferecer papéis a ela, e a artista foi caindo no esquecimento até sua morte, em 1965.

Dado o histórico de Taylor Swift em criticar a forma como a mídia retrata mulheres bem-sucedidas com mais de 30 anos, especialmente aquelas que tiveram vários relacionamentos, é plausível que a música “Clara Bow” aborde temas como machismo, misoginia e etarismo, além de outros temas que conectem as experiências das duas artistas.

Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok!