in ,

Alessia Cara: o que esperar do terceiro álbum da cantora?

Foto: Reprodução

Alessia Cara está voltando com uma nova era e anunciou recentemente o lançamento das duas primeiras músicas que farão parte do terceiro álbum da carreira. ‘Sweet Dream‘ e ‘Shapeshifter‘ chegarão em conjunto nas plataformas digitais no dia 15 de julho.

O novo álbum vem como sucessor de ‘The Pains of Growing‘, lançado em 2018 e bastante elogiado pela crítica especializada. “Na evidência deste impressionante e autêntico segundo álbum, Cara é cada vez mais inesquecível”, pontuou a NME em review do disco.

Mesmo com três anos de intervalo entre o último álbum e o anúncio de lançamento das novas músicas, Alessia não deixou os fãs sem conteúdo. Alguns EPs foram lançados durante esse tempo, sendo o mais recente, da sexta-feira passada (02). ‘Not Another Love Song‘ é um EP de compilação que junta alguns sucessos lançados pela cantora.

Entre eles estão ‘Out of Love‘ e ‘Trust My Lonely‘, do álbum ‘The Pains of Growing‘, além das faixas do Ep ‘This Summer‘, ‘Rooting For You‘ e ‘Ready‘.

Agora, com o anúncio dos dois novos singles, a expectativa para o terceiro álbum de Alessia Cara é cada vez maior. Entretanto, ainda não há uma data prevista para o lançamento. Enquanto isso, confira o que podemos esperar do novo projeto da cantora.

alessia cara álbum
Foto: Reprodução

O que esperar do terceiro álbum de estúdio de Alessia Cara?

Sonoridade e inspirações diferentes

O amadurecimento sonoro promovido na passagem do primeiro para o segundo álbum de Cara é facilmente perceptível. Em ‘The Pains of Growing‘ ela alcança lugares onde o debut ‘Know-It-All’ não conseguiu chegar. O segundo álbum explora diversos ritmos diferentes, passando pelo pop, R&B, pop retro e canções acústicas.

Em uma entrevista de 2020 no Red Carpet do JUNO Awards, premiação mais importante da música canadense, Alessia falou um pouco sobre o terceiro disco. “Estou escrevendo muito e indo no embalo, seguindo meus sentimentos. Estou escrevendo bastante e espero lançar o álbum logo. Está sendo bom colocar novas emoções para fora e, até agora, o som é bem legal e muito diferente”.

Para um álbum produzido durante o período de isolamento social, as inspirações também mudam, já que as vivências são muito diferentes. “É definitivamente desafiador, porque estou trancada em casa e faltam experiências. Não estou conhecendo pessoas novas, não estou fazendo nada, nem passando um tempo com meus amigos, então é difícil. Mas acho que estando isolada, tem muita inspiração que vem dos meus próprios pensamentos.”, explicou em entrevista para o Grammy.

Cara disse ainda que grande parte de suas músicas são baseadas em sua própria vida, sentimentos e experiência, mas, ultimamente ela vem buscando usar mais a imaginação para compor. “Tenho escrito canções que são inspiradas em filmes antigos, ou sonhos que tive. Então, provavelmente o álbum vai ter músicas ‘inventadas’. […] Acho que os fãs vão conseguir descobrir e diferenciar quais são reais e quais não são”.

Videoclipes

Alessia demonstra gostar de proporcionar aos fãs uma experiência além da sonora, trazendo também um trabalho visual. “Existem muitas coisas além do áudio quando fazemos música”, explicou em entrevista para o Grammy. Na nova era, esse pensamento não será diferente.

Faltando poucos dias para o lançamento dos novos singles, a cantora vem fazendo uma contagem regressiva através do Twitter, e cada tweet vem acompanhado de fotos que os fãs acreditam ser de prováveis videoclipes. Além disso, as imagens também revelam alguns aspectos acerca do conceito do novo disco.

Shapeshifter‘ significa metamorfose, que se traduz como mudança e transformação. Por isso, somado com as fotos que Alessia vem postando, os fãs acreditam que o clipe da música contará com vários personagens e versões.

https://twitter.com/sitealessiabr/status/1411792273940090882

Inspirações na bossa nova?

Mesmo nunca tendo falado sobre uma possível inspiração do ritmo brasileiro em suas músicas, Alessia sempre se mostrou uma grande admiradora da bossa nova. Em alguns vídeos na internet a cantora aparece cantando em português.

Ela já cantou canções como ‘Onde Anda Você’, de Vinícius de Moraes e Toquinho, e ‘Flor de Lis’, do Djavan. Sua voz doce combina perfeitamente com o ritmo, o que deixou muitos fãs esperando uma possível faixa inspirada na bossa nova presente em seu próximo álbum. Alessia Cara não seria a primeira, já que esse é um dos ritmos brasileiros mais conhecidos entre artistas internacionais.


E você, é fã da cantora? Ansioso para o novo álbum? Compartilha com a gente no Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *