in

Leonard Cohen morre aos 82 anos

Foi anunciado na noite desta quinta-feira (10) que o cantor e compositor canadense Leonard Cohen faleceu aos 82 anos de idade, conforme divulgado em suas redes sociais. Ainda não é sabido, entretanto, a causa de sua morte ou quaisquer outras informações sobre o caso.

Em sua página oficial no Facebook, foi deixada uma publicação anunciando a morte de Cohen. “É com profunda tristeza que relatamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen faleceu. Nós perdemos um dos visionários mais reverenciados e prolíficos da música. Um funeral será realizado em Los Angeles em uma data próxima. A família pede privacidade durante seu momento de luto”, informa a postagem.

Leonard Cohen nasceu em Montreal, no Canadá, em 1934 e começou sua carreira como poeta e novelista aos 18 anos, quando lançou o seu primeiro livro de poesia, “Let Us Compare Mythologies”, um ano após ingressar à Universidade McGill. Desde então, publicou outras 14 obras que o renderam aclamação mundial como autor e um Prêmio Príncipe das Astúrias das Letras em 2011.

O canadense deu início à sua jornada musical escrevendo duas canções da americana Judy Collins, “Suzanne” e “Dress Rehearsal Fag”, em 1966. No ano seguinte, apresentou-se no Newport Folk Festival, realizado nos Estados Unidos, e chamou a atenção do produtor John Hammond, conhecido por ter revelado grandes nomes como Bob Dylan e Billie Holiday, que o ofereceu um contrato com a Columbia Records para a gravação de seu álbum de estreia, posteriormente lançado em dezembro do mesmo ano com o título de “Songs of Leonard Cohen”.

Apesar de ter passado quase duas décadas gravando diferentes álbuns de estúdio, o sucesso de Cohen no ramo musical se deu por seu trabalho como escritor. Suas composições mais famosas, como “Suzanne”, “First We Take Manhattan” e “Bird On The Wire”, foram regravadas por artistas como Nina Simone, R.E.M. e Johnny Cash.

Em 1984, Leonard apresentava ao mundo a sua composição mais famosa, “Hallelujah”, com o lançamento do disco “Various Positions”. A canção, entretanto, adquiriu sucesso internacional apenas em 1991 ao ser regravada por John Cale. Desde então, a faixa foi executada por mais de 200 artistas por todo o mundo e é considerada até hoje como uma das maiores músicas de todos os tempos.

Ao longo de sua carreira artística, Leonard Cohen lançou 14 álbuns de estúdio e publicou 15 livros, incluindo coletâneas de poesias e romances, ao todo. O mais recente trabalho musical do canadense, “You Want It Darker”, chegou às lojas no dia 21 de outubro e foi projetado como sua última obra desde o início de suas gravações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *