As vaquinhas de fãs vêm se popularizando cada vez mais entre as fã-bases, e entre os nomes beneficiados estão Anitta, Iggy Azalea, BTS e outros.
Essa organização dos fãs é feita com diferentes motivações e objetivos, desde iniciativas filantrópicas até a dedicação para ajudar o desempenho das músicas de seus artistas preferidos.
Confira alguns dos artistas que já contaram com essa colaboração dos fãs:
Anitta e mais 5 artistas que já contaram com vaquinhas de fãs
1. Anitta
Anitta é a artista brasileira mais recente a contar com essa ajuda. Com a sua nova era chegando e o lançamento do single ‘Girl From Rio‘ marcado para o dia 30 de abril, os fãs estão dispostos e focados em impulsionar a carreira internacional da cantora.
Para isso, eles estão arrecadando dinheiro em uma vaquinha online para comprar a música diversas vezes no iTunes dos Estados Unidos. O objetivo é que o single tenha um bom desempenho principalmente na Billboard Hot 100, o que influenciará também na popularidade dele no mundo.
Até o momento, os fãs já arrecadaram 12 mil reais em dois meses de Vakinha. Os organizadores da arrecadação garantem que postarão comprovantes de cada compra feita.
2. Iggy Azalea
Também dando início a uma nova era, os fãs de Iggy estão unindo forças para promover o trabalho da rapper e ajudar seu desempenho nas paradas.
O ‘Iggy Bank’, como foi chamada a vaquinha, tem como foco impulsionar o desempenho do lead single ‘Sip It‘, lançado na última sexta-feira. O dinheiro arrecado será usado para comprar várias cópias da música, com o objetivo de impulsioná-la nos charts.
3. BTS
O grupo sul-coreano tem uma das fan bases mais empenhadas em iniciativas filantrópicas. As armys são muito dedicadas em garantir conquistas ao BTS, mas também se unem constantemente para ajudar causas nobres.
Uma das arrecadações mais recentes do fandom foi com o objetivo de ajudar os hospitais de Manaus, que recentemente enfrentaram a falta de oxigênio e suprimentos clínicos para os pacientes.
A campanha #ArmyHelpManaus tinha como objetivo inicial arrecadar 30 mil reais. Entretanto, o empenho foi tanto, que o valor chegou a 50 mil. Todo o dinheiro arrecadado foi destinado a ONG Moradia e Cidadania do Amazonas, que se encarregou de fazer as compras necessárias e prestar contas.
Os fãs também já arrecadaram para outras causas, como o movimento Black Lives Matter e a queimada do Pantanal em 2020.
Leia também: BTS: o impacto das armys no apoio em ações sociais
4. RBD
A recente reunião do grupo levou a loucura os fãs que esperavam pelo momento há tanto tempo. Porém, a live realizada por Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann tinha um valor um pouco alto, entre 117 a 192 reais, impedindo alguns fãs de adquirir o ingresso.
Pensando nisso, a fã-base se reuniu para arrecadar dinheiro em uma vaquinha com o objetivo de comprar ingresso para aqueles que ficaram sem.
Após o sucesso da vaquinha, eles também se juntaram em um projeto beneficente para ajudar os hospitais de Manaus.
5. Anavitória
O duo agora faz sucesso por todo o Brasil. Entretanto, no início da carreira foi preciso um incentivo dos fãs para que Ana e Vitória pudessem lançar o primeiro álbum de estúdio da carreira.
O chamado financiamento coletivo tinha como objetivo arrecadar 48 mil reais. Porém, com a ajuda de 771 fãs, as meninas conseguiram mais de 60 mil. O dinheiro foi todo usado na produção do disco, desde gravação, mixagem, masterização e arte gráfica, até a promoção do trabalho.
Por se tratar de um financiamento coletivo, todos que colaboraram com doações receberam recompensas. Elas variavam de acordo com o valor, e foram desde receber o CD físico, até ter o nome no agradecimento do encarte e participar de um evento exclusivo de pré-lançamento do disco.
6. Lucas Penteado
O ex-BBB recebeu muito apoio do fãs e do público geral quando decidiu sair do programa para preservar sua saúde mental.
Lucas estava muito abalado quando deixou o programa e foi recebido com grande acolhimento aqui fora. Rapidamente, surgiram diversas vaquinhas com o objetivo de arrecadar o valor do prêmio do reality para o ator.
Devido ao grande número de campanhas criadas, a família do participante se pronunciou e oficializou apenas uma das vaquinhas. Realizada através da plataforma Catarse, a campanha arrecadou cerca de 215 mil reais para Lucas Penteado.