Ainda com um semestre de lançamentos pela frente, a Billboard já divulgou as previsões iniciais de indicações ao Grammy 2022, com base nos trabalhos lançados até o momento.
Em abril, a academia anunciou algumas mudanças no comitê de indicações, após diversas críticas pela última edição da premiação. A partir de 2021, todas as categorias, inclusive as quatro principais, serão votadas por todos os 11 mil membros da academia. Anteriormente, a decisão era de um grupo restrito de 15 a 30 especialistas com identidades desconhecidas.
As mudanças querem tornar as indicações mais justas, já que há anos a premiação é conhecida pela falta de diversidade racial e de gênero. As críticas foram ainda maiores quando The Weeknd aderiu boicote à premiação, após não receber indicações pelo ‘After Hours‘ no último ano.
As previsões iniciais da Billboard para o Grammy 2022
Álbum do Ano
Em 2020, a academia recebeu 1.225 submissões de álbum para a principal categoria da premiação. Nos critérios anteriores, os 20 álbum mais votados entre os membros foram enviados ao comitê, que escolheram os oito indicados. A partir desse ano, os oito álbuns mais votados entre os membros serão os indicados.
Happier Than Ever – Billie Eilish
O segundo álbum de Biliie será lançado apenas em 30 de julho, mas, considerando sua história no Grammy, a indicação parece certa. Nesse caso, a cantora seria a primeira artista a ter os dois primeiros álbuns de estúdio indicados a essa categoria, desde Lady Gaga dez anos atrás.
Positions – Ariana Grande
Lançado em outubro de 2020, essa seria a segunda indicação de Ariana na categoria desde thank u, next em 2020. Ambos os álbuns passaram suas duas primeiras semanas no topo da Billboard 200.
Back Of My Mind – H.E.R
H.E.R fez história na premiação em 2020, conquistando os prêmios de Música do Ano por ‘I Can’t Breathe’ e Melhor Música Original por ‘Fight For You‘. ‘Back Of My Mind’ alcançou a posição mais alta da cantora na Billboard 200, chegando em 6ª.
Montero – Lil Nas X
O primeiro álbum de estúdio do rapper está nas previsões antes mesmo de ser lançado.
SOUR – Olivia Rodrigo
O álbum debut de Olivia Rodrigo chegou quebrando diversos recordes. Com três semanas no topo da Billboard 200, ‘SOUR‘ se tornou o primeiro álbum de estreia a ter dois singles estreando em primeiro lugar na Hot 100.
Heaux Tales – Jazmine Sullivan
O disco alcançou a quarta posição na Billboard 200 e ganhou o prêmio do álbum do ano no BET Awards, em junho.
evermore ou Fearless (Taylor’s Version) – Taylor Swift
Se ‘evermore’ for indicado, será a primeira vez que Taylor Swift conseguirá esse feito com um disco sucessor de um Álbum do Ano, nesse caso, o ‘folklore‘.
Call Me If You Get Lost – Tyler, The Criator
O cantor ganhou seu primeiro Grammy em março pelo pelo álbum ‘IGOR‘, na categoria Melhor Álbum de Rap.
Também podem ser indicados:
- Chris Stapleton – Starting Over
- Justin Bieber – Justice
- Lorde – Solar Power
- Eric Church – Heart & Soul
- Brothers Osborne – Skeletons;
- Giveon – When It’s All Said And Done… Take Time
- Doja Cat – Planet Her;
- Foo Fighter – Medicine at Midnight
- Bruce Springsteen – Letter to You
- Megan Thee Stallion, Good News
Gravação do Ano
Butter – BTS
Em 2020, os fãs torceram muito para que ‘Dynamite‘ recebesse uma indicação nessa categoria. Mesmo não tendo acontecido, as chances são altas dessa vez com ‘Butter‘, que dominou o topo da Billboard Hot 100 pelas últimas semanas.
Therefore I Am ou Your Power – Billie Eilish
Se indicada, essa será a segunda vez de Billie na categoria. ‘Therefore I Am‘ chegou ao segundo lugar na Hot 100, enquanto ‘Your Power‘ teve seu pico em décimo.
Heartbreak Anniversary – Giveon
A música foi lançada em fevereiro de 2020, mas não entrou na premiação naquele ano. Desde então, o sucesso aumentou e ‘Heatbreak Anniversary‘ chegou a 16ª posição na Hot 100.
Montero (Call Me By Your Name) – Lil Nas X
Dois anos atrás, o rapper foi indicado nessa categoria com ‘Old Town Road (Remix)‘, com Billy Ray Cyrus. ‘Montero‘ debutou no topo da Billboard Hot 100 e deu o que falar com seu videoclipe polêmico.
Levitating (Remix) – Dua Lipa feat. DaBaby
Se a canção for indicada, será o segundo ano seguido de Dua Lipa e DaBaby na categoria. No Grammy 2021, Dua Lipa concorreu com ‘Don’t Start Now‘ e DaBaby com ‘Rockstar‘, feat com Roddy Rich.
drivers license – Olivia Rodrigo
O single passou oito semanas consecutivas em primeiro lugar na Hot 100 – mais tempo do que qualquer outra música lançada durante esse período de elegibilidade.
Leave the Door Open – Silk Sonic
‘Leave the Door Open‘ ficou no topo da Hot 100 por duas semanas. Se indicada, essa seria a sexta vez de Bruno Mars na categoria, e a primeira de Anderson .Paak.
Telepatía – Kali Uchis
O hit bilíngue começou a ganhar mais evidência no TikTok, no começo do ano, e acabou atingindo a 17ª posição na Hot 100.
Também podem ser indicados:
- Ariana Grande – Positions
- Justin Bieber – Peaches feat. Daniel Caesar & Giveon,
- Ed Sheeran – Bad Habits
- Jazmine Sullivan – Pick Up Your Feelings
- Cardi B – Up
- Taylor Swift – Willow
- Coldplay – Higher Power
- Pop Smoke – What You Know Bout Love
- Doja Cat – Kiss Me More feat. SZA
- SZA – Good Days
Música do Ano
drivers license – Olivia Rodrigo, Dan Nigro
Olivia Rodrigo pode aparecer com ‘drivers license‘ também em Música do Ano. Essa será a primeira indicação dela e de Dan Nigro na categoria. O produtor participou do processo de composição de grande parte do ‘SOUR‘.
Good Days – SZA, Carlos Muñoz, Carter Lang, Christopher Ruelas, Jacob Collier
‘Good Days‘ se tornou a mais bem sucedida canção solo de SZA na Hot 100, chegando a ocupar a nona posição.
Heartbreak Anniversary – Giveon, Sevn Thomas, Maneesh Bidaye, Varren Wade
Também cotada em gravação do ano, essa seria a primeira indicação de todos os compositores da faixa nessa categoria.
Leave the Door Open – Bruno Mars, Anderson .Paak, D’Mile, Christopher Brody Brown
Se indicado, essa será a nona vez de Bruno Mars na categoria.
Levitating (remix) – Dua Lipa, DaBaby, Clarence Coffee Jr., Sarah Hudson, Koz
Ano passado, Dua Lipa foi indicada em Música do Ano com ‘Don’t Start Now‘.
Montero (Call Me By Your Name) – Lil Nas X, Denzel Baptiste, David Biral, Omer Fedi, Rosario Lenzo
Essa seria a primeira indicação de todos os compositores da faixa nessa categoria. Lil Nas X já teve indicações em três das categorias principais, ficando de fora apenas de Música do Ano.
Therefor I Am ou Your Power – Billie Eilish, FINNEAS
Essa seria a terceira vez seguida que os irmão são indicados nessa categoria.
Willow – Taylor Swift, Aaron Dessner
Se indicada, essa seria a sexta indicação e Taylor nessa categoria e a segunda de Aaron, após a indicação de ‘cardigan‘, ano passado. ‘Willow‘ estreou no topo da Hot 100 em dezembro.
Também podem ser indicados:
- Pick Up Your Feelings – Jazmine Sullivan
- Higher Power – Coldplay
- Peaches – Justin Bieber feat. Daniel Caesar & Giveon
- Positions – Ariana Grande
- Bad Habits – Ed Sheeran
- Save Your Tears – The Weeknd & Ariana Grande
- Butter – BTS
- Telepatía – Kali Uchis
- Up – Cardi B
- What You Know Bout Love – Pop Smoke
- Kiss Me More – Doja Cat featuring SZA
- Fight for You – H.E.R.
Artista Revelação
girl in red
O álbum debut da norueguesa, If I Could Make It Go Quiet, atingiu a posição 67 na Billboard 200. Além disso, o single ‘Serotonin‘, co-produzido por FINNEAS, chegou no topo 20 na Hot Rock & Alternative.
Glass Animals
A banda britânica de música eletrônica atingiu a posição 7 na Billboard 200 com ‘Dreamland‘, terceiro álbum de estúdio do grupo.
The Kid LAROI
O rapper e cantor australiano alcançou a terceira posição na Billboard 200 em 2020 com a mixtape ‘Fuck Love‘. O single ‘Without You‘ ganhou até mesmo um remix com Miley Cyrus, o que ajudou a impulsionar a canção nos charts.
Coi Leray
A rapper foi indicada a Artista Revelação no BET Awards, em junho.
Tate McRae
O segundo EP da cantora chegou a atingir a posição 96 na Billboard 200, enquanto o single ‘You Broke Me First‘ chegou a 17 na Hot 100.
Arlo Parks
A cantora performou o single ‘Hope‘ no BRIT Awards em maio, além de ganhar a categoria de Artista Revelação na premiação.
Olivia Rodrigo
Um dos nomes mais comentados do ano até agora, Olivia é uma séria concorrente a ser uma das artistas mais jovens a ganhar o gramofone nessa categoria.
Saweetie
A rapper já emplacou três singles no Top 30 da Billboard Hot 100, incluindo o hit ‘Best Friend‘, com Doja Cat. Seu álbum de estreia, ‘Pretty B*tch Music‘, está previsto para ser lançado ainda neste verão estadunidense.
Também podem ser indicados:
- Pooh Shiesty
- Lucy Dacus
- Masked Wolf
- Rina Sawayama
- Duncan Laurence
- Rauw Alejandro
- Anitta
- Latto
- Flo Milli
- Japanese Breakfast
Quais as suas previsões para o Grammy 2022? Siga o Track nas redes sociais e fique por dentro de toda a temporada de premiações!