in ,

ENEM: MC Fioti e mais 6 músicos que já foram citados na prova

Ele é o momento! Não bastava Bum Bum Tam Tam ser o videoclipe brasileiro mais assistido do Youtube, o hit de MC Fioti teve seu comeback quase 4 anos depois, com direito até a aparição no ENEM.

Leia também: “Bum Bum Tam Tam” e outras músicas que bombaram em fatos marcantes

Videoclipe de Bum Bum Tam Tam (remix).

Além de um aumento de 200% nas reproduções de Bum Bum Tam Tam, que foi declarada a música oficial da Coronavac, a canção também foi citada em uma das questões do ENEM de 2020.

https://twitter.com/Meltopzera/status/1350925866151383044

A questão falava sobre como as manifestações artísticas populares podem se basear em manifestações eruditas, como é o caso do funk de Fioti com a música clássica de Bach.

Foto: Divulgação.

Além da aparição do MC Fioti, você lembra de outros artistas que foram citados no ENEM? Aqui, separamos mais 6 músicos que apareceram na prova.

Emicida

Também na prova realizada nesse ano, Emicida esteve presente. Na capa dos 4 cadernos de prova do primeiro fim de semana, trechos de músicas do artista apareceram, sendo 3 delas de seu último álbum, AmarElo.

https://twitter.com/marilts/status/1350938717599502337

Após o término da prova, o cantor foi um dos assuntos mais comentados do Twitter e chegou a publicar uma matéria sobre o ocorrido na sua rede social:

Já o segundo fim de semana do ENEM não foi diferente. Trechos de músicas do Emicida estamparam os 4 cadernos de provas novamente.

https://twitter.com/taeIiah/status/1353458141162139651

Legião Urbana

Emicida não foi o primeiro artista a ser homenageado nas capas do ENEM. Em 2019, Legião Urbana foi a banda escolhida para ilustrar as primeiras páginas da prova. Durante o primeiro fim de semana, os 4 cadernos estiveram estampados com versos do grupo.

A canção Perfeição foi representada pelo trecho “Venha, o amor tem sempre a porta aberta”, A Via Láctea contou com os versos “Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho”, a letra escolhida de Há Tempos foi “Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza” e Metal Contra as Nuvens teve o fragmento “Teremos coisas bonitas para contar”.

Videoclipe de Perfeição.

Já no segundo fim de semana de provas, foi Eduardo e Mônica, um dos maiores sucessos da banda, que apareceu.

Coldplay

No ENEM de 2010 foi a vez da banda britânica Coldplay aparecer na prova. No bloco de perguntas de língua inglesa, a letra da canção Viva La Vida foi citada na seguinte questão:

“Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva La Vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que

A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

B) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.

C) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.

D) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

E) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.”

A resposta correta é a letra A.

Videoclipe de Viva La Vida.

Madonna

Já em 2019, outra artista pop ser citado na prova de inglês: a diva Madonna. Um trecho da canção In This Life, do álbum Erotica de 1992, apareceu numa questão de interpretação de texto.

A música fala sobre um amigo de Madonna que morreu aos 23 anos em decorrência da Aids, tornando a letra A a resposta correta.

Performance de In This Life.

Cazuza 

Quem também deu as caras na prova de 2019 foi o cantor Cazuza. A letra da música Blues da Piedade, composta por ele e Frejat, foi tema de uma das questões do ENEM.

Dado o refrão da música: “Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Pra essa gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”, o candidato tinha que interpretar a letra e dizer o que os versos queriam transmitir.

Performance de Blues da Piedade.

Caetano Veloso

Também na prova desse ano, 2020, esteve presente o músico Caetano Veloso. Em uma das questões, a letra de Alegria, Alegria foi citada.

https://twitter.com/faverovan/status/1350938694899916807

Você lembra de algum outro artista que já foi citado no ENEM? Deixamos algum de fora? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *