Neste mês de março, o CHVRCHES desembarca no Brasil para se apresentar pela primeira vez por aqui. A banda escocesa vem para abrir a turnê do Coldplay, além de ter mais dois shows solo na agenda: um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
Formada por Lauren Mayberry, Iain Cook e Martin Doherty, o trio de Glasgow segue com a turnê do álbum mais recente, “Screen Violence” (2021), além de um single novo chamado “Over”. Em entrevista ao Tracklist, CHVRCHES fala de suas expectativas, assim como o que esperar das apresentações brasileiras.
Entrevista: CHVRCHES
Então, vocês estão vindo pela primeira vez ao Brasil neste mês! Como estão as expectativas da banda?
Iain: Nós escutamos tantas coisas boas sobre as plateias do Brasil, e muita gente fala que são bem malucos. Então, nós estamos bem, bem ansiosos para conferir se isso é verdade além das plateias de Glasgow, que tem uma reputação de serem bem loucas também.
E também, claro, eu estou particularmente bem ansioso para provar a comida brasileira. Eu já estive em restaurantes brasileiros, mas não no Brasil! Estou bem animado para provar coisas novas.
Isso que eu ia perguntar! Se a banda tem algo que gosta de fazer ao visitar um país pela primeira vez, talvez comer algo diferente ou visitar alguns lugares…
Lauren: Ah sim, eu acho que sim. Uma amiga minha, que também é artista, fez turnê no Brasil ano passado e me mandou um monte de recomendações de lugares para comer, porque ela é uma grande entusiasta da gastronomia. Acho que você pode chamá-la de elegante, ela tem mais classe que eu, e sabe mais dessas coisas do que eu. Então, anotei as suas recomendações.
Mas, sim! Eu acho que é uma boa maneira de você ter uma ideia de um lugar, como ir a restaurantes ou a um show… Sinto que você tem uma noção mais precisa de uma cidade com essas coisas do que necessariamente com um guia turístico, ou um museu, ou algo assim.
E vocês vão passar um bom tempo por aqui, em turnê com o Coldplay. Como é a sensação de dividir o palco com uma banda tão grande, em locais enormes e de se apresentar para plateias lotadas?
Lauren: Acho que estamos animados, mas devidamente nervosos. Porque são, como você disse, grandes shows. E são tantos! Eu nem acredito que eles vão tocar tantas noites em uma cidade. Somos muito gratos [ao Coldplay] por nos trazerem nessa aventura com eles. Nós vamos tentar o nosso melhor para entregar a melhor representação da banda, e ter a certeza de que o público tenha uma ótima noite de show.
O que o público pode esperar desses shows? Sei que vocês lançaram single recentemente, “Over”, então essa nova fase será diferente da turnê anterior?
Martin: Bem, vamos tentar aprender essa música. Acho que vamos passar um tempo extra no Brasil antes da turnê, tentar fazer um ensaio juntos e colocar os pés no chão. Acho que, com tantos shows chegando, vai realmente ser bom estar por aí e definir [o show], se apresentar em uma sala de ensaio e sentir que estamos prontos para enfrentar [o palco]. Mas será uma mistura boa de coisas.
Para os shows solo, nós vamos tocar umas mais específicas e algumas músicas clássicas do CHVRCHES. A gente ainda não conversou sobre a setlist para os shows de abertura do Coldplay, mas imagino que tentaremos dar o nosso melhor e trazer o máximo de energia que pudermos. Vou tentar correr o máximo que eu conseguir, dar o máximo de passos que consigo, assim consigo tocar nesses palcos, porque eles são muito grandes, muito arrumados.
E sobre os próximos passos da banda, algo que possam adiantar? Talvez um single novo no futuro?
Lauren: Eu acho que, com o final de uma era, começa uma nova, qualquer que seja ela, mas ainda não sabemos bem o que será. Normalmente nós esperamos até termos um álbum inteiro. Vamos escrevendo ao longo de meses e anos e então lançamos um álbum inteiro. Mas, desta vez, tínhamos uma música que nos entusiasmava, então decidimos lançá-la, o que não é algo que normalmente fazemos, mas foi muito libertador poder fazer isso.
E, sim, vamos tomar nosso tempo para descobrir o que vem a seguir e espero que o resto do ano seja apenas com turnês aqui e ali, e alguns pensamentos. E é o 10º aniversário do nosso primeiro álbum este ano [“The Bones of What You Believe” (2013)], então espero poder fazer algumas coisas para marcar o significado desse momento.
Legal. Para a minha última pergunta, poderiam mandar uma mensagem para seus fãs brasileiros que estão ansiosos pelos shows?
Lauren: Sim! Nós só queremos agradecer a todos os nossos fãs no Brasil por ouvirem a nossa música ao longo dos anos e serem tão pacientes conosco demorando tanto para chegar ao país. Estamos muito animados para ver vocês e ansiosos para tocar nos shows.
CHVRCHES e Coldplay se apresentam em São Paulo nos dias 10, 11, 13, 14, 17, 18 de março no Estádio do Morumbi, em Curitiba nos dias 21 e 22 no Estádio Couto Pereira e no Rio de Janeiro nos dias 25, 26 e 28 no Estádio Nilton Santos.
Já os shows solo da banda acontecem dia 16 de março, em São Paulo, na Audio, e no Rio de Janeiro dia 24 de março, na Sacadura. Para ambas as datas os ingressos podem ser adquiridos online por meio do site da Ticketmaster.