Após um período de negociações, a Universal Music Group e o TikTok não chegaram a um acordo de licenciamento. Com isso, os artistas gerenciados por gravadoras pertencentes ao conglomerado terão seus catálogos removidos da plataforma em breve.
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Alguns dos artistas que podem ser afetados pela medida são: Taylor Swift, Harry Styles, Ariana Grande, BTS, Lady Gaga, Justin Bieber, The Weeknd, Billie Eilish, Adele, Drake, Bad Bunny, SZA, Anitta, Jão, Ivete Sangalo e muito mais.
As negociações foram iniciadas pelo conglomerado musical. Segundo a Universal, o aplicativo estaria construindo um negócio com base em trabalhos musicais, mas sem recompensar financeiramente os artistas de forma justa. Além disso, o grupo denuncia o uso de ferramentas que encorajavam e promovem a criação musical por inteligência artificial na plataforma.
Universal Music Group e TikTok se pronunciam
Nesta terça-feira (30), a Universal Music Group se pronunciou sobre o assunto através de uma carta aberta. O texto diz:
“Os termos do nosso relacionamento com o TikTok são definidos por contrato, que expira no dia 31 de janeiro de 2024. Em nossas discussões de renovação de contrato, temos os pressionado em três questões críticas: compensação adequada para nossos artistas e compositores, proteção de artistas humanos contra os efeitos nocivos de IA e segurança online para usuários do TikTok”.
A empresa afirma, ainda, que “as táticas do TikTok são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para que aceitemos um mau acordo que desvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs. Nós nunca faremos isso. Sempre lutaremos por nossos artistas e compositores e defenderemos o valor criativo e comercial da música.
A carta prossegue com denúncias ao aplicativo, e cita exigências para a liberação de licenciamento dos trabalhos dos artistas da empresa. Confira o texto completo aqui.
Após a divulgação da carta, o TikTok também liberou um pronunciamento oficial. A nota da plataforma chinesa diz: “É triste e decepcionante que a Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”.
“Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de um bilhão de usuários, que funciona como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos”, continua o texto.
“O TikTok conseguiu chegar a acordos de ‘primeiro o artista’ com todas as outras gravadoras e distribuidoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”, finaliza.
Até o momento, não há nenhum indício de que as duas partes irão buscar um novo acordo.