Você sabia que a edição comemorativa de 40 anos do Rock in Rio, que acontece no próximo mês deste ano no Rio de Janeiro, vai contar com um espaço completamente inédito? Saiba mais sobre o Global Village, novo palco do festival!
Conheça o Global Village, novo espaço do Rock in Rio 2024
O Global Village no Rock in Rio 2024 vai ocupar, aproximadamente, 7.500m² da Cidade do Rock. O objetivo do novo espaço é proporcionar aos seus visitantes uma jornada cenográfica, gastronômica e musical pelos continentes, visando celebrar a diversidade e multiplicidade cultural por meio de uma grande e completa experiência imersiva.
De acordo com o diretor artístico do festival, Zé Ricardo, em entrevista exclusiva ao Tracklist, o Global Village foi uma ideia do criador do Rock in Rio, Roberto Medina, que queria falar, depois de um mundo pós-pandêmico, como existe uma necessidade muito grande de se falar da união e mistura dos povos. Além disso, conta com a cantora Angelique Kidjo como embaixadora do espaço.
“Através da música, a gente criou um palco que é basicamente de world music. O Global Village tem uma cenografia belíssima que cita vários pontos icônicos do mundo. O palco desse espaço representa o nosso teatro musical, mas a gente tem Japão, Índia, Espanha, vários países sendo representados aqui, e eu acho que isso tem um valor, uma força muito grande quando pensamos em conexão com o mundo”, comentou Ricardo.
Com isso em mente, o espaço inédito conta com artistas de diferentes lugares do mundo e de diferentes regiões do Brasil, uma busca realizada pelo próprio diretor artístico. “A gente tem a Angelique Kidjo, que é uma rainha africana, a gente tem cantor palestino, cantora israelense, a cantora portuguesa Carminho, e temos gênios dos estilos diferentes como o Hermeto Pascoal”, citou Zé Ricardo.
O palco do Global Village ficará localizado no mesmo ponto que o Espaço Favela ocupou na edição de 2022 e está repleto de atrações. “É um line-up muito diverso em que temos o Recife de Lia de Itamaracá e Almério e Martins, o Amazonas de Victor Xamã e o Rio Grande do Norte com a Juliana Linhares. É um palco que tem muitas propostas, não só de world music, de vários países, mas também como se a gente fizesse uma curadoria de world music pelos estados do Brasil. Acho que ele tem uma narrativa muito bonita, que vai emocionar muita gente”, complementou.
Mais nomes no line-up incluem “o Sambaiana, que é uma banda baiana só de mulheres que faz uma roda de samba inacreditável de talentosa. Tem o show da Larissa Luz, que é uma artista incrível. A gente tem a Katú Mirim, essa artista indígena que faz um trabalho belíssimo”, detalhou o vice-presidente artístico do festival.
Segundo a organização do festival, o Global Village é um espaço de entretenimento que expande o compromisso do Rock in Rio com a paz e a música global. Além de curtir a música, quem passar pela nova área vai poder andar por uma longa via, conferir as lojas e se deparar com uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo. “Acho que o Global também tem essa função de provocar sobre quais caminhos o mundo pode seguir e, através da arte da música, é um caminho muito bonito”, detalhou Zé Ricardo durante a entrevista.
O Rock in Rio 2024 acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. Ainda há ingressos disponíveis para alguns dias, que podem ser conferidos por meio do site da Ticketmaster.
Leia também: Rock in Rio 2024: saiba mais sobre o Espaço Favela
Confira o line-up completo do Global Village:
13 de setembro
- Karan Aujla
- Katú Mirim
- Victor Xamã
14 de setembro
- Hermeto Pascoal & Grupo
- Mestrinho
- Amaro Freitas
15 de setembro
- Annes
- Terra Celta convida Orquestra Mundana Refugi
- Larissa Luz
19 de setembro
- Noa Kirel
- Bixiga 70
- Sambaiana
20 de setembro
- Angélique Kidjo
- Carminho
- Juliana Linhares
21 de setembro
- Para Sempre: Futuro Ancestral – Gang do Eletro e Suraras do Tapajós
- Pra Sempre Bossa Nova: Bossacucanova part. Cris Delanno – Leila Pinheiro – Roberto Menescal – Wanda Sá
- Pra Sempre Soul: Banda Black Rio – Claudio Zoli – Hyldon
- Pra Sempre Jazz: Antonio Adolfo – Joabe Reis – Jonathan Ferr – Leo Gandelman
22 de setembro
- Angelique Kidjo
- Almério e Martins
- Lia de Itamaracá