A Pitchfork, renomado veículo estadunidense conhecido por publicar críticas, comentários e notícias sobre o mundo da música, passará por mudanças. Entenda as novas negociações da empresa e o que se sabe sobre o futuro do site.
Pitchfork irá passar por mudanças; entenda
De acordo com o New York Times, em matéria publicada na última quarta-feira (17), a Pitchfork será incorporada à GQ Magazine, revista de moda masculina, após uma série de demissões em massa da equipe da empresa. Ambas as publicações fazem parte da Condé Nast, um dos maiores grupos internacionais de edições de revistas.
“Essa decisão foi tomada após uma avaliação cuidadosa do desempenho da Pitchfork e do que acreditamos ser o melhor caminho a seguir com a marca, para que a nossa cobertura musical possa continuar a prosperar dentro da empresa”, escreveu Anna Wintour, diretora de conteúdo da Condé Nast, em nota para a sua equipe emitido na quarta-feira (17).
“Tanto a Pitchfork quanto a GQ têm maneiras únicas e valiosas de abordar o jornalismo musical, e estamos entusiasmados com as novas possibilidades juntos”, continuou Wintour, explicando que devido a essas mudanças na Pitchfork, alguns funcionários precisaram ser desligados da revista, incluindo a editora-chefe Puja Patel. Não foi revelado quantas pessoas foram demitidas.
Ainda segundo o comunicado, mais informações sobre essa reestruturação serão divulgadas nas próximas semanas. A editora Jill Mapes escreveu em seu X/Twitter sobre a situação: “Eu me refiro ao meu trabalho na Pitchfork como estar em uma roda gigante na hora de fechar, apenas esperando que eles me puxem para baixo. Depois de quase 8 anos, as demissões em massa me pegaram”, desabafou.
O fundador da Pitchfork e ex-editor-chefe, Ryan Schreiber, também comentou o caso: “Extremamente triste com a notícia de que a Condé Nast optou por reestruturar a Pitchfork e demitir grande parte de sua equipe, incluindo alguns profissionais que foram parte integrante de suas operações por muitos anos/décadas. Enviando amor a todos os afetados e esperando o melhor para seu futuro”.
Criada em 1996 por Schreiber, a Pitchfork é considerada uma renomada fonte de notícias musicais, mais conhecida por suas críticas e análises de diversos trabalhos de inúmeros artistas. Como descrita pelo NY Times, no decorrer dos anos, tornou-se uma alternativa aos leitores da Rolling Stone para um público ávido por um gosto musical mais indie.
A Condé Nast adquiriu a revista em 2015, porém, “com a ascensão do streaming de música, das redes sociais e dos podcasts, a Pitchfork perdeu parte do prestígio cultural que possuía há duas décadas. E, tal como muitas empresas de comunicação social, a Condé Nast, cujo portfólio inclui a The New Yorker, a Vanity Fair e a Vogue, tem lutado para permanecer rentável face aos cortes na publicidade”, avaliou o NY Times.