in ,

“Shawn Mendes – In Wonder”: 5 motivos para assistir ao documentário

Shawn Mendes em uma foto preto e branco olhando para cima para a foto promocional de seu documentário in wonder

O documentário “Shawn Mendes – In Wonder” saiu nessa segunda-feira (23) na Netflix e nós do Tracklist já assistimos! O filme sobre o cantor de 22 anos foi anunciado no dia 13 de outubro e foi dirigido por Grant Singer. 

O documentário destaca a vida de Mendes, sua carreira musical, sua vida pessoal e mais. A produção usou filmagens capturadas entre 2018 e 2019, incluindo filmagens da turnê mundial homônima do cantor que o levou pelos cinco continentes. 

“Esta é uma história sobre um menino crescendo – não a história de uma estrela pop”, disse o diretor Grant Singer. “Essa distinção é representativa em como abordamos as filmagens. Em muitas cenas, é quase como se você estivesse ao lado do Shawn, por cima do ombro dele, vendo o mundo do seu ponto de vista, através de sua experiência para mergulhar o espectador, mas também para se aproximar dele, no esforço de vê-lo mais honestamente. Eu queria capturar um sentimento que fosse sincero e estimulante e permitisse ao espectador um acesso íntimo a ele e ao mundo em que vive”, concluiu.

5 motivos pelos quais você deve assistir ao documentário

1. Nostalgia

Se você é fã do cantor desde a época do Vine, você provavelmente vai se sentir bastante nostálgico. O documentário “In Wonder” cumpre sua missão ao retratar bem o início da história de Shawn Mendes, quando ele desenvolveu o amor pela música em seu quarto em Ontário, e se tornou famoso no extinto aplicativo Vine.

Shawn começou a postar seus vídeos curtos em 2013. Seu primeiro cover no Vine foi da música “As Long as You Love Me” do Justin Bieber. O cantor fazia versões covers de músicas de seus maiores ídolos, como Ed Sheeran, Justin Bieber, Adele e outros artistas que lideravam as paradas naquela época. Esses vídeos chamaram bastante a atenção do seu atual empresário, Andrew Gertler. 

Na época, ele procurava no YouTube covers de “Say Something” de A Great Big World. Assim que encontrou Mendes, soube que havia achado um talento imenso. Prontamente ele enviou o clipe para Ziggy Chareton, gerente de Artistas e Repertório da Island Records.

2. Vida pessoal

E se você busca conhecer mais da vida pessoal de Shawn Mendes, saiba que “In Wonder” é repleto de momentos com o cantor e sua família, momentos em seu apartamento, a casa onde cresceu, amigos de infância e mais. 

Durante o documentário também vemos um Shawn mais vulnerável e inseguro. No início de sua carreira, ao ser contatado por Andrew Gertler, ele questiona se conseguiria se virar sozinho na indústria da música ou se precisava de uma banda para ajudá-lo.

Durante uma viagem de volta ao Canadá, Shawn passa um tempo com sua irmã mais nova, Aaliyah. Ela diz que nem sempre ele aceitava a ideia de se tornar famoso. “Eu perguntei a ele se ele queria ser famoso um dia, e ele acabou a ideia tão rápido. Ele estava tipo, ‘Não, eu não quero ser famoso. Parece horrível.’ [Ele estava] enojado com essa ideia”, finalizou Aaliyah.

3. Relacionamento com Camila Cabello

Esse momento é todo dedicado a quem shippa Shawmila (Shawn + Camila)! 

“Nos últimos quatro anos, sendo apenas amigos e não podendo nos ver muito até, finalmente, podermos ficar juntos, ela sempre esteve lá para cuidar de mim como ser humano”, afirma Shawn sobre sua atual namorada, Camila Cabello. “Ela me protege, e acho que é para isso que serve um parceiro”, conclui.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Shawn Mendes (@shawnmendes)

Durante todo o documentário há muitas cenas onde os dois estão juntos, trocando carinho e afeto. Podemos conferir o exato momento em que o casal se conheceu, há cinco anos, passando pelo ensaio e a apresentação do MTV VMA 2019 — quando o namoro estava recém descoberto —, até os dias atuais.

Shawn também demonstra todo seu amor por Camila no documentário, afirmando que ela tem sido a inspiração de todas as suas músicas. “Estávamos em Nova York e minha música tocou no rádio ou algo assim, e digo que aquilo é sobre ela, e eu fico tipo, ‘Sim, é sobre você.’ E eu fico tipo, ‘Tudo é sobre você. [As músicas] sempre foram sobre você’”, lembra o cantor. 

4. Bastidores da Shawn Mendes: The Tour (e o show cancelado em São Paulo)

Se você acompanhou toda a saga da última turnê do cantor pelo mundo, temos boas notícias! Além de filmagens dos últimos dois anos do cantor fora do palco, o documentário também está repleto de cenas de Shawn Mendes durante suas apresentações e em seus bastidores! Há tomadas incríveis do cantor no palco, cantando músicas suas e de outros artistas.

Nessa sua jornada de 105 shows, sua voz começa a falhar ainda na Europa, em Londres. Há depoimentos de frustração e de tristeza do cantor, contudo, ele leva um tempo para refletir sobre sua agenda e sua rotina de trabalhos. “Eu sou tão agradecido. Eu amo essas apresentações. Nunca me diverti mais na minha vida”, diz Shawn. 

“Mas, ao mesmo tempo, eu só quero sair com meus pais e assistir filmes, dirigir por um subúrbio e deitar em um campo de futebol e, você sabe, fumar um baseado e olhar para as estrelas com meus amigos e, tipo, comer um pouco carne seca. […] Eu sinto falta disso agora. É muito intenso o tempo todo. ”

Shawn também teme que um dia ele perca sua voz, o que o impossibilitaria de transmitir sua verdade através de suas músicas: “Estou constantemente aquecendo e checando minha voz com medo do fato de que um dia eu irei cantar e [minha voz] simplesmente não vai sair”, diz o cantor enquanto cenas de seus fãs chorando após seu show no Brasil ser cancelado, no dia 30 de novembro de 2019.

5. Processo criativo de “Wonder” e o que esperar do futuro

E se você está tão ansioso pelo novo álbum de Shawn Mendes, intitulado “Wonder”, que sai na próxima sexta (04), durante todo o documentário vemos de perto seu processo criativo. Além disso, conseguimos ouvir as prévias de algumas músicas que ainda não foram lançadas, como “Always Been You”, “Teach Me How to Love”, “Higher” e outras.

Shawn Mendes em uma foto preto e branco olhando para cima para a foto promocional de seu documentário in wonder
Foto: Reprodução

Sobre o futuro, Shawn afirma: “Nos próximos 10 anos, tudo o que eu fizer será em alta velocidade”, diz ele. “Como um atleta em seu auge. Eu tenho que continuar”, conclui. O cantor ainda diz durante as cenas que busca sempre fazer músicas melhores a cada lançamento. É notável o seu amadurecimento, tanto pessoal, quanto artístico, dentre seus quatro álbuns de estúdio.


O documentário “Shawn Mendes – In Wonder” nos deixa mais ansiosos do que nunca para o lançamento do novo álbum do cantor. “Wonder” tem previsão de estreia para a próxima sexta-feira (4). “Intro”, “Wonder” e “Monster” — com Justin Bieber — já foram lançadas.

E aí? O que você espera dessa nova era do cantor pop? Ficou ansioso para assistir ao documentário? Não se esquece de comentar com a gente nas nossas redes sociais (e assistir ao longa)!

Leia também: “Wonder”: Shawn Mendes conta o que podemos esperar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *