in

Kanye West tem perfil no X desativado; entenda

Nos últimos dias, o rapper se envolveu em uma série de polêmicas após publicações controversas na rede social

Kanye West tem conta no X desativada
Foto: Reprodução/Instagram/kanyewestbianca

O rapper Kanye West, agora conhecido como Ye, teve sua conta na plataforma X (antigo Twitter) desativada após uma série de declarações antissemitas e polêmicas nos últimos dias. O artista usou a plataforma para publicar diversos comentários controversos, incluindo elogios a Adolf Hitler e a afirmação: “Eu sou um nazista”.

Leia também: Lexa comunica morte da filha três dias após parto prematuro

Conta de Kanye West desparece do X; entenda

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a conta de Ye desapareceu do X, levantando dúvidas sobre uma possível remoção pela plataforma ou uma desativação voluntária por parte do rapper. Antes do sumiço, ele escreveu: “Estou saindo do Twitter (agora X). Sou grato a Elon por me permitir desabafar. Tem sido muito catártico usar o mundo como uma caixa de ressonância”, referindo-se a Elon Musk, dono da rede social.

Ao acessar a página de perfil de West, a mensagem exibida agora é: “Esta conta não existe”. O caso gerou grande repercussão, com várias organizações anti-odio, como a Liga Antidifamação (ADL) e o Comitê Judaico Americano (AJC), condenando as declarações do rapper, além de despertar reações em artistas comoo ator David Schwimmer, intérprete de Ross Geller, em “Friends“.

“Não podemos impedir um fanático de espalhar seu ódio ignorante… mas podemos parar de dar um megafone para ele, Sr. Musk”, escreveu Schwimmer.

Esta não é a primeira vez que Kanye West enfrenta restrições na plataforma devido a discursos antissemitas. Em 2022, ele foi suspenso do X após declarar que queria dar um “golpe mortal 3 contra o povo judeu”. O episódio custou ao artista várias parcerias, incluindo contratos com a Adidas.

Além das postagens, no último domingo, 9 de fevereiro, durante um anúncio no Super Bowl, o rapper promoveu a venda de uma camiseta branca com uma suástica nazista estampada no site de sua própria marca, a Yeezy.