in

“Super Mario Bros.”: 54 referências aos jogos no filme

Na lista, diversos games novos e antigos fazem sua aparição no longa, que estreou esta semana nos cinemas

Foto: Divulgação

(Cuidado! Esta matéria contém spoilers!) Super Mario Bros. O Filme” chegou nesta semana aos cinemas brasileiros e é um prato cheio para os fãs da franquia de jogos da Nintendo, pois traz diversas referências aos games, tanto antigos quanto os mais atuais. Confira, na lista abaixo, 54 delas para aproveitar o novo filme!

54 referências aos jogos no “Super Mario Bros. O Filme”

Na lista a seguir, serão listadas todas – ou a maioria – dos easter eggs, referências e mais sobre os jogos que aparecem em “Super Mario Bros. O Filme”. Então, cuidado com spoilers! O longa está disponível em cartaz em cinemas de todo o Brasil.

1) A primeira referência vem logo na abertura da Illumination. É uma menção simples aos jogos Mario Kart, em que um minion (da saga “Minions”) acelera no semáforo e erra o boost da largada porque erra o tempo na contagem de 1, 2, 3.

2) A propaganda completa dos irmãos Mario e Luigi como encanadores os traz deitados em um banco, usando capas amarelas. Essas capas são power-ups do Super Mario World (Super Nintendo).

3) No mesmo estabelecimento em que os irmãos assistem ao comercial, uma pessoa vestida com o design antigo do Mario (“Jumpman”) está jogando Donkey Kong clássico, de 1981, em um fliperama. Essa mesma pessoa aparece na referência 52).

Foto: Divulgação

4) O ex-chefe dos irmãos no filme, que se chama Spike, faz parte do jogo Wrecking Crew (1985).

5) O toque do celular do Luigi é a vinheta de abertura do Nintendo Game Cube.

6) Punch Out (1984) é o nome de uma pizzaria, que aparece na mesma rua em que os irmãos estavam. Outra placa também traz referência ao jogo Duck Hunt (1984). Há também um lava car inspirado em Balloon Fight (1984).

7) Ao receber a ligação da primeira cliente, os irmãos correm pela cidade para atendê-la. O cenário da primeira fase de Super Mario Bros. é recriado com elementos urbanos, como tijolos e baldes amarelos.

Foto: Divulgação

8) Quando Mario está em seu quarto, triste pelo atendimento ter dado errado, ele está jogando Kid Icarus (1987). 

9) Decorando seu quarto, tem uma nave do modelo Arwing pendurada acima de sua TV, presente na saga de jogos Star Fox

10) Ao mudar de canal, a personagem Pauline aparece no jornal como prefeita da cidade, anunciando o vazamento de água no bairro. Sua primeira aparição nos jogos da Nintendo foi no clássico Donkey Kong.

11) Para tentar salvar a cidade, Mario e Luigi se aventuram dentro dos esgotos. No cenário, há uma placa de “Level 1-2”, referência às fases clássicas de Super Mario que sempre trazem o subterrâneo.

12) Ao descobrirem uma “sala secreta”, os irmãos são sugados por um cano mágico que os levam a outro universo. Luigi vai parar no que é tomado pelas sombras, caindo em uma floresta, somente com sua lanterna, semelhante à introdução de “Luigi’s Mansion” (2001).

Foto: Divulgação

13) Quando Luigi é sequestrado pelos Shy Guys, ele tem um flashback em que aparecem o Baby Mario e Baby Luigi, que foram primeiro apresentados em “Super Mario World 2: Yoshi’s Island” (1995).

14) Já capturado, Luigi e os prisioneiros são vigiados por Koopa Clown Cars.

15) Durante um show de rock no castelo do Bowser, a música apresentada é do jogo Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (2021).

16) Enquanto isso, o Mario cai no Reino dos Cogumelos. Ao caminhar pela cidade, acompanhado do Toad, diversas referências aparecem. A primeira são os Toads coletando moedas em três caixas diferentes, que aparecem em minigames bônus e diversos jogos de Super Mario.

17) Na cidade, há também uma loja com fachada roxa chamada “Crazy Cap”, presente em Super Mario Odyssey (2017). 

18) A Toadette faz sua única aparição em um pôster pregado na parede junto a uma banda de Toads.

19) Em uma loja de Antiguidades, há diversos itens com referências. A moeda do Yoshi de Super Mario World e o martelo de Donkey Kong aparecem em displays de vidro, há blocos de notas musicais e blocos de “Pow”, sinos de power-up, boomerang, chave do Yoshi’s Island e mais.

20) Enquanto isso, um par de Toads negociam a venda de um cartucho de Super Nintendo, em que o vendedor avisa que, para fazê-la funcionar, “basta assoprar” um pouco.

21) Antes do Toad guiar o Mario para subir em uma plataforma, os Toads de Super Mario Maker (2015) aparecem no cenário, trabalhando.

22) O cano transparente usado para transporte até o castelo da Peach aparece em Super Mario 3D World (2013).

23) Já no castelo da Peach, a construção é inspirada no mesmo castelo do Super Mario 64 (1996), principalmente pelo vitral da princesa.

24) Antes de entrar no castelo, Mario é parado por dois Toads guardas que brincam que “a princesa está em outro castelo”, frase clássica presente em diversos jogos de Super Mario.

Foto: Divulgação

25) Para distraí-los, Toad se senta e começa a cozinhar para eles, igual o personagem faz no jogo Captain Toad: Treasure Tracker (2014).

26) Ao encontrar com a Peach, Mario precisa convencê-la a ajudar a salvar seu irmão. Com isso, ela o desafia a enfrentar um trajeto com inúmeros elementos de fases diversas de Super Mario. Ao terminar, a princesa plana com seu vestido, habilidade do jogo Super Mario Bros. 2 (1988) – além disso, toca a musiquinha de finalização de fase clássica dos jogos.

Foto: Divulgação

27) Convencida, Peach e Mario saem em uma aventura para unir forças ao exército do reino dos Kongs para tentar impedir Bowser. No meio do caminho, Toad se junta à aventura com sua mochila, característica do Captain Toad – tocando inclusive sua trilha sonora.

28) Durante a viagem, eles passam por diversos cenários, em que um aparecem diversos Yoshis coloridos, no outro aparece o canhão do Super Mario 64 utilizado para chegar em ilhas flutuantes, o mundo das pirâmides invertidas de Super Mario Odyssey e mais.

29) Antes de chegarem ao reino, eles param em um jardim de flor de fogo, em que Peach compartilha sua memória mais antiga de como foi parar naquele mundo – como Baby Peach. Sua primeira aparição foi no jogo Mario & Luigi: Partners in Time (2005). Depois, ela aparece com o power-up de fogo, com o vestido branco e vermelho.

30) Ao entrar no reino dos Kongs, o trio é levado por um guia que usa um carro no modelo do jogo Mario Kart: Double Dash (2003).

31) Peach tenta convencer o rei Cranky Kong a ajudá-la na missão de impedir Bowser, porém só irá aceitar se Mario enfrentar seu filho, Donkey Kong. Já na arena, a música em que o DK entra para a luta é “DK Rap”, abertura do jogo Donkey Kong 64 (1999).

32) O cenário da arena é inspirado no jogo clássico original de DK, além de outros elementos de jogos de Super Mario.

33) Na plateia, Diddy Kong, Dixie Kong e Chunky Kong aparecem torcendo pelo Donkey Kong.

34) Vários dos golpes usados por ambos na luta são ações e poses presentes nos jogos Super Smash Bros..

35) Com as caixas instaladas de power-up na arena, Mario come um Mini Mushroom, já no novo design de New Super Mario Bros. (2006), diminuindo-o de tamanho.

36) Outro power-up adquirido por Mario é o Super Bell, que o transforma em gato, igual ao jogo Super Mario 3D World (2013).

37) Após Mario ganhar a luta, o rei mostra um mapa para planejar sua estratégia. Esse mapa é claramente inspirado em Super Mario World (1990).

38) Enquanto isso, Bowser ensaia para o seu casamento imaginário com a Peach. Sua roupa de noivo, junto com o buquê de Piranhas Plant, é a mesma de Super Mario Odyssey (2017).

Foto: Divulgação

39) Como parte da estratégia de ataque ao Bowser, o grupo precisam utilizar os famosos karts. Aqui, inúmeras referências a Mario Kart aparecem em “Super Mario Bros. O Filme”, como quando Peach, Mario e Toad são levados para a oficina para criar seus veículos. As opções aparecem como é no Mario Kart 8 (2014), com direito até ao botão “A” de confirmar – além da trilha sonora.

40) A Peach, com sua clássica moto, usa as mesmas roupas que usa nos jogos de Mario Kart.

41) A Rainbow Road é a pista de destaque na corrida dos karts. Nelas, são muitas as referências aos jogos, com cascos verdes, banana, bomba, planadores, turbos azul, laranja e roxo e o famoso casco azul. Além da roda gravitacional, característica apresentada no Mario Kart 8.

42) A corrida acaba sendo invadida pelo exército de koopas, onde um Koopa Troopa, com seu casco azul, explode o kart do Donkey Kong, levando ele e Mario a serem engolidos por uma versão gigante da enguia que está presente no Super Mario 64 (1996).

Foto: Divulgação

43) Capturados, o grupo é forçado a se render e Peach aceita se casar com Bowser. No casamento, King Boo (Luigi’s Mansion) e King Bob-omb (Super Mario 64) são convidados do casamento.

44) Inclusive, um dos presentes de casamento é um ovo de Yoshi.

45) Para fugir de dentro da enguia, Mario e DK fogem utilizando um barril de foguete, presente em Donkey Kong Country Returns (2010).

Foto: Divulgação

46) No trajeto para a corrida do castelo, por dentro do Reino dos Cogumelos, Donkey Kong ganha poder de fogo, um fato inédito para o personagem, deixando sua pelagem vermelha e a gravata branca.

47) Por outro lado, Mario ganha o poder de Tanooki, adquirindo a habilidade de voar, apresentada em Super Mario Bros. 3 (1988).

48) No altar, Peach revela de seu buquê uma flor de gelo – de Mario & Luigi: Partners in Time (2005) – ganhando esse power-up para enfrentar Bowser e seus aliados. Seu vestido vira azul, também inédito na personagem.

49) Após Bowser jogar um enorme Bullet Bill para destruir o reino, Mario o impede e guia o projeto para o cano de teletransporte. Isso destrói a passagem, sugando boa parte do mundo de volta para a realidade do Mario e Luigi.  

50) Já na luta final do filme, Mario e Luigi estão de volta à rua onde começaram o filme, e conseguem ficar invencíveis com o power-up da Super Estrela, item comum na saga dos jogos.

51) Eles derrotam Bowser pegando-o pela cauda e girando sem parar, como faz o Mario no jogo Super Mario 64 (1996), depois finalizam a luta com um grande soco no ar.

52) Os civis que observaram a luta celebram a vitória. O mesmo personagem da referência 3) reaparece, dublado por Charles Martinet – que dubla também o pai do protagonista na versão norte-americana -, que é também dublador original de Mario, Luigi, Wario e Waluigi.

53) Já nos créditos finais de “Super Mario Bros. O Filme”, além de um grande medley com a trilha sonora original dos jogos, toca também uma música do Super Mario Galaxy (2007).

54) O primeiro pós-crédito é o Bowser tocando piano, cantando novamente uma música de amor para Peach. Mas, no segundo pós-crédito, há um ovo de Yoshi chocando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *