in , , ,

Funk no Rock in Rio: destaques e expectativas para o ritmo no festival

funk rock in rio 2022

Não é de hoje que o funk passou a marcar presença no Rock in Rio, festival conhecido por reunir artistas dos mais variados estilos musicais. Entretanto, este ano, o ritmo teve um aumento significativo no evento e passou a representar 6% do line up, com 15 atrações confirmadas. O segmento, que é historicamente marginalizado no Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço em grandes festivais e até premiações internacionais.

Um levantamento realizado pelo Portal Kondzilla revelou o aumento da presença do funk no festival, estabelecendo um comparativo entre as edições de 2017, 2019 e 2022. O primeiro aceno do funk no Rock in Rio aconteceu durante a apresentação de ninguém menos que Beyoncé, quando ao final de seu show em 2013 a cantora dançou ao som de “Passinho do Volante”, também conhecido como “Ah Lelek Lek Lek Lek”, dos MC Federado e os Leleks.

Entretanto, foi em 2017 que os artistas do funk começaram a ganhar espaço no line up, com participação do Dream Team do Passinho no Palco Sunset e as apresentações de MC Guimê e MC Kekel, no palco ‘Digital Stage’. Na época, o funk ainda representava menos de 3% das atrações e os artistas eram convidados a se apresentar somente em palcos destinados a estrelas da internet.

Em 2019, o funk chegou ao Palco Mundo com Anitta, que levou ao palco principal de um dos maiores festivais de música do mundo as referências ao Furacão 2000 e diversos de seus sucessos. Agora, com o gênero ganhando notoriedade até mesmo em eventos internacionais, como o Grammy e VMA’s, o Rock in Rio atinge seu recorde de funk no line up. Confira o que rolou no primeiro final de semana e o que podemos esperar do funk no segundo final de semana do festival.

O funk no Rock in Rio 2022

O primeiro final de semana do festival já foi marcado por grandes nomes do segmento. No sábado, dia 3 de setembro, Papatinho e L7nnon se juntaram a MC Carol e Hariel no Palco Sunset. Os artistas que representam diversos momentos do funk agitaram o dia e apresentaram alguns de seus maiores sucessos, estabelecendo o ritmo para os próximos artistas.

Porém, as batidas características não se limitaram apenas aos shows de artistas nacionais. Jason Derulo decidiu incluir o hit “Ai Preto” de L7nnon e Biel do Furduncinho em sua setlist recheada de hits. Além dele, o DJ Marshmello também usou de seu espaço no Palco Mundo para animar o público ao som de funk. O artista adicionou “Atura ou Surta 2”, do MC GW em seu repertório.

Também no sábado, PK se apresentou no Espaço Favela com participação especial de MC Don Juan. O MC aproveitou o espaço para cantar alguns de seus grandes sucessos, como “Bipolar”, “Lei do Retorno”, “Se Eu Tiver Solteiro” e outras. Don Juan também separou um momento para prestar homenagem ao amigo MC Kevin, cantando o hit “Veracruz”, do artista.

Funk Orquestra e Buchecha estiveram presentes no domingo tomando conta do Espaço Favela. Os artistas também já haviam se apresentado no Rock in Rio em 2019. Durante o primeiro final de semana também se apresentaram MC Poze do Rodo, que levou Bielzin como convidado. Além deles, David Kneip esteve no festival cantando alguns de seus sucessos no Coke Studio, espaço da Coca-Cola.

funk rock in rio 2022
Foto: Reprodução / Instagram @mchariel

Leia mais: Espaço Favela: conheça os artistas que foram das batalhas de rima ao Rock in Rio 2022

O que esperar do 2º final de semana

Os próximos dias também prometem para o funk no festival. No domingo, Ludmilla toma o Palco Sunset com uma performance que promete ser uma das mais marcantes de sua carreira. A cantora recentemente revelou ter investido cerca de 2 milhões de reais para seu show no Rock in Rio, icluindo até mesmo uma grande passarela no palco. A artista, que hoje passeia por ritmos como o pop e pagode, começou no funk como MC Beyoncé e será a primeira artista nacional headliner no Sunset.

Nesta sexta-feira (09), MD Chefe e DomLaike serão as atrações principais no Espaço Favela, que também recebe no domingo a cantora Lexa. A artista vem trabalhando em uma superprodução, com um balé de 23 bailarinos e figurinos desenvolvidos por sua própria irmã, Wenny Isa, de 13 anos. “É gratificante poder levar o funk para um evento tão grandioso e poder compartilhar a data com tantas mulheres incríveis, como a Ivete Sangalo”, comentou em entrevista ao Gshow.

Participação do funk em shows internacionais também não vai faltar no último final de semana do evento. Biel do Furduncinho confirmou que foi convidado pela cantora Camila Cabello a participar de seu show cantando o hit “Ai Preto”, uma das músicas mais ouvidas no Brasil este ano.

Ao longo dos próximos dias muitas surpresas ainda podem acontecer! Para as próximas edições do Rock in Rio, a expectativa é que o funk continue a ganhar cada vez mais espaço.


Siga o Tracklist nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *