in

Shantal denuncia violência obstétrica em áudios que circulam na internet

shantal denuncia violência obstétrica
Foto: Reprodução/Instagram/@shantal

Nesta sexta-feira (10), alguns áudios de Shantal Verdelho começaram a circular pelas redes sociais, em que a influencer falava sobre um episódio de violência obstétrica que sofreu durante o parto da filha, Domenica.

Nos áudios propagados, Shantal denunciava a postura do ginecologista e obstetra Dr. Renato Kalil. Ela afirma que o médico relevou o sexo de seu bebê sem o seu consentimento, semanas antes do parto. Ela também afirma que, no dia do nascimento de sua filha, todo o procedimento foi feito de maneira agressiva.

Em um momento, a influenciadora diz que o médico aparece nas filmagens a “rasgando com a mão” – isso teria sido feito desnecessária e propositalmente, já que ela se recusou a fazer uma episiotomia.

Ela também conta que Kalil a constrangeu na frente de seu marido, e também em ocasiões em que falava com outras pacientes. “Descobri que ele falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘ficou arregaçada, se não fizer episiotomia, vai ficar igual”.

Shantal não se pronunciou publicamente após o vazamento dos trechos. No entanto, ela enviou uma nota para a revista Marie Claire: “É difícil passar por esse processo pessoal em meio aos cuidados de uma filha recém-nascida“, afirma. Além disso, ela diz que enviou os áudios e alguns vídeos para um grupo com amigas, em que falavam sobre a maternidade. “A intenção era unicamente dividir a experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”.

Renato Kalil nega as afirmações de Shantal sobre violência obstétrica

A assessoria de imprensa do médico se pronunciou, neste sábado, sobre as acusações. Em nota enviada para a imprensa, é dito que o parto aconteceu sem qualquer intercorrência.

“A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”, diz o texto.

Ainda na nota enviada para a Marie Claire, Shantal rebateu as declarações do médico. “Shantal vem a público por meio desta nota, em respeito a todos seus seguidores, mães e famílias que a acompanham e reitera que: apesar de ser difícil passar por esse processo pessoal em meio aos cuidados de sua filha recém-nascida, em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde, estará também nos próximos dias tomando as devidas providências jurídicas. Ela agradece todo o carinho que está recebendo desde que isso se tornou público”.

shantal denuncia violência obstétrica
Foto: Reprodução/Instagram/@shantal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *