in

Taylor Swift divulga carta aberta e muda política de stream da Apple

taylor-swift-welcome-to-new-york-2O Apple Music, novo aplicativo de streaming da Appel, será lançado no dia 30 de junho, e mesmo sendo uma proposta de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Taylor Swift não disponibilizará o álbum “1989” no serviço. A cantora logo divulgou uma carta aberta em que explicava seus motivos e criticava fortemente a política da Apple, que não pagaria cantores ou compositores por três meses. Confira:

Eu escrevo isso para explicar porque estou segurando o lançamento do meu álbum, 1989, pro novo serviço de streaming, Apple Music. Sinto que isso necessita de uma explicação pois a Apple foi e continua sendo uma das minhas melhores parceiras em vender música e criar formas de me conectar com meus fãs. Eu respeito a companhia e as verdadeiras mentes engenhosas que tem criado um legado baseado em inovação e indo além.
Tenho certeza que vocês já sabem que a Apple Music estará oferecendo três meses gratuitos pra qualquer pessoa que assinar o serviço. Não tenho certeza se vocês sabem que a Apple Music não estará pagando os compositores, produtores, ou artistas por esses três meses. Eu fiquei surpresa, desapontada e achei algo completamente diferente dessa empresa historicamente progressiva e generosa.
Isso não é sobre mim. Sou muito grata por estar no meu quinto álbum e poder sustentar a mim mesma, minha banda, minha equipe e todo meu time de gestão fazendo shows. Isso é sobre o novo artista ou banda que acaba de lançar seu primeiro single e não será pago pelo seu sucesso. Isso é sobre o jovem compositor que acaba de receber seu primeiro pagamento e pensava que os royalties o ajudariam a sair das dívidas. Isso é sobre o produtor que trabalha incansavelmente para inovar e criar, assim como os inovadores e criadores da Apple são pioneiros em seu campo… mas não serão pagos por um quarto do valor de suas execuções em um ano.
Essas não são queixas de uma criança petulante e mimada. São sentimentos ecoados de cada artista, compositor e produtor no meu circulo social que tem medo de falar publicamente pois nós admiramos e respeitamos muito a Apple. Nós simplesmente não respeitamos essa atitude em particular.
Eu percebo que a Apple está trabalhando para alcançar um objetivo com o pagamento de streaming. Eu acho isso um belo progresso. Nós sabemos o sucesso astronomico que a Apple tem e sabemos que essa companhia incrível tem o dinheiro para pagar artistas, compositores e produtores por um período de três meses… mesmo que seja de graça para os fãs testarem.
Três meses é um bom período para não se receber nada e acho injusto pedir que qualquer pessoa trabalhe por nada. Eu digo isso com amor, reverência e admiração por tudo que a Apple já fez. Espero que em breve eu possa me juntar a eles em seu progresso em um modelo de streaming que pareça ser justo para aqueles que criam música. Acho que essa poderia ser a plataforma certa.
Mas eu digo a Apple com todo o respeito, não é tarde para mudar essa política e mudar a mente daqueles da indústria musical que serão profundamente e gravemente afetados por isso. Nós não pedimos pra vocês iPhones de graça. Por favor, não nos peçam pra lhes provermos nossa música sem nenhuma compensação.
Taylor

Logo o posicionamento de Taylor ganhou repercussão na mídia e entre seus colegas famosos, que manifestaram seu apoio via Twitter. E não é que todo esse burburinho deu certo? Nesta segunda-feira,  Eddy Cue, vice-presidente sênior de softwares e serviços da Apple, divulgou que a companhia decidiu recompensar todos os criadores por suas obras.

Sem título
A Apple sempre terá certeza de que os artistas sejam pagos. #iTunes #AppleMusic #AppleMusic pagará aos artistas pelo streaming, até mesmo no período de testes dos usuários. Nós te ouvimos, @taylorswift13 e artistas indie. Com amor, Apple.

Segundo o portal BuzzFeed, “o próprio Cue ligou para Taylor para anunciar sobre a decisão da empresa”, e ela se manifestou, via Twitter.

Estou contente e aliviada. Obrigada por suas palavras de apoio hoje. Eles nos ouviram. 

Resta saber se agora a cantora irá disponibilizar seu álbum mais recente na plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *