O BTS anunciou, nesta segunda-feira (17), que irá seguir com o processo de alistamento ao serviço militar em breve. As leis da Coreia do Sul exigem que todos os homens aptos do país sirvam às forças armadas por pelo menos 18 meses.
Apesar da obrigatoriedade, o governo sul-coreano garante isenções para algumas áreas profissionais. Atletas vencedores de medalhas em algumas competições – como as Olimpíadas e Jogos Asiáticos – e profissionais de música clássica, por exemplo, fazem parte das exceções.
De acordo com a lei, as isenções se aplicam a profissionais de habilidades excepcionais, que ajudem a aumentar o prestígio do país. Nos últimos anos, no entanto, um grande debate em torno dessas condições tomou a esfera legislativa da nação, já que muitos consideram os decretos
A discussão resultou na criação da chamada “Lei BTS”, em 2021 – uma revisão na Lei de Serviço Militar. Na prática, a emenda garante que artistas excepcionais de música popular consigam adiar o alistamento até os 30 anos. A idade-limite para outros casos vai até os 28 anos.
Porém, de acordo com o anúncio publicado hoje, os integrantes irão abrir mão da postergação e iniciar o serviço militar antes de atingirem a idade-limite. Segundo o pronunciamento, o integrante mais velho do grupo, Jin, iniciará o processo de alistamento a partir do final de outubro; após a divulgação de seu projeto solo.
Os demais membros – RM, SUGA, j-hope, Jimin, V e Jung Kook – seguirão o processo nos meses seguintes. O grupo planeja retomar as atividades musicais a partir de 2025, quando o septeto terá concluído o tempo de serviço.
Leia mais: BTS: Jin anuncia carreira solo com single em breve
Leia mais: BTS Yet to Come in Busan: assista ao show
BTS e o alistamento militar: confira a tradução do pronunciamento
“A BIGHIT MUSIC tem o orgulho de anunciar hoje que os membros do BTS estão avançando com os planos para cumprir seu serviço militar. Após o show fenomenal para apoiar a candidatura de Busan para o World Expo 2030, e à medida que os membros embarcam em seus projetos solo, é o momento perfeito; e os membros do BTS estão honrados em servir”.
“Desde a criação do BTS dez anos atrás, a banda alcançou o sucesso internacional, quebrou recordes, e catapultou o K-pop para a estratosfera global. A BIGHIT MUSIC se concentrou no momento marcante em que seria possível respeitar as necessidades do país, e que esses jovens saudáveis pudessem servir com seus conterrâneos, e isso é agora”.
“O integrante Jin irá iniciar o processo assim que sua agenda para seu lançamento solo seja completada ao final de outubro. Ele seguirá, então, o procedimento de alistamento do governo coreano. Os outros membros do grupo planejam cumprir o serviço militar com base em seus próprios planos individuais. Tanto a empresa quanto os integrantes do BTS estão ansiosos para se reunir como um grupo novamente por volta de 2025, seguindo o compromisso do serviço”.
“Com o lançamento de seu primeiro álbum de antologia no início deste ano, foi aberto o caminho para que os membros pudessem dedicar algum tempo para explorar projetos individuais. Como parte da família HYBE, apoiamos e encorajamos nossos artistas e estamos orgulhosos do fato de que cada um deles terá tempo para explorar seus interesses únicos e cumprir seu dever, prestando serviço ao país que chamam de lar”.
“’Yet To Come (The Most Beautiful Moment)’ é mais do que uma faixa de seu último álbum, é uma promessa, ainda há muito mais para vir nos próximos anos do BTS”.
Nos siga no Twitter e no Instagram.