in ,

EXCLUSIVO: Caetano Veloso fala sobre cultura no Brasil, turnê com filhos e revela novos projetos

O cantor Caetano Veloso fez, no último sábado de 2019 (28 de dezembro), o seu último show do ano na edição comemorativa de 20 anos do festival Universo Paralello.

O cantor subiu ao Palco para uma multidão que tomava a beira da praia de Pratigi, na Bahia. Nos bastidores do evento, Caetano falou com exclusividade para a equipe do Tracklist sobre o ano de 2019 e novos projetos e planos para o próximo ano.

Foto: Tainá Xavier

Confira:

Entrevista com Caetano Veloso

Tracklist: Seu show aqui foi incrível…
Caetano
: Você acha? Que bom! Que maravilha!!!

Eu te vi também na Argentina, no Lollapalooza, e foi muito especial. Mas você está aqui numa edição especial pra você também?
Pra mim foi porque esse evento eu acho muito bonito. Eu gosto dos desenhos, do jeito, do jeito que as pessoas ficam. Eu sou hippie no fundo…

Vamos falar sobre arte no Brasil, sobre música no Brasil… Esse ano muitas coisas aconteceram, muitas coisas mudaram. O que você espera para 2020?
Se eu for fazer uma retrospectiva do ano de 2019, digo, pra mim, individualmente, foi uma maravilha do ponto de vista de trabalho, porque toquei com meus filhos desde 2018 até 2019. Paramos agora, mês passado. Isso, pra mim, compensou todo o resto de coisa feia que está acontecendo no Brasil, tanta bobagem, muita coisa errada. Desestimulo da produção artística. Desrespeito às áreas culturais. Eu não gosto disso, eu não me identifico com isso… Eu tenho pena e fico um pouco abalado, também porque eu já sou velho e vivi muita coisa e pegar um período assim é “brabo”, é triste. Mas, eu, pessoalmente, não posso me queixar porque eu tava tocando com meus filhos e era muito bom.

Realmente foram shows muito lindos. E como está sua agenda pra 2020? Já tem alguns shows confirmados…
Pois é. Tem alguns shows confirmados, mas eu quero gravar. Depois de um tempão sem compor, agora eu comecei a querer compor música pra gravar.

Mas tem alguns shows marcados, e eu até falei no show, que vão sair umas gravações. Tem uma parte, que tem vídeo também feito em Nova Iorque em novembro, com Ivan Sacerdote, que estava tocando clarinete comigo aqui. Dia 16 (de janeiro) vai sair nas plataformas. Algumas são só som e algumas som e imagem. Então isso está programado e vai sair dia 16 de janeiro, isso já vai acontecer.

E depois eu tenho shows pra fazer, vou fazer alguns shows com ele como fiz aqui em alguns lugares, inclusive, para promover o que a gente gravou em Salvador e em Nova Iorque. Nos dois lugares onde a gente gravou, a gente não fez por menos.

Então é isso, Caetano. Muito obrigado. Foi um prazer te conhecer e ter você no Tracklist!
Obrigado!

Parceria com clarinetista Ivan Sacerdote

No verão de 2017, Ivan Sacerdote e Caetano Veloso se conheceram por meio de Seu Jorge, em Salvador. Desde então, começaram a trocar figurinhas e tocar juntos informalmente, e acabaram amadurecendo uma parceria em 2019 com shows em Salvador, Nova Iorque e, agora, no festival Universo Paralello.

Segundo Ivan, a ideia do projeto é dialogar a música instrumental brasileira com a poesia de Caetano, e também democratizar o acesso ao clarinete, levando-o pra ambientes mais visíveis e com um apelo popular.

O show, que é apenas voz, violão e clarinete, é bastante intimista, mas provou ser capaz de prender a atenção do público. O festival, que é majoritariamente de musica eletrônica, parou para ouvir a MPB voz e violão de Caetano Veloso acompanhado pelo clarinete de Ivan Sacerdote.

O instrumentista é baiano e ganhou destaque como músico de Rosa Passos. Além disso, já tocou com outros grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola e Hermeto Pascoal.

Confira o projeto na íntegra:

Agradecimento especial: Festival Universo Paralello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *