Os últimos dias foram marcados por aguardadas surpresas na indústria fonográfica. A principal delas, obviamente, foi o tão esperado retorno de Lady Gaga ao cenário mainstream com seu mais novo álbum de estúdio, “Joanne”, um divisor de opiniões que trouxe à tona um de seus trabalhos mais inspirados e que, assim como o esperado, foi um grande sucesso comercial, garantindo o topo da parada americana de discos.

Se por um lado Gaga assume a lista dos trabalhos de estúdio mais vendidos nos Estados Unidos, em contrapartida o duo eletrônico The Chainsmokers – que declarou em entrevista à revista Rolling Stone que “Perfect Illusion”, novo single da cantora, “é uma bosta” – continua a liderar a tabela de canções com maior sucesso comercial em território americano com “Closer”, produzida em colaboração com Halsey.

A situação, contudo, é bem diferente no Reino Unido, onde Lady Gaga e The Chainsmokers se encontram nas terceiras posições com os seus respectivos trabalhos. Na terra da Rainha, a girlband Little Mix já está no topo da lista de singles mais vendidos pela segunda semana consecutiva com “Shout Out To My Ex”, enquanto a coletânea “The Wonder Of You”, composta por versões inéditas dos maiores sucessos de Elvis Presley com acompanhamento da Orquestra Filarmônica Real, ocupa o primeiro lugar da tabela de discos.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Pela décima primeira semana não consecutiva, a parceria entre The Chainsmokers e Halsey, “Closer”, assume o topo da Billboard Hot 100. Com tal marca, a dupla desbancou o sucesso “One Dance”, de Drake com Wizkid e Kyla, como a música com maior número de semanas na primeira posição da lista em 2016. É esperado ainda que o domínio da faixa se comprimente por mais atualizações com o seu recém-lançado videoclipe, cujas visualizações (que já ultrapassaram os 20 milhões de acessos) não foram completamente contabilizadas devido à proximidade de datas.

“Closer” possui simultaneamente os maiores percentuais de downloads, streamings e airplay nos Estados Unidos. De acordo com as estatísticas da Nielsen Music, a canção foi comprada digitalmente 84 mil vezes, ouvida 31,9 milhões de vezes em plataformas de streaming e reproduzida 155 milhões de vezes em rádios americanas ao longo dos últimos sete dias

Outros destaque entre as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 é o novo pico de “Side To Side”, nova música de trabalho de Ariana Grande produzida com Nicki Minaj. A faixa agora ocupa a sétima posição, sendo assim o single mais bem-sucedido do mais recente álbum da cantora, “Dangerous Woman”, e a sua canção com melhor desempenho na tabela desde “Focus”, que estreou entre os sete primeiros da lista em novembro do ano passado.

O tímido, porém considerável sucesso de “I Hate U, I Love U”, colaboração de Gnash com Olivia O’Brien, também garantiram à dupla o retorno ao seu antigo pico na lista. A faixa, que está lentamente subindo na tabela por 28 semanas, agora se encontra na décima colocação, que já havia sido atingida três semanas atrás.

Também é importante ressaltar a ausência da nova canção do Maroon 5 com Kendrick Lamar, “Don’t Wanna Know”, entre as dez primeiras posições. A antiga nona colocação do single agora é assumida por “Juju On The Beat (TZ Anthem)”, recém-lançada música de trabalho de Zay Hilfigerrr Zayion McCall que também já é uma das cinco faixas com maior número de streamings nos Estados Unidos.

Confira as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100:

1. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
2. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
3. “Heathens”, Twenty One Pilots (-)
4. “Let Me Love You”, DJ Snake e Justin Bieber (-)
5. “Broccoli”, D.R.A.M e Lil Yachty (-)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (-)
7. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (8-7)
8. “Cold Water”, Major Lazer com Justin Bieber e MØ (7-8)
9. “Juju On That Beat (TZ Anthem)”, Zay Hilfigerrr e Zayion McCall (13-9)
10. “I Hate U, I Love U”, Gnash e Olivia O’Brien (11-10)

Enquanto a lista de canções mais vendidas permanece com a maioria de suas posições intactas, a Billboard 200, tabela dos discos de maior sucesso comercial em território norte-americano, contou com diversas estreias na atualização desta semana com uma indústria movimentada devido à grandes lançamentos.

O maior deles, assim como já mencionado, foi o de “Joanne”, de Lady Gaga. O novo disco da cantora ultrapassou a marca de 201 mil unidades comercializadas nos Estados Unidos em sua primeira semana de vendas e agora ocupa o topo da Billboard 200, anteriormente assumido por “WALLS”, mais recente disco do Kings Of Leon que agora amarga na 20ª colocação.

Além de Gaga, outros seis lançamentos também estrearam entre os dez primeiros nomes da Billboard 200, com destaque a títulos como “Nobody But Me”, novo disco de Michael Bublé que assume a segunda posição com 91 mil cópias vendidas, e “A Pentatonix Christmas”, mais um trabalho natalino do Pentatonix que agora ocupa a terceira colocação com 60 mil unidades comercializadas. Além destes, álbuns inéditos do Korn, Chris Tomlin, Trans-Siberian Orchestra e Leonard Cohen se encontram nas quarta, sexta, nona e décima posições, respectivamente.

Confira as dez primeiras colocações da Billboard 200:

1. “Joanne”, Lady Gaga (*)
2. “Nobody But Me”, Michael Bublé (*)
3. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (*)
4. “The Serenity Of Suffering”, Korn (*)
5. “Views”, Drake (2-5)
6. “Never Lose Sight”, Chris Tomlin (*)
7. “Suicide Squad: The Album”, trilha sonora de “Esquadrão Suicida” (3-7)
8. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton” (7-8)
9. “The Ghosts Of Christmas Eve”, Trans-Siberian Orchestra (*)
10. “You Want It Darker”, Leonard Cohen (*)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Do outro lado do oceano, as paradas musicais têm se mantido bastante diferentes. Enquanto o The Chainsmokers já lidera a Billboard Hot 100 por várias semanas, o Little Mix assume o topo da tabela britânica de singles com a poderosa “Shout Out To My Ex”, que recentemente recebeu um videoclipe oficial que deve alavancar ainda mais seus números mundialmente.

Como parte do costume de abraçar suas pérolas e talentos locais, o público do Reino Unido também garantiu a estreia de “Rockabye”, mais recente música de trabalho do grupo inglês Clean Bandit em parceria com Sean Paul Anne-Marie, na sétima posição do Official Charts. Outro nome que se aplica à mesma regra de apreciação nacional é o cantor James Arthur, vencedor de uma das edições britânicas do “The X Factor” que agora ocupa a segunda colocação com o single “Say You Won’t Let Go”, que já esteve no topo da tabela há duas semanas atrás.

O Official Charts também é conhecido por revelar canções internacionais de extremo potencial comercial que, no futuro, acabam atingindo sucesso nos Estados Unidos. É o provável caso de “Sexual”, nova música de trabalho do produtor norueguês NEIKED que registrou um aumento de seis colocações na lista. É esperado ainda que a faixa consiga atingir novos picos ao longo das próximas atualizações.

Confira a lista dos dez primeiros singles do Official Charts:

1. “Shout Out To My Ex”, Little Mix (-)
2. “Say You Won’t Let Go”, James Arthur (-)
3. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
4. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
5. “Starving”, Hailee Steinfeld com Grey e Zedd (-)
6. “Sexual”, NEIKED (18-6)
7. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (*)
8. “The Greatest”, Sia e Kendrick Lamar (6-8)
9. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (7-9)
10. “My Way”, Calvin Harris (8-10)

Se por um lado Lady Gaga assumiu diretamente o topo da parada americana de álbuns, no Reino Unido a cantora estreou apenas na terceira colocação. A cantora se encontra atrás do novo disco de Michael Bublé, “Nobody But Me”, e a coletânea “The Wonder Of You”, cujas novas masterizações das grandes canções de Elvis Presley a garantiram um número total de 63,5 mil de cópias comercializadas em sua semana de lançamento e a consequente estreia na primeira colocação.

“The Wonder Of You” é o décimo terceiro título de Elvis Presley a assumir o topo da parada britânica de discos. Com isso, o Rei do Rock se consagra como o artista solo com maior número de álbuns que atingiram a primeira colocação ao ultrapassar Madonna, com 12 trabalhos

Outros destaques da lista são “You Want It Darker”, novo trabalho de Leonard Cohen que assumiu a quarta posição em sua primeira semana de vendas, e “This Is Acting”, mais recente disco de Sia que escalou 35 colocações na tabela e agora se encontra no oitavo lugar.

Confira os dez álbuns de maior sucesso comercial no Reino Unido na última semana:

1. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (*)
2. “Nobody But Me”, Michael Bublé (*)
3. “Joanne”, Lady Gaga (*)
4. “You Want It Darker”, Leonard Cohen (*)
5. “WALLS”, Kings Of Leon (1-5)
6. “The Singles”, Phil Collins (2-6)
7. “Aquostic II – That’s A Fact!”, Status Quo (*)
8. “This Is Acting”, Sia (43-8)
9. “The Serenity Of Suffering”, Korn (*)
10. “Lazarus”, trilha sonora de “Lazarus” (*)

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.