in , ,

Mês da Visibilidade: 5 cantoras lésbicas brasileiras para conhecer

Conheça as artistas e confira indicações de músicas para ouvir já

No Brasil, o mês de agosto é marcado pela celebração da visibilidade lésbica, sendo o dia 29 do mês uma data estabelecida como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica desde 1996. Por isso, o mês é voltado para lembrar as conquistas, reivindicar os direitos ainda não conquistados e dar visibilidade às pautas ainda presentes na agenda do movimento. 

Na música, diversas cantoras lésbicas têm uma história de colaboração, seja através de um trabalho ativo de acolhimento ou através de letras políticas. E pensando em celebrar a existência dessa pluralidade de mulheres, o Tracklist listou 5 cantoras lésbicas brasileiras para conhecer e botar no repeat. Vamos lá? 

Leia também: 10 músicas que relatam o amor e a vida LGBTQIA+

Mês da Visibilidade: 5 cantoras lésbicas brasileiras para conhecer

1) Mahmundi

Cantora, compositora e instrumentista, Mahmundi é um nome familiar para muitos em seus 10 anos de história em carreira solo. Com três álbuns de estúdio lançados, a carioca é reconhecida pelo seu timbre único e versatilidade em seus trabalhos. 

Para colocar no repeat: “Tarde em Itapuã”, “Qual É A Sua?” e “Leve”.

2) Josyara

Nascida em Juazeiro, na Bahia, a cantora e compositora Josyara lançou seu primeiro álbum, “Uni Versos”, em 2012 e, desde então, é nome de importantes festivais nacionais. Ela lançou o segundo disco, “Mansa Fúria”, em 2018 e seu trabalho mais recente conta com participação de Margareth Menezes com o single “LadoAlado”. Com muito acústico e letras confessionais, Josyara é uma excelente dica para contemplar composições fortes com uma voz potente. 

Para colocar no repeat: “Rota de Colisão”, “Anacrônico” e “LadoALado”

3) Ellen Oléria

Vencedora do The Voice Brasil em 2012, Ellen Oléria é reconhecida pela sua presença de palco potente, carisma e interpretação de deixar qualquer um boquiaberto. Seu trabalho mais recente foi uma participação no novo single da rapper Dani Nega, “Sai Boy”, música que ala sobre vivência lésbica, afetos e marginalização. 

Para colocar no repeat: “Nuvens no Jardim” e “Córrego Rico”

4) Ana Gabriela

Ana Gabriela ficou conhecida em 2016 após viralizar contando covers no seu canal do YouTube. Hoje, a paulista coleciona um disco de ouro com o seu single “Mais de Nós”, um diamante duplo com o single “Deixa”, além de ter lançado seu primeiro álbum de estúdio, “Ana”, em 2020.

Para colocar no repeat: “Degradê” e “Céu Azul” 

5) Luana Berti

Descoberta na edição de 2019 do The Voice Brasil, a catarinense Luana Berti foi destaque do time IZA com sua voz potente e simpatia. Também compositora, Luana chegou a escrever a faixa “Nalua” como um pedido de namoro.

Para colocar no repeat: “Dança”, “Volta” e “Gaveta”

Quer ficar por dentro de todas as novidades dos seus artistas favoritos? Siga o Tracklist no Twitter e não perca mais nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *