in

Em 2022, Lollapalooza Brasil completa 10 anos; relembre edição

2022 marca 10 anos da realização do Lollapalooza no Brasil. Vem relembrar o que rolou na primeira edição lá em 2012!

A duas semanas do Lollapalooza, com datas de Lolla Parties e horários sendo divulgados recentemente, nossa ansiedade para a volta aos festivais está a mil. Aproveitando o contexto de animação, decidimos relembrar a primeira edição do Lolla no Brasil – há quase 10 anos atrás.

Leia também: Lollapalooza Brasil divulga horários dos shows e a divisão das atrações por palcos

A primeira edição ocorreu em abril de 2012, no fim de semana da Páscoa. As primeiras edições seguiram essa tradição de data, por assim lembrar.

Sabe as filas virtuais que acontecem em grandes shows e festivais concorridos, como o Rock in Rio? Foi assim para os curiosos e esperançosos na primeira edição, que esperaram por vários minutos até suas vezes para comprar o ingresso.

O local de realização também era bem diferente do que é hoje. Ele era realizado no Jockey, na Cidade Jardim, e, fazia quem não usasse botas ou coturnos sujarem os pés. Por serem datas que costumam ter chuvas, acabava acumulando muita lama. Ao contrário também do Autódromo, eram menos palcos (apenas dois) e a mobilidade entre um e outro era bem menor. Como ponto negativo, o local tinha menos infraestrutura como tem hoje. Há quem defenda que o Jockey foi o melhor lugar para a realização do festival, ainda assim – por maior facilidade de acesso e menores distâncias a serem caminhadas.

Vale também lembrar que inicialmente o Lolla contava apenas com os dias oficiais do fim de semana, o sábado e domingo.

Em questão de atrações, era bem menos diversificado como hoje é. Funk no Lollapalooza em 2012? Era inimaginável! Não é à toa que até pouco tempo atrás o Lolla era conhecido como o festival dos indies e hipsters. Dez anos depois vemos que, felizmente, o cenário mudou: na edição de 2022 temos muito mais pluralidade de gêneros musicais e até mesmo WC No Beat, Kevin o Chris e Mc TH como atrações. Em edições anteriores, artistas como Mc Bin Laden e Kevin o Chris fizeram participações especiais em shows de Jack U e Post Malone, respectivamente.

Line up de 2012

O Lolla 2012 teve como headliners Foo Fighters, Arctic Monkeys e Jane’s Addiction. O número de atrações brasileiras no line up ainda era pequeno, e, de mais conhecido, contou com O Rappa.

A edição foi marcada pela surpresa do público ao conhecer novos artistas, e, muita gente acabava indo mais para conhecer o que tinha de novo no line up. Cage The Elephant, Band Of Horses e Gogol Bordello foram destaque na época: tanto para quem viu de casa pela transmissão do Multishow, como para quem viu ao vivo e se surpreendeu com as descobertas das bandas.

Imagem: Gabriel Quintão

Foi a primeira vinda do Cage The Elephant ao Brasil e a banda acabou tendo inspiração pra um de seus maiores hits na cidade de São Paulo. A vista do hotel que estavam levou a criação de “Come a Little Closer”.

O show foi um dos mais elogiados, com o vocalista Matt Schulz tendo se jogado na galera e se sentido completamente em casa. A troca de elogios foi tanto para a banda, quanto para o público.

Imagem: Caio Kenji

Naquela época, o Arctic Monkeys já tinha algum tipo de reconhecimento, mas seu público ainda não era tão grande no Brasil. Apesar disso, a crítica teceu elogios à banda, que impressionou por qualidade musical, e ponto. Enquanto banda maiores, como o Foo Fighters, tinha peso maior por sua história. Por falar na banda de Dave Grohl, ela foi certamente quem mais levou o público ao Jockey para um festival nunca antes realizadas em terras brasileiras – apesar de já ser realizado fora do Brasil há 20 anos na época.

Imagem: Flavio Moraes

Apesar de Dave estar sem voz no show, entregou tudo o que os fãs queriam. Foi, sem dúvidas, memorável.

Foram 60 mil pessoas por dia, que, levaram a muitas filas para qualquer tipo de serviço no Jockey. Houveram também algumas reclamações quanto ao vazamento de som de um palco para outro, mas, no geral, o clima foi de um festival bastante proveitoso.

Comparação das edições anteriores com o atual Lollapalooza.

Se você acha que os três dias de Lollapalooza é algo mais recente, não é lá bem assim. A segunda edição, em 2013, contou com três dias de festival, ainda no Jockey. No entanto, logo no próximo ano, o Lolla voltou a acontecer em apenas dois. Mais recentemente, em 2018, voltaram a ser três, e, desde então, assim permaneceu. A mudança de local – do Jockey para o Autódromo de Interlagos – se deu em 2014.

Nas primeiras edições, era comum encontrar artistas internacionais com carreira em crescimento e que não teriam oportunidade de vir ao Brasil tão cedo. Atualmente, esse espaço está sendo ocupado por mais artistas brasileiros. Se você vai na edição deste ano do festival, não deixe de conferir EDGAR, Mc Tha, Jup do Bairro e Menores Atos! Já de internacional, temos como destaque Remi Wolf, Kehlani e Ashnikko – nem lá tão pequenas assim, mas que merecem atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *