in ,

Olivia Rodrigo: “good 4 u” + o que os críticos esperam do primeiro álbum?

A imagem mostra um recorte da capa do single "good 4 u" da cantora Olivia Rodrigo. Ela está usando luvas pretas com os braços cruzados, usando uma roupa de líder de torcida e olhando para frente séria.
Foto: Divulgação/Instagram

A grande voz do momento, Olivia Rodrigo, finalmente entrou em contagem regressiva para seu primeiro álbum! Intitulado “Sour”, o disco chegará com 11 músicas, sendo três já lançadas. Seu último single, “good 4 u”, acabou de sair. Confira!

Leia também: Olivia Rodrigo publica trailer de “Sour” e libera detalhes de “good 4 u”

Como um bom pop dos anos 2010, “good 4 u” é claramente influenciado por clássicos. Na faixa há uma pegada rock, predominando o som da guitarra e bateria. Pela imagem de divulgação, inclusive, dá para perceber a estética relacionada ao ensino médio e líderes de torcida.

No início dessa semana, Olivia liberou o trailer de “Sour”, mostrando os bastidores da produção do projeto. Em poucas horas, o vídeo contava com mais de 500 mil visualizações e ficou em alta!

Após o sucesso de seu primeiro single, ‘driver’s license‘, Olivia ficou cada vez mais em evidência. Não bastassem os recordes quebrados por essa faixa, sua música ‘deja vu‘ estreou no top 10 da Billboard Hot 100.

Com isso, ela se tornou a primeira cantora na história do chart a colocar os dois primeiros singles da carreira entre as 10 primeiras colocações da parada.

As expectativas para seu primeiro álbum de estúdio estão muito altas. Tanto mídia especializada quanto os fãs têm especulado sobre ele. Confira abaixo o que pode nos esperar!

O que a mídia especializada espera de “Sour”, primeiro álbum de Olivia Rodrigo?

1. Sobre a sonoridade

Não há dúvidas de que Olivia é uma das maiores estrelas em ascensão do pop atual, mas a mídia especializada espera mais do que músicas pop tradicionais para adolescentes.

E quem disse isso foi a própria Olivia! Em uma entrevista para o The Face, ela afirmou: “Acho que sou considerada uma artista pop, mas nunca me senti como uma. Esse álbum está cheio de coisas que eu gosto, que são muito diversas.”

“Há elementos de rock alternativo ali, pop alternativo, algum country e, definitivamente, muito folk. Acho que qualquer pessoa pode encontrar algo que goste escondido em uma das músicas.”

Olivia revelou ainda que ela foi inspirada pelos sons das bandas No Doubt e White Stripes durante a gravação do álbum.

Ela também já se mostrou muito influenciada pela sonoridade de Taylor Swift, Lorde, Alanis Morissette e Phoebe Bridgers, então vamos esperar o inesperado!

2. Sobre as músicas

A imagem mostra um recorte da  capa do single "good 4 u" da cantora Olivia Rodrigo. Ela está usando luvas pretas com os braços cruzados, usando uma roupa de líder de torcida e olhando para frente séria. A imagem destaca a matéria "Olivia Rodrigo: "good 4 u" + o que os críticos esperam do primeiro álbum?"
Foto: Divulgação/Instagram

Olivia também disse ao The Face que escreveu grande parte das músicas do “Sour” há dois anos, quando tinha 17 anos, o que é, como sabemos, uma época de descobrimentos internos e externos.

Nas próprias palavras de Olivia, ela começou a trabalhar no álbum em uma “idade realmente estranha, em que você está descobrindo tantas coisas: como deseja ser tratado, amor e desgosto, como você se encaixa no mundo e como se relaciona com outras pessoas.”

“[Sour] sou eu lutando com todos eles [os sentimentos]. Não foi algo que escrevi em crítica. É muito como eu estava me sentindo naquela época. Eu precisava escrever essas músicas para processar essas emoções”, finalizou.

3. O álbum era antes um EP, significando uma expectativa ainda maior

Os trabalhos começaram no ano passado e os planos iniciais eram de lançar um EP. Contudo, diante da incrível resposta à “driver’s license”, seus planos mudaram de forma compreensiva.

Em entrevista ao site NME, Olivia afirmou: “Eu gostaria fazer um projeto que abrangesse totalmente quem eu sou como artista”, diz ela. “E sinto que o EP não era meu trabalho mais forte.”

Ansiosa para mostrar quem ela era como compositora, ligou para sua gravadora, a Geffen, e pediu para estender o projeto para um álbum completo. Eles, então, aprovaram a ideia.

E com grandes projetos, há grandes responsabilidades e expectativas! “Eu estava realmente inspirada pelos discos de rock alternativo dos anos 90 com ‘Sour’, especialmente as cantoras de rock alternativo”, ela diz, mencionando a Alanis Morissette como uma inspiração particular.

“Os álbuns daquela época eram tão brutalmente honestos e angustiantes, e eu queria fazer um álbum angustiante sobre mim, crescendo e passando por um coração partido”, finaliza.

O que os fãs esperam do disco?

Como abrimos a matéria, é inegável que Olivia Rodrigo seja a voz do momento e um dos maiores nomes do pop contemporâneo. Ninguém esperava que seu primeiro single “driver’s license” fosse bombar como aconteceu ((nem ela).

Ao ser subestimada como “cantora de um hit só”, ela surpreendeu emplacando mais uma música, “deja vu”, também no top 10 da Billboard Hot 100. Com “Good 4 U”, a artista cativa ainda mais espaço no coração dos que estavam em dúvida sobre suas músicas.

Como Olivia disse, seu álbum terá influências diversas e isso já pôde ser visto com as três músicas lançadas. Ela tem se provado bastante versátil e não gosta de se prender a um único gênero musical.

Os fãs, definitivamente, esperam isso do “Sour”: uma mistura de todos os bons sons que Olivia prometeu. Músicas para dançar, chorar, sorrir, contar histórias com a aptidão que apenas ela sabe escrever.

As expectativas estão muito altas e as chances de decepção são mínimas, já que, aliado ao seu incrível talento, ela passou um ano no estúdio com Dan Nigro. O produtor e compositor já trabalhou com Conan Gray, Lewis Capaldi, Carly Rae Jepsen e diversos outros.

Dan entrou em contato com Olivia por DM no Instagram depois de esbarrar em um vídeo dela cantando. Ambos já provaram ter uma ótima sintonia produzindo músicas e não desencantarão seu público.

“Sour” chega às lojas físicas dos Estados Unidos e a todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, 21 de maio. Estamos muito ansiosos!


É fã da cantora? O que você está esperando do primeiro álbum de Olivia Rodrigo? Comente conosco suas expectativas pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *