in

Hot 100 Lemonade: esse e outros recordes do álbum monumental

É certo que o “Lemonade”, sexto álbum de estúdio de Beyoncé, é de longe um disco monumental. As palavras usadas por Adele no Grammy Awards para definir o material da texana ecoou instantaneamente nos ouvidos de quem as escutava. E assim, a partir dos inúmeros recordes conquistados pela obra da cantora, a designação se concretizou e tornou-se uma verdade!

Neste ano, o trabalho musical celebrou seu quinto aniversário, mostrando que apesar do tempo, continua atemporal e icônico.

O álbum audiovisual de Beyoncé atingiu grandes feitos e entrou para a história da indústria fonográfica, reacendendo as características de um material conceitual que conseguiu a partir de uma sonoridade única e nunca feita pela norte-americana, manter a qualidade presente em sua discografia, e assim, entrar para a história.

Confira por meio dessa matéria o desempenho de “Lemonade” diante do cenário musical e como o disco se converteu em uma obra prima na carreira da cantora!

“Lemonade”: os recordes do álbum monumental

Beyoncé foi a primeira mulher a listar 12 canções no Hot 100 de uma vez

os recordes de Lemonade. Beyoncé sentada com a cabeça deitada nos dois joelhos, usando um turbante e um brinco
Foto: Divulgação

O projeto estreou acompanhado de um filme visual produzido pela HBO em 23 de abril e logo de imediato garantiu um novo recorde para a voz de “Single Ladies”.

Na época, ultrapassando Taylor Swift, Beyoncé fazia história ao configurar-se na primeira artista feminina a emplacar 12 ou mais músicas na Billboard Hot 100 ao mesmo tempo. O lançamento do disco impulsionou todas as 12 faixas a entrar na parada norte-americana.

As posições do Lemonade” no Hot 100 (todas as estreias):

  • 10º, “Formação”
  • 11º, “Sorry”
  • 13º, “Hold Up”
  • 18º, “6 Inch”, feat The Weeknd
  • 28º, “Don’t Hurt Yourself”, feat Jack White
  • 35º, “Freedom”, feat Kendrick Lamar
  • 37º, “Pray You Catch Me”
  • 38º, “All Night”
  • 41º, “Daddy Lessons”
  • 43º, “Sandcastles”
  • 47º, “Love Drought”
  • 63º, “Forward”, feat James Blake

O disco mais vendido do mundo em 2016

beyonce em cena album visual lemonade
Foto: Divulgação

Assim como no “BEYONCÉ”, que batia o recorde de material discográfico mais vendido rapidamente na primeira semana de lançamento, o “Lemonade” também protagonizou um papel importante no setor de vendas.

Com apenas 6 meses de lançamento, o material já havia superado os números de comercialização do álbum “Views“, do rapper Drake e se convertido no CD mais vendido do ano com impressionantes 2,5 milhões de cópias, segundo os dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI).

Vale ressaltar que os serviços de streaming faziam suas estreias como os maiores reprodutores musicais daquele período, o que comprometia diretamente no consumo de álbuns físicos.

Sendo assim, deter milhões de vendas com apenas uma recente obra era um feito e tanto!

Atualmente, Beyoncé supera 72 milhões de cópias vendidas na carreira solo, no qual o desempenho do “Lemonade” totaliza mais de 5 milhões dentro do número total de vendas de toda sua discografia, sem incluir os feitos númericos atingidos pelo Destiny’s Child.

Leia também: BEYONCÉ: 5 feitos de um álbum divisor de águas para a indústria

Álbum pop melhor avaliado no Metacritc

Lidando de forma delicada sobre a temática do racismo, mas ao mesmo tempo de maneira forte e transparente, a obra audiovisual da cantora apenas acarretou elogios e valiosas críticas ao seu resultado final. No início, o disco havia recebido quatro críticas, o que garantiu a ele abrir um resultado de nada menos que 100, a nota máxima.

Através das 33 críticas que compuseram a avaliação do disco no Metacritic, o “Lemonade” acabou sucedendo na nota de 92 pontos no Metascore e se tornando, até agora, o álbum pop mais bem avaliado do site de críticas.

Dentre as avaliações, a Pitchfork, um dos periódicos mais críticos na área do entretenimento, definiu a obra como “um álbum deslumbrante, em que ela explora sons que ela nunca fez antes. Ele também expressa um conceito raramente visto, o da ode à infidelidade que dura o álbum.”

“Lemonade” na parada do Hot R&B / Hip-Hop Songs

Beyoncé é uma das maiores representantes do gênero R&B, e com o lançamento do seu sexto álbum, esse lugar foi novamente reforçado como um dos mais importantes da sua carreira.

Com quatro top 10 no Hot R&B/ Hip-Hop Songs, Beyoncé se transformou na única mulher a ganhar tantos top 10 simultâneos. Ela empatou o recorde de todos os tempos, anteriormente estabelecido por Drake, Eminem2 ChainzLil Wayne e 50 Cent.

Além disso, todas as canções do projeto apareciam simultaneamente no chart Hot R&B/Hip-Hop Song (com 11 estreando), alimentado principalmente por vendas e fluxos.

Somado a esses feitos, o trabalho da norte-americana possuía até então a maior semana de streaming de todos os tempos para um disco de R&B feito por uma mulher.

No ano de 2019, com o seu álbum de estreia, “Over It”, a cantora Summer Walker superou esse marco da texana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *