in , ,

O Pop Rock está de volta! 4 artistas que impulsionam o gênero

A indústria musical está encarando a volta de velhos gêneros musicais para o centro das plataformas de streaming. Iniciado pelo retorno do Disco em 2020 por inúmeros projetos musicais como os de Dua Lipa e The Weeknd, agora, o Pop Rock parece ser a nova celebração dos artistas.

De forma arrebatadora e surpreendente, hoje, o ritmo é novamente uma máquina de hits. Para os saudosistas de bandas como Paramore e cantoras como P!nk, assistir a mais uma ascensão do Pop Rock é como está de volta aos anos 2000 em que grandes clássicos desse som dominavam os mp4 e criavam tendências mundo afora.

Guitarras, maquiagens mais pesadas e meias arrastões estão se tornando virais, o ritmo mais eletrizante e penetrante que apenas a junção do pop e rock podem proporcionar está cada vez mais evidente. O mainstream está com as portas abertas para esse gênero musical que há anos foi febre entre os adolescente e que embalou diversas histórias.

Saindo do underground e alcançando o grande público, o Pop Rock permanece na sua melhor fase, entregando a boa e velha combinação de baixo, guitarra, bateria e beats. A mudança que vem acontecendo é efeito do investimento e aprimoramento que vários artistas estão dando à essa sonoridade. Veja quais são os principais protagonistas desse feito!

4 artistas que impulsionam o Pop Rock

1. Willow Smith

artistas de pop rock
Foto: DOMEN & VAN DE VELDE para V Magazine

A transição do Rap e Indie para o Pop Rock caiu como perfeição para a jovem de 20 anos. Nessa nova Era, sem medo de inovar como sempre fez em sua carreira, Willow Smith resolveu apostar todo o seu talento e qualidade musical nesse reconhecido e cultuado ritmo.

O ícone que conversa diretamente com a juventude é agora uma grande referência desse gênero. Sua estética é alinhada aos principais aspectos do Pop Rock, suas canções transformaram-se em mensagens que representam todo um grupo, enquanto o comportamento e ações podem influenciar uma geração inteira.

O potente single “t r a n s p a r e n t s o u l” em parceria com o lendário Travis Barker (Blink-182) levou a cantora a um outro patamar ainda não visto pelo público que o acompanha. Imerso no Pop/Punk e no Emo, a faixa faz parte do já aclamado álbum “lately i feel EVERYTHING” que deu continuidade ao trabalho excelente da artista explorando tal gênero musical.

Baixo, guitarra e voz eufórica estão em destaques em cada parte deste projeto, marcando assim uma nova fase brilhante de Willow que entra de cabeça nessa sonoridade.

2. Olivia Rodrigo

artistas de pop rock
Foto: Reprodução/Instagram

Olivia Rodrigo, a novata do momento, continua obtendo sucesso com seus mais recentes smash hits, isso tudo graças ao grande esforço de trazer de volta o Pop Rock para o cenário musical.

Sem medo de inovar e registrando seu nome de vez na indústria, a atriz da Disney tornou-se um dos maiores exemplos de que em plenos 18 anos de idade é possível reviver essa sonoridade novamente. Músicas como “brutal” e “good 4 u” são como diamantes, pois elas mostram que o Pop Rock transcendeu anos e anos, mantendo-se presente nos gostos musicais de todos, só era preciso esperar pelo momento certo para apreciá-lo mais uma vez.

Além do som explorado por Rodrigo, o visual teen que grita como um escape adolescente, é uma de suas essências mais marcante. Influenciada por Paramore e Taylor Swift, a cantora conseguiu em poucos meses de ascensão reascender as chamas do Rock and Roll mergulhado nas narrativas adolescentes típicas do cinema e TV.

“SOUR”, como uma obra melancólica e ousada, soando a partir de guitarras distorcidas e bateria apressada, contando histórias de desilusões amorosas vividas por tantos adolescente ainda no auge da sua puberdade.

Leia também: Rolling Stone pergunta: “Olivia Rodrigo está salvando o rock, pop e angústia adolescente?”

3. Machine Gun Kelly

artistas de pop rock
Foto: Divulgação

Representando da melhor forma essa sonoridade, Machine Gun Kelly consegue ir do Rap ao Pop/Punk de maneira excelente, mesmo quando carrega apenas uma guitarra na mão.

Ao lado de artistas como Avril Lavigne e blink-182, o cantor atingiu um novo auge na sua carreira ao lidar brilhantemente com o som característico do gênero. Embora tenha 32 anos e esteja um pouco fora do meio social adolescente, o norte-americano conquista cada vez mais a admiração dessa classe.

Em “Tickets to My Downfall”, disco coproduzido pelo baterista Travis Baker, Machine se figurou rapidamente no novo ícone do Pop Punk/Rock, demonstrando sua evolução nesse gênero e deixando um gostinho de quero mais devido à excelente entrega na sonoridade rebelde e transgressora pertencente ao álbum.

4. All Time Low

artistas de pop rock
Foto: Divulgação

“Eu chamaria isso de mais pop-rock / alt – álbum rock para nós. Definitivamente, há elementos de pop punk – de onde viemos. Mas este álbum foi um esforço para desenvolver nosso som e aprimorar nossas composições, em vez de se conformar com os limites de um determinado gênero”, quando All Time Low definiram seu projeto discográfico “Dirty Work” como um trabalho verdadeiramente Pop Rock, eles jamais imaginariam que permaneceriam nesse cenário por mais tempo.

Aperfeiçoando seu som e acompanhada de desenvolvimento, a banda originada em Baltimore se caracterizou de modo voraz em um exemplo perfeito de que o gênero musical está vivo e pode constantemente dominar o mainstream.

No início, em meados de 2003, o conjunto costumava apresentar canções de artistas como Blink-182. Atualmente, com o lançamento de Wake Up, Sunshine, o material trilhou o caminho do grupo que não poderia ter previsto o maior sucesso de rádio da sua carreira oriundo da força do LP Pop Rock nas plataformas de streaming.

Você também conhece outros artistas de Pop Rock que estão revivendo o gênero musical? Se sim, conta para gente nosso Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *