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YouPix Summit 2024: Tracklist destaca estratégia digital em painel do evento

Evento é considerado o principal ponto de encontro entre marcas, plataformas e criadores de conteúdo do país

Foto: Reprodução/Instagram

Na última terça-feira, 22 de outubro, a convite da VIU Hub, o Tracklist marcou presença no YouPix Summit 2024, consultoria estratégica que ajuda marcas e criadores de conteúdo, discutindo as dinâmicas de engajamento entre televisão e redes sociais. O painel, intitulado “Da Tela para o Feed: Como creators e talentos transformam conteúdos da TV em engajamento nas redes“, reuniu especialistas de grandes nomes da mídia para debater as tendências e as novas formas de adaptação de conteúdos televisivos para as plataformas digitais.

Ao longo do debate, Rodrigo Neves, CEO do portal, destacou como o Tracklist se consolidou como um dos maiores canais de cultura pop no Brasil, conectando milhões de usuários às discussões mais quentes da TV e suas ramificações nas redes, além das estratégias que transformaram o portal em uma referência para o público jovem e apaixonado por entretenimento digital.

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Tracklist destaca estratégia digital em painel no YouPix Summit 2024

Na última terça-feira (22), o Tracklist esteve presente no YouPix Summit 2024. No palco Creators Business Stage, o painel “Da Tela para o o Feed” trouxe à tona como a relação entre televisão e redes sociais, longe de ser uma competição, se tornou uma via de mão dupla. Com a mediação de Mayara Oliveira (VIU Hub), o debate girou em torno da importância da TV na criação de conteúdo que viraliza nas redes sociais. “Tudo o que a gente faz vira assunto”, afirmou ela, destacando como a Globo emplaca cerca de 30 dos assuntos mais comentados diariamente no Brasil.

Questionada sobre o branded content de suas redes sociais, Beatriz Reis, ex-BBB 24, influenciadora e agenciada VIU Hub, que também participou do painel, falou sobre a autenticidade na hora de produzir conteúdo. “Hoje tenho grandes parceiros, grandes marcas comigo. E uma coisa que acho muito bacana é que as marcas não me moldam, elas me deixam à vontade. E isso é um diferencial! Porque isso faz com que eu crie uma identificação com o público. A espontaneidade é muito importante porque não adianta eu fazer uma publicidade que não tem a ver comigo, que não converse com meu público”, explicou.

Rodrigo Neves também compartilhou o sucesso do Tracklist nessa integração de mídias. Ele explicou que a equipe é composta por profissionais que vivenciaram a transição da televisão para a internet, e essa experiência permite ao portal identificar conteúdos televisivos com grande potencial de repercussão online. Um exemplo de destaque foi a publicação de resumos sobre o “Big Brother Brasil“, em parceria com a VIU Hub, que rendeu ao Tracklist mais de 2 bilhões de impressões ao longo da temporada.

“Eu imagino que muito gente aqui acompanhe o BBB pela TV e pelas redes sociais. Então o Tracklist observando esse movimento, viu que o pessoal precisava ficar informado e começou a fazer os resumos todo dia de manhã. A gente tem uma equipe que acompanha o BBB e a partir disso a gente vai contando o que aconteceu, sempre usando narrativas diferentes, não só os cortes. Tem muitas coisas que a gente pode criar, como, por exemplo, referências de novelas e a gente vai mesclando esses conteúdos e o resultado foi incrível”, começou ele.

Explicando como o portal conseguiu fazer as redes digitais uma aliada ao conteúdo ao vivo em branded content, Rodrigo ressaltou: “O BBB foi um case de sucesso que chamou a atenção das marcas e foi muito o que a Bia falou… As marcas chegaram junto de uma maneira que ‘eu não quero mudar o conteúdo, quero usar a visibilidade desse conteúdo para passar a minha mensagem, mostrar uma ação que estava acontecendo na casa’. A gente colocava na capa do resumo alguma coisa de marca, um acontecimento, uma festa, uma ação; e a gente conseguia relacionar isso com meme ou com outro acontecimento da casa e deu super certo porque é sobre não deixar o público olhar aquilo como um conteúdo de publicidade apenas”.

Outro ponto-chave do debate foi a adaptação de conteúdos televisivos para diferentes plataformas, conforme destacado por Rennan Valverde (Globo). Ele revelou que a audiência da TV e das redes sociais, embora diferentes em perfil e idade, se complementam. “Não é apenas derivar o conteúdo da TV, mas criar algo novo, exclusivo para o digital, com uma linguagem própria”, afirmou Rennan, referindo-se aos desdobramentos digitais da programação da emissora.

Ainda durante o debate, Rodrigo Neves reforçou a importância de diversificar as plataformas e adaptar o conteúdo para cada uma delas. Ele comentou sobre a recente queda do X (antigo Twitter) e como o Tracklist viu um crescimento significativo nas demais redes. “Foi um pouco desesperador no começo, mas a gente já estava se preparando. Há um tempo que temos perfis em outras redes sociais e outros canais e a gente sempre levou nosso conteúdo — não o mesmo, mas um conteúdo que sai no Twitter de outra forma”, começou.

“Com o X/Twitter fora do ar a gente só reforçou isso, na verdade, e para gente foi até positivo porque as nossas redes cresceram muito. Então, o TikTok, principalmente, a gente bateu recorde de engajamento — muito mais, inclusive, do que a gente tinha no Twitter — e foi graças a esse esforço que fizemos de criar um conteúdo adaptado para outros canais”, finalizou Rodrigo.