in , , ,

“Therefore I Am” e as pistas sobre o novo álbum de Billie Eilish

Capa do single "Therefore I Am". Uma cabeça de cerâmica branca quebrando ao entrar em contato com o chão. O chão e o fundo são vermelhos.

Anunciado há três dias, o single Therefore I Am foi lançado nesta quinta-feira (12) e, juntamente às outras músicas liberadas por Billie Eilish após o fim de seus trabalhos com o álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, a nova obra mostra o que esperar do próximo álbum.

Capa do single "Therefore I Am". Uma cabeça de cerâmica branca quebrando ao entrar em contato com o chão. O chão e o fundo são vermelhos.
Imagem: Reprodução.

Os singles do novo álbum

Desde que Billie Eilish finalizou seus trabalhos com o álbum When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, a cantora lançou três singles: everything i wanted, my future e, hoje, Therefore I Am.

Há, também, a canção No Time To Die, que foi composta para a franquia cinematográfica 007, um desejo de Billie e seu irmão, que relataram amar os filmes de James Bond. No entanto, por ser uma música feita para os cinemas, talvez ela não entre no próximo álbum da cantora.

Thefore I Am: o resultado de uma escalada musical e sentimental

Os singles lançados por Billie Eilish até agora podem não ser tão diferentes musicalmente do que a cantora nos apresentou em seus trabalhos anteriores, mas apresentam diferenças em abordagem temáticas e não são parecidos entre si.

everything i wanted

Esta é uma composição dedicada paras Finneas, irmão e parceiro de trabalhos de Billie Eilish. Os dois têm uma relação muito próxima e em diversos momentos a cantora já afirmou que seu irmão é seu melhor amigo.

Essa canção narra um pesadelo de Eilish, em que a cantora concretiza o desejo de se matar e, apesar de muitas pessoas estarem observando, apenas uma tenta impedi-la. Segundo a cantora, esta pessoa é seu irmão, que promete protegê-la enquanto for capaz.

A música tem um instrumental leve, que se intensifica apenas no refrão. Billie Eilish canta calmamente, e em alguns momentos sua voz fica tão suave que é como se ela estivesse realmente ficando sem forças, talvez uma alusão à morte eminente em seu pesadelo.

my future

Em my future, Billie Eilish fala que mudou de planos e que não irá mais para casa: ela está apaixonada por seu futuro. Não está apaixonada por mais ninguém, apenas quer conhecer a si mesma.

A faixa destacou-se de todas já lançadas por Billie devido ao teor otimista, em contraponto a músicas como as de seu primeiro álbum, em que ela abordava temas como depressão, medos e pensamentos suicidas.

Começando calmamente, a música torna-se animada e acompanha Billie com batidas dançantes quando a cantora começa a relatar como se sente bem no momento. Ela está ansiosa por conhecer o que o seu futuro lhe reserva, algo que ela tem certeza de que será bom.

O clipe para essa faixa é um destaque à parte, pois mostra claramente tal transição de humor de Billie. No início, o vídeo, uma animação 2D, mostra a cantora observando tudo ao ser redor melancolicamente, na companhia da natureza, da chuva e do luar. Porém, logo esse ambiente triste é renovado e acompanha a positividade da música: a chuva para, o sol aparece, as plantas florescem.

Therefore I Am

Esta faixa começa como um chute na porta. Não há uma início lento, tampouco uma introdução: a letra começa pelo refrão, precedido apenas por alguns segundos do instrumental que acompanhará a faixa, de graves pesados, bem demarcados.

Na letra, Billie usa a clássica frase “penso, logo sou”, do filósofo René Descartes, para afirmar seu poder. Isso porque, semanas atrás, um tweet com fotos de Billie Eilish usando roupas justas viralizou e gerou muitos comentários negativos sobre a aparência da cantora.

Ao longo da música, Billie faz referências ao acontecimento, como ao afirmar que não quer ver seu nome relacionado ao de determinada pessoa, pois eles estão em diferentes “linhas”, ou ao citar Descartes, dizendo “você pensa que é o cara/ eu penso, logo sou”.

Em poucas palavras, toda a opinião da cantora sobre o ocorrido pode ser definida pelos versos do pré-refrão: “você se divertiu?/ eu não poderia me importar menos”.

Juntamente ao lançamento da música, Billie Eilish soltou, no Youtube, o clipe. Nele, a cantora invade um shopping vazio e, enquanto é acompanhada por uma câmera, que grava tudo em dois planos-sequência, rouba comidas de fast-foods do local.

Ao final do clipe, a cantora acumula vários alimentos em suas mãos e seu recado está bem dado: ela não se importa.

O próximo álbum

Observando a crescente otimista de Billie Eilish, a recusa aos pensamentos suicidas e a reafirmação de sua personalidade e confiança, é possível afirmar que o próximo álbum de Billie, ainda sem data de lançamento revelada, terá uma abordagem temática bem diferente do primeiro.

Em When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, a maioria das faixas mostravam um lado obscuro da cantora, um pop dark que falava sobre temas pesados que rondavam a cabeça da jovem, destrinchados também em entrevistas que a cantora dava.

Agora, tendo ouvido as novas faixas, é notável que, mesmo que a cantora ainda cite esses temas, a roupagem é outra. Porvavelmente Billie Eilish ainda tocará em seus traumas, afinal ela o fez em everything i wanted, por exemplo. No entanto, com o lançamento de my future e, principalmente, Therefore I Am, podemos esperar um disco com mais mensagens provocativas e autoconfiantes que o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *