O projeto Ilumina divulgou, recentemente, a agenda global de 2024! O movimento artístico e educativo reúne talentos latino-americanos e periféricos em um grupo de música clássica. Desta forma, eles oferecem ao público espetáculos de classe mundial que rompem com os formatos tradicionais.
Fundado em 2015 pela violinista norte-americana Jennifer Stumm, o Ilumina surgiu inicialmente como um festival e, depois, evoluiu para um projeto completo. Agora, o movimento investe profundamente em jovens talentos com potencial de liderança.
Com uma abordagem voltada para a sustentabilidade artística, o projeto promove inclusão, excelência artística e inovação, oferecendo uma plataforma onde músicos podem desafiar convenções e explorar novas perspectivas.
Leia mais: Entrevista: DJ Anderson do Paraíso fala sobre “Paraíso Sombrio”
Impacto na vida dos participantes
Em janeiro de cada ano, ocorre o Ilumina Festival, que reúne jovens músicos talentosos da América Latina e solistas profissionais inspiradores em uma histórica fazenda de café no interior de São Paulo. Sob a direção criativa de Stumm, os artistas montam apresentações para vários públicos em lugares diversos. Durante a agenda, os jovens têm entre 70 e 80 horas de colaboração com os profissionais.
Em nota para a imprensa, Jennifer Stumm comentou: “O Ilumina nasceu como uma comunidade criativa, focando luz no talento, não importa de onde ele venha, e realizando novas e brilhantes experiências no palco juntos”.
Ela prosseguiu: “Parece totalmente correto que, quase dez anos depois, continuemos a nos mover e a crescer como uma comunidade e agora irradiaremos o poder dessa força criativa nos palcos de todo o mundo”.
Desde a fundação, o Ilumina alcançou um impacto significativo: 70% de seus participantes foram aceitos para estudar em conservatórios e universidades de destaque em todo o mundo. Muitos alunos também conquistaram bolsas de estudo, totalizando um investimento de R$ 3 milhões.
Como resultado, diversos participantes do 9º Festival Ilumina, realizado neste ano, foram convidados para estudar no Bard College (EUA), The Juilliard School (EUA), Mozarteum Salzburg (Áustria) e Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Áustria).
A comemoração dos dez anos do Ilumina começará em janeiro de 2025 com seu renomado festival, que terá “FUTURO” como tema. No entanto, o projeto ainda conta com uma extensa agenda global no segundo semestre de 2024. Veja abaixo!
Projeto Ilumina: confira a agenda global de 2024
12 de agosto
Apresentação no Concertgebouw – Amsterdam, Holanda
“Na luz da sombra”, às 20h
14 a 17 de agosto
Residência Artística no Festival Internacional de Edimburgo
Edimburgo, Escócia
14 de agosto
Workshop de Discovery, às 14h, no Usher Hall
Concerto “Na luz da sombra”, às 20h, no Usher Hall
15 de agosto
Concerto de Música Popular Brasileira, às 20h, no The Hub
17 de agosto
Concerto de Música de Câmara, às 19h30, no The Hub
4 de setembro
Apresentação no Stresa Festival – Stresa, Itália
Concerto “Happy Birthday Bruckner”
Palazzo de Congressi, às 20h
26 de Setembro
Apresentação no Kronberg Academy – Kronberg, Alemanha
Concerto “Brasilianisches Feuer”
Großer Saal, Casals Forum, às 19h45
28 de Setembro
Apresentação no Dialogo Dachstein “Festival of Tolerance” – Dachstein, Áustria
Mützenhalle Filzmoos, às 10h30
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.