in

10 anos de “4”: por que o disco foi importante na carreira de Beyoncé?

Como o tempo passa rápido, não é mesmo? Lançado em 24 de junho de 2011, o álbum “4” foi marcado por polêmicas e considerado na época um passo arriscado na carreira de Beyoncé.

Optando por uma sonoridade diferente do que se escutava nas rádios da época, o disco é considerado um grande divisor de águas na carreira da Queen B. Em 2021, ele completa uma década desde o seu lançamento.

Leia também: Série, música e mais: 5 vezes que Beyoncé inspirou outros artistas

Curiosidades sobre a era “4”

Foto: Reprodução/divulgação

Após o ápice de vendas e uma turnê que rodou o mundo inteiro (I am…Sasha Fierce), Beyoncé decidiu tirar um tempo de descanso para poder planejar quais seriam os seus próximos passos. Durante a produção de “4”, a cantora reparou que o cenário musical nas rádios da época estavam sendo dominados pela música pop eletrônica.

Porém, em vez de seguir a mesma tendência, Beyoncé decidiu levar o seu novo disco para um lado diferente. Inspirada em Prince, Fela Kuti, Michael Jackson e outras referências de sua infância, a cantora queria trazer o r&b dos anos 70 e 90 de volta para as rádios. A sua prioridade era fazer um disco com instrumentos orgânicos e deixar mais de lado os beats eletrônicos.

As polêmicas da era “4”

Foto: Divulgação

Em meios a tantas polêmicas de sua vida pessoal, algo marcante dessa era foi quando Beyoncé demitiu o seu pai, após trabalhar como o seu empresário desde a época do Destiny’s Child. Por mais que tenha sido uma decisão difícil e polêmica, tudo isso foi necessário para que ela tivesse mais controle sobre toda a sua carreira.

Ficou curioso para descobrir mais dos bastidores, polêmicas e por que o álbum dividiu tanto as opiniões da época? Confira isso e muito mais no novo episódio do “E Vamos De…”, o nosso podcast semanal de música e cultura pop. Nesse programa especial, Lucas Ribeiro (@lucasgcr_) e Allan César (@euallancesar) comentam tudo sobre esses 10 anos do álbum “4”, junto com o convidado especial, Gui Tintel (@guitintel).

E aí, o que achou do novo episódio? Comenta com nossa equipe e manda o seu feedback na nossa página do Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *