A 35ª edição do Burning Man deixou mais de 70 mil pessoas ilhadas no deserto Black Rock, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. O evento começou no dia 27 de agosto, e tinha previsão para terminar nesta segunda-feira, dia 4 de setembro.
O Burning Man é um evento de experimento social e colaborativo. Uma vez por ano, o público se voluntaria para criar uma espécie de metrópole, onde cada pessoa é responsável por levar seus próprios mantimentos para o período.
No festival, a arte é valorizada através da música, esculturas e outras instalações – sendo a principal delas um grande boneco de madeira, chamado de “Man”. Ao final do evento, a figura é queimada.
Temporal deixa público ilhado e causa morte no Burning Man 2023
A partir do 5º dia da edição de 2023 do Burning Man, uma forte tempestade atingiu a região do deserto Black Rock. As chuvas se estenderam ao longo do fim de semana, transformando a areia em um solo lamacento; e impossibilitando a saída do público.
Os participantes do experimento foram orientados a procurar abrigo e racionar comida, água e outros mantimentos. Além disso, o uso de instalações como os banheiros químicos e chuveiros do local foram suspensos.
Em resposta ao jornal CNN, a participante Hannah Burhorn relatou: “Pessoas que tentaram passar de bicicleta ficaram presas, porque a lama chegava até os tornozelos”. Ela completou, afirmando que a lama é tão espessa que “gruda nos sapatos e faz com que pareça uma bota por cima da bota”.
O veículo divulgou, ainda que uma morte foi confirmada pelas autoridades na última sexta-feira (1º). O Gabinete do Xerife do Condado de Pershing divulgou que o ocorrido está sob investigação.
Os primeiros veículos conseguiram sair do deserto no domingo (3), quando o solo começou a secar. O encerramento oficial do festival acontece nesta segunda-feira.