in , , ,

4 artistas solo sul-coreanos para você conhecer JÁ!

artistas solo sul-coreanos

A indústria de música coreana vem vivendo sua melhor Era, essa que além de ser repleta de grandes e bem-sucedidos grupos de K-pop, é também influenciada pela música de artistas solo sul-coreanos que produzem sons criativos e cativantes.

Embora seus materiais sejam em maioria destoados do que o público de girlgroups e boygroups estão mais acostumados, como as marcantes coreografias e a massiva divulgação, muitos dessas figuras musicais representam o cenário musical coreano da melhor forma.

Do pop ao R&B, há artistas solo que estão dominando a indústria do país, vencendo todas as adversidades e conquistando seu lugar entre os grandes. Aqui estão 4 solistas sul-coreanos que devem entrar no seu radar e se tornarem frequentes nas suas playlists!

Leia também: 6 artistas latinos que você deve conhecer agora!

4 artistas solo sul-coreanos que você precisar ouvir!

1. BIBI

artistas solo sul-coreanos
Foto: Divulgação

Conhecida por sua atitude sarcástica e atrevida, BIBI, nome artístico de Kim Hyung-seo, é atualmente uma referência musical do Pop e R&B na Coreia do Sul.

Estreando aos 19 anos e descoberta em um programa chamado The Fan, onde apresentou covers de atos consagrados do K-Pop como Red Velvet f(x), a cantora é considerada como “o terror da Coreia conservadora” por investir em canções que trazem temáticas sobre a liberdade sexual, feminismo e críticas acerca da cultura do país asiático.

Possuída de um estilo fofo e colorido, BIBI não dá ouvidos ao padrão imposto pela sociedade coreana e performa faixas que vão de encontro aos estereótipos e construções culturais retrógradas que afetam as mulheres e suas independências, além de enfatizar em suas letras o descontentamento com a indústria musical.

Na canção “Nabi”, a sul-coreana canta sobre a forma que as pessoas veem os artistas, destacando que ela, como uma figura pública, preza pelo seu espaço pessoal, afirmando que não está ali para ser filmada e exposta como um animal no zoológico.

2. DPR IAN

Nascido na Austrália, mas com ascendência sul-coreana, DPR IAN, cujo nome verdadeiro é Christian Yu, é um rapper, diretor e compositor que fez parte do extinto grupo masculino C-CLOWN entre os anos de 2012 e 2015.

Sua estreia como solista aconteceu há quase 1 ano, quando o single “So Beautiful” foi lançado em todas as plataformas digitais em outubro do ano passado.

A canção, carro-chefe do primeiro EP solo do cantor intitulado “Moodswings In This Order”, é como uma jornada de montanha-russa pela mente nublada de DPR IAN.

O projeto de oito faixas chegou aos serviços de streaming no mês de março deste e inclui as canções lançadas anteriormente “So Beautiful” e “No Blueberries” com CL e DPR Live“MITO”, acrônimo para “Moodswings In This Order”, foi lançado pela gravadora Dream Perfect Regime de Christian Yu.

3. DEAN

Kwon HyuK, conhecido artisticamente por DEAN, é um cantor e produtor sul-coreano, de 28 anos, que faz bastante sucesso na cena musical coreana por ser um artista completo que transita por diversos gêneros desde Hip-Hop, R&B, Indie, Música Eletrônica, Rock e Soul.

Iniciando sua carreira ainda muito cedo com apenas 16 anos, DEAN já compôs para inúmeros artista do K-Pop chegando a trabalhar com a equipe de compositores da Joombas Music Group, que escreveu faixas para grandes atos do gênero como EXO, Vixx, além da música “One Less Lonely Girl”, de Justin Bieber.

Não demorando muito para ser reconhecido pela indústria tanto do seu país como a dos Estados Unidos, o cantor em 2015 lançava o seu primeiro single “I’m Not Sorry” em território estadunidense. A faixa vem acompanhada da participação de Eric Bellinger, compositor de “Halo”, de Beyoncé, e vencedor de um Grammy.

Dando seguimento aos seus primeiros lançamentos musicais na carreira, DEAN liberou as parcerias “Here & Now”, com Mila J, e “Put My Hands on You”, com Anderson Paak e Mr. Carmack

Na Coreia, o cantor fez o debut com as faixas “I Love It” e “Pour Up”, sendo o último ganhador do prêmio de Melhor Canção R&B e Soul, no Korean Music Awards 2016. Em 2016, o artista lançava o EP “130 Mood: TRBL”, que inclui 7 faixas: “Outro”, “Pour Up”, “Bonnie & Clyde”, “What2Do”,  “D Half Moon”, “I Love It” e “21”

Mesclando o inglês com o coreano em suas letras, DEAN criou uma diversidade tanto sonora quanto linguística em seus projetos que são produzidos sob uma qualidade excelente, onde realçam sua bela voz e marcantes batidas.

4. DVWN

A BigHit Labels, empresa que gerencia grupos como BTS e TXT, adicionou recentemente mais um novo artista em sua lista de ouro de gerenciamento.

O artista Park Shin Hy, ou melhor dizendo, DVWN, se tornou o mais novo contrato da empresa, após a companhia de entretenimento da ZICO, KOZ Entertainment, com a qual ele assinou contrato, ter sido sido adquirida pela BigHit. Sendo assim, o cantor fez sua estreia pelo selo da própria com o single “FREE FLIGHT”, em 7 de janeiro de 2021.

Mas antes mesmo de debutar pela gigante da indústria musical coreana, Park Shin já era um solista independente que lançava trabalhos de forma independente, sem ter assinado nenhum contrato com qualquer gravadora.

Com faixas mais casuais e íntimas, DVWN costuma explorar gêneros como o R&B, Indie Pop e Jazz que unidos à sua voz doce e ofegante cria uma atmosfera pessoal e emotiva. Trazendo esses elementos sonoros, seu EP “it’s not your fault” chegava as plataformas de streaming em abril deste ano.

Já conhecia algum desses artistas sul-coreanos? Conta para gente no nosso Twitter para qual você ficou mais interessado em ouvir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *