A coluna Indicações Groover apresenta artistas e canções selecionadas pelo Tracklist por meio da Groover, plataforma que proporciona conexão de artistas, sobretudo independentes, com curadores, jornalistas e veículos de mídia. Nesta semana, apresentamos os artistas CENCA, Submerso, DEVI, Brenden Starr, KOTA!, Somaya, PECI, Serena, Tutipsy, Livvy English, VARTANG, Piper Conolly, JFFREY, Paravida e Cloud In Tears.
Músicos e bandas que queiram a oportunidade de aparecer no Tracklist podem submeter seu material ao nosso perfil na Groover para receber um feedback. Destaques escolhidos semanalmente ganham espaço nesta coluna, proporcionando uma vitrine adicional para seu trabalho.
Indicações Groover: CENCA, Submerso, DEVI e mais
Indicação Groover #1: “Tequila” – CENCA
Abrindo nossas indicações da semana, CENCA nos surpreende com a poderosa “Tequila”. A canção, que marca um novo início na carreira da artista, reflete sobre a luta para se liberar uma relação que aparentemente não tem saída.
Indicação Groover #2: “Entre Nós” – Submerso
A banda Submerso quer apresentar a você a música “Entre Nós”. Indie Rock melódico, emotivo, com bastante influência do rock alternativo 90/00, a faixa fala sobre a busca por respostas e resolução de conflitos, de alguém que se sente entrelaçado a outra pessoa, e opta sempre por se manter ali, ainda que isso gere algumas situações dolorosas. A canção também é o primeiro single do novo álbum de estúdio da banda, “Melodrama”.
Indicação Groover #3: “MENINO DANADO” – Devi
Regional, viciante e potente, “Menino Danado” do cantor Devi tem tudo para ser a sua próxima obsessão. A canção que faz parte do EP Amar e Aluar do artista, fala sobre um rapaz cheio de encantos no qual ele quer ter por perto.
Indicação Groover #4: “Get Out” – Brenden Starr
“Get Out” é um rock altamente energético que explora uma nova vertente do cantor Brenden Starr. A faixa conta a história de uma batalha contra o vício, e foi inspirada em um amigo próximo do artista que faleceu devido às lutas.
Indicação Groover #5: “Killin’ It” – KOTA!
Dinâmica e com uma produção que impressiona, “Killin’ It” da cantora americana KOTA! é mais uma das nossas indicações da semana. A canção é uma espécie de pop, com toques de metal e cyberpop, e possui um clipe cheio de efeitos especiais que remete a jogos de videogames.
Indicação Groover #6: “SOIE” – Somaya
“SOIE” feat childhood friend é o projeto de estreia da cantora canadense Somaya. A canção celebra o amor e a luxúria, através de uma mistura cativante de R&B, Soul e Dance. A música também é inspirada sons do Médio Oriente, onde a artista abraça sua herança e ancestralidade.
Indicação Groover #7: “Doce Azedo” – PECI
“Doce do Azedo” é o segundo single do EP de estreia de PECI, nome já conhecido da nossa coluna. Na canção, o artista celebra a grandeza do amor e reflete sobre as várias faces deste sentimento. As principais influências da faixa são de ritmos populares brasileiros, como o Manguebeat, mescladas com uma sonoridade que dialoga com artistas como Marina Sena e Joyce Alane.
Indicação Groover #8: “Persisto Existo” – Serena
“Persisto Existo” é o novo single da banda de Rock Alternativo/Pop Punk SERENA. A canção, que fala sobre correr atrás dos nossos sonhos, irá integrar o álbum “Parque das Ilusões”, que será lançado ainda em 2024, contendo 13 faixas já gravadas e produzidas. O primeiro single do material, a faixa “Bomba Relógio”, lançada em abril, bateu recentemente a marca de 15 mil plays no Spotify.
Indicação Groover #9: “Summ” – Tutipsy
“Summ” do cantor Tutipsy em parceria com Rezman & Niickii é um hino vibrante de verão criado para fazer qualquer pessoa que ouvir balançar a cabeça e dançar por aí. A faixa tem influências emocionantes de Afrobeats entre outros ritmos africanos.
Indicação Groover #10: “Change The World” – Livvy English
Poderosa e emocionante, o último single de Livvy English, ‘Change The World’, é descrito pela própria como uma convocação às mulheres de todo o mundo para que se unam contra as atitudes opressivas e sexistas que ainda prevalecem no século 21. Além da letra, as guitarras estrondosas e os vocais dominantes também são destaques.
Indicação Groover #11: “J’ai les boules” – Vartang
Com influências do funk brasileiro, “J’ai les boules” de Vartang te convida a desabafar na pista de dança. O artista parisiense, originário da Martinica, oferece-nos uma faixa híbrida, que flerta com o dancehall e o electro. Como de costume, ele coloca seus vocais de R&B sobre uma produção underground com toques de clube.
Indicação Groover #12: “kiss like me” – Piper Conolly
“kiss like me” é terceiro single deste ano de 2024 de Piper Conolly. A canção é um mix de uma sólida homenagem a “I’m not worthy” a Billy Idol com um toque de punho em Olivia Rodrigo. A faixa ainda conta com sintetizadores pulsantes, riffs de guitarra vigorosos, entrelaçados com os vocais poderosos da jovem artista.
Indicação Groover #13: “teenage rhapsody” – JFFREY
“teenage rhapsody” é uma canção introspectiva que explora a intensidade das lutas internas e emocionais do cantor brasileiro JFFREY. Com uma introdução sarcástica e humorística, o artista desafia a visão de seus pais sobre a música, destacando seu valor terapêutico. Com 3 singles já lançados e quase 20 mil streams nas plataformas digitais, JFFREY é um artista de bedroom pop que vem conquistando fãs com sua autenticidade e vulnerabilidade.
Indicação Groover #14: “RED BOX TELEPHONE” – Paravida
Paravida parece o nome de uma banda, mas é apenas um único artista gravando todos os instrumentos e vocais da maravilhosa “RED BOX TELEPHONE”. A faixa tem múltiplas nuances que impressionam e lembra bastante o som de bandas como Bastille e Rudimental.
Indicação Groover #15: “Diz Que Tudo Foi Em Vão” – Cloud In Tears
A canção “Diz Que Tudo Foi Em Vão” é a primeira música com letras em português da banda Cloud In Tears. A canção mostra uma nova faceta da banda, antes focada em um estilo pop alternativo e agora indo para o rock alternativo. A faixa, que já foi lançada com um clipe, fala sobre a frustração e tristeza de um término de relacionamento.
Indicações Groover: CENCA e outros artistas na nossa coluna semanal, todas às sextas-feiras.