in

Como o comportamento dos fãs impacta os artistas no Spotify? Veja 6 curiosidades

Acompanhe as análises geradas pelo Fan Study, do Spotify for Artists

Spotify
Foto: Divulgação

Já parou para pensar em como o comportamento dos fãs no Spotify podem impactar no sucesso dos artistas? É isso que examina o estudo global Fan Study, do Spotify for Artists, divulgado nesta terça-feira (5).

Leia mais: Qual música te salvaria do Vecna? Descubra com nova playlist do Spotify

O estudo apresenta análises trimestrais e dados sobre o comportamento dos fãs na plataforma. Dessa vez, os insights estão baseados na influência de artistas ao redor de todo o mundo, contribuindo para uma base de fãs cada vez mais global.

Os dados incluem, por exemplo, atividades que contribuem para o sucesso de faixas e álbuns – como o ato de adicionar faixas às playlists pessoais. Acompanhe 6 insights do estudo.

6 curiosidades sobre o comportamento dos fãs no Spotify

1) Número médio de países

De acordo com o estudo, os usuários de todo o mundo escutam, em média, artistas de 14 países diferentes todos os meses. Essa média é baseada em ouvintes da América Latina e Estados Unidos, mas pode variar em outros locais.

Para os ouvintes europeus, a média é de 16 países por mês. Já para os usuários do Oriente Médio e África, o número é 12; e na Ásia-Pacífico, a média cai para 11.

comportamentos dos fãs spotify
Foto: Divulgação/Spotify for Artists

2) Descobertas de novos artistas

Em média, 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora de seus países de origem. Nesses casos, o engajamento é alto: 62% dos ouvintes salvam as músicas, e 63% adicionam faixas dos artistas a playlists.

3) Salvar uma faixa impacta em reproduções futuras

Ao salvar uma faixa, o usuário mostra que quer ouvi-la novamente. E o resultado pode ser visto tanto imediatamente quanto a longo prazo. Por exemplo: 6 meses após salvar uma faixa, o fã escuta as músicas do artista três vezes mais do que anteriormente.

fãs spotify fan study
Foto: Divulgação/Spotify for Artists

4) Impacto a partir da playlist pessoal

Ao adicionar uma música a uma playlist pessoal, os streamings da faixa podem aumentar em até 41%. Além disso, a frequência de visitas ao perfil do artista pode subir em até 12%.

5) Frequência de reproduções dos fãs x Ouvintes casuais

Como esperado, os fãs escutam mais as músicas de seus artistas preferidos do que o restante da audiência. Em média, aqueles que estão no Top 5% de ouvintes de um artista reproduzem as faixas 6 vezes mais do que os ouvintes casuais.

Essa frequência é ainda mais expressiva entre os fãs de música religiosa, clássica, rock, música latina e hip hop.

top 5% fãs spotify
Foto: Divulgação

6) De onde vem a base de fãs dos artistas

Normalmente, os fãs começam construindo uma base de fãs nacionais; depois, os ouvintes se expandem para outras partes do mundo.

De acordo com os resultados do Fan Study, no primeiro ano de lançamento no Spotify, os novos seguidores de um artista são do mesmo país que ele. Depois de cinco anos, porém, o número muda: 57% dos artistas experimentam um crescimento maior de seguidores em países estrangeiros.

Nos siga no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *