Tem muita gente que por falta de conhecimento acaba fechando os seus olhos pra o mercado fonográfico exterior. Pois é essa pessoa que perde boa parte da tão procurada “música boa”: a música genuinamente nacional.
Desde a velha guarda da Portela, com a famosa dona Ivone Lara e a Tropicália, até Pitty, representante do rock nacional junto com o nosso querido Dinho Ouro Preto, a música no Brasil merece um destaque maior. Aqui vai uma playlist genuinamente Brasileirinha:
7 – Valesca Popozuda – Beijinho No Ombro
Hit do ano esse foi um dos clipes de funk brasileiro mais acessados e tocados na história do estilo. Acompanhado de uma campanha publicitária digna de divas pop como Demi Lovato (que a Valesca tanto ama) e Beyoncé, a faixa é uma das boas representantes que nem todo funk tem que ser ostentação.
6 – Pitty – SETE VIDAS
A cantora retornou com uma música das melhores. A repercussão foi ótima e a expectativa pelo álbum só cresceu depois do clipe. Pitty é uma prova de que não existe rótulo na música: Uma Baiana fazendo rock no meio de um ramo cheio de caras mal-encarados e tatuados.
5 – Anitta ft. Projota – Cobertor
Anitta estourou com um dos hits que mais faz sucesso até hoje: Show das Poderosas. Projota faz parte do grupo de rappers brasileiros cheios de taleto e ginga. Juntos eles fizeram um ótimo trabalho com a música e com o clipe (que tem uma estética muito bonita), confira:
4 – Chico Buarque e MPB4 – Roda Viva
Chico Buarque despensa apresentações então vou focar no grupo que o acompanha. Muito de vocês não os conhecem mas eles fizeram bastante sucesso na época de Chico. Sou um pouco suspeito para falar do quarteto pois um deles é um tio meu, mas se você se interessarem vale muito a pena correr atrás. Com harmonias feitas pelo maravilhoso e infelizmente recém-falecido Magro Waghabi confira esse sucesso dos anos 60:
3 – Clarice Falcão – A Gente Voltou
Clarice é uma coisa fofíssima. Além de excelente atriz, humorista e cantora ela ainda tem capacidade de escrever essas músicas lindas! Em especial quero dar uma enfase para essa faixa que tem uma melodia bem calminha e essa letra que vale um busca rápido no google.
2 – Fresno – O Único A Perder
Já falamos desse álbum por aqui e se você ainda não viu pode correr na nossa análise para o EP bem aqui. Vou deixar os Brasilienses falarem por mim:
1 – Elza Soares – Espumas Ao Vento
Pode falar o que quiserem, ainda sou um fã do timbre de Elza Soares. Quando ouvi essa faixa pela primeira vez na trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro, a emoção e a força na voz dela me encantaram. Para aqueles que ousarem ir mais longe vale procurar a performance que Elza fez para o Hino nacional na abertura dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Um comentário
Leave a Reply