in

Músicas virais do TikTok sobem nos streams! Veja 4 exemplos

Cardi B e Megan Thee Stallion em wap musica do ano
Foto: Divulgação

Não sei se vocês perceberam, mas, desde o ano passado, o TikTok tem tornado virais diversas músicas pop — e isso é algo que não dá mais para voltar atrás.

Ao passo que os desafios e as famosas tendências (trends) do app catapultam as canções para as paradas de sucesso, também transformam diversos artistas em verdadeiras estrelas.

Mas, claro, viralizar músicas no TikTok não se trata apenas de streams, e ainda hoje os artistas têm poucos dados para entender como suas músicas deixam de ser populares apenas na plataforma e se tornaram um sucesso além dela.

Pensando nisso, um novo estudo da MRC Data, em parceria com a rede social, busca fornecer algumas respostas. Segundo o levantamento, 67% dos usuários provavelmente procurarão uma música que ouviram no app em uma plataforma de streaming de música.

Além disso, o TikTok se mostrou um caminho efetivo para descobrir novas músicas; enquanto 75% dos usuários descobrem novos artistas pela rede social, 63% deles descobrem músicas que nunca tinham ouvido antes.

O estudo também observa que, por diversas vezes, os usuários ouviram no TikTok momentos de suas vidas; 72% dos pesquisados concordam que associam certas músicas ao app das dancinhas.

Ao todo, a pesquisa fornece dados para confirmar coisas que a indústria musical já tem ciência. Mas o levantamento se mostra bastante valioso, já que nos faz entender melhor sobre como as músicas passeiam através e além do TikTok.

Ole Obermann, chefe global de música do aplicativo, disse: “O TikTok se tornou uma parte integrante da descoberta musical, conectando artistas a seus fãs e apresentando marcas a todos os cantos da comunidade.”

Veja 5 exemplos de músicas virais do TikTok que subiram nos streams

1. “Savage Love” (Laxed – Siren Beat) – Jawsh 685 & Jason Derulo

O remix de Jason Derulo dispensa apresentações. A versão de “Savage Love”, assinada pelo DJ Jawsh 685 fez um sucesso no mundo inteiro, não à toa, se consagrou como a mais popular do TikTok do ano passado.

Depois de um tempo sem um hit para chamar de seu, o cantor conseguiu os direitos da nova versão e viralizou no TikTok de maneira impressionante. Com a canção, Derulo voltou à Hot 100 da Billboard, chegando à posição 81.

No mundo inteiro, a canção bombou ainda mais e chegou ao topo da parada de singles da Inglaterra e Nova Zelândia e a 24ª posição na Austrália. Hoje, a canção conta com mais de 810 milhões de reproduções no Spotify.

2. “Savage” Remix – Megan Thee Stallion ft. Beyoncé

Lançada antes por Thee Stallion em formato solo, “Savage (Remix)” foi o primeiro #1 na Hot 100 da rapper e contou com a participação da rainha Beyoncé — tornando-se seu sétimo #1. Hoje, a canção já tem quase 330 milhões de reproduções apenas no Spotify.

Além do charts, a música conquistou três indicações ao Grammy: “Melhor Apresentação de Rap”, “Melhor Música de Rap” e “Canção do Ano”.

As artistas disseram que todos os lucros da canção foram doados à fundação Bread of Life, para ajudar os habitantes de Houston, a cidade natal de Beyoncé e Megan, durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

3. “WAP” (feat. Megan Thee Stallion) – Cardi B

No fim do ano passado, as revistas Rolling Stone e Pitchfork divulgaram suas listas de melhores músicas de 2020 e, em ambas, a canção “WAP” ficou no topo do ranking.

Lançada em agosto passado, o single foi (e ainda é) um sucesso absoluto. Em sua semana de estreia, a canção atingiu o topo da Hot 100 — sendo esse o quarto #1 de Cardi B — e 93 milhões de plays apenas nos Estados Unidos, estabelecendo um recorde histórico para uma música em sua primeira semana.

Músicas virais do TikTok sobem nos streams! Veja 4 exemplos
Foto: Divulgação

Com a ascensão do TikTok, o dançarino Brian Esperon coreografou a faixa e fez o mundo inteiro a dançar no ritmo de “WAP”. Por isso, a canção tornou um viral e acumulou mais de 4 bilhões de visualizações globalmente no app. No Spotify, ela possui mais de 860 milhões de reproduções.

4. “Say So” – Doja Cat

Consideradas uma das melhores músicas de 2020, “Say So” surpreendeu o mundo com sua pegada retrô dos anos 80, uma boa coreografia e uma estética impecável.

A canção não só garantiu o primeiro lugar da Hot 100 da Billboard, como também teve mais de 17 milhões de vídeos criados no TikTok e mais de 1 bilhão de streams acumulados em todas as plataformas.

A música foi a responsável por levar a carreira de Doja Cat para um outro patamar e transformar o disco de 2019, “Hot Pink”, em um dos mais escutados do ano passado.


Conhecia essas músicas? Quais suas favoritas? Quais outras músicas virais do TikTok não mencionamos aqui? Acompanhe e comente essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Leia também: Viral no TikTok, Concê surpreende com single “Acabei Ligando”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *