in ,

Entrevista: Gilsons fala sobre Festival Ecoando, Rock in Rio e mais

O grupo comentou, também, sobre influências de sua carreira e início da trajetória

gilsons
Foto: Santiago Lampreia/Divulgação

Por Lidiane Nóbrega e Vitória Roque

Nesta segunda-feira (22), o trio Gilsons participa do Festival Ecoando, apresentado pela Amazon Music. O evento está em sua segunda edição, e tem como objetivo divulgar artistas em ascensão no cenário brasileiro.

Leia mais: Rosalía fala ao “Fantástico” sobre show no Brasil; confira

Além do grupo, o festival contará com apresentações de Bala Desejo, Clarissa, Jotta A e Tasha & Tracie. A festividade faz parte do Ecoando, uma iniciativa da Amazon. O projeto conta com um programa semanal, que vai ao ar às terças-feiras, às 20h, no aplicativo da Amazon Music e Twitch.

O evento derivado do projeto será transmitido ao vivo, diretamente da Casa Rockambole, em São Paulo – também no aplicativo de streaming e na plataforma de lives. As apresentações terão início às 18h30.

Para comemorar a participação no Festival Ecoando e outras conquistas da carreira, o trio Gilsons cedeu uma entrevista ao Tracklist. Acompanhe os detalhes da conversa abaixo!

Gilsons comenta o início da carreira e apresentação no Festival Ecoando

O trio Gilsons, formado pelos integrantes José, Fran e João Gil, surgiu em 2018. O grupo ganhou atenção com seu EP de estreia, “Várias Queixas”, e tem se destacado desde então como uma das revelações da nova geração do MPB.

José conta que o trio se concretizou de uma forma despretensiosa. “Um amigo nosso estava fazendo encontros musicais na Gávea, aqui no Rio de Janeiro, e me chamou para fazer um som, fazer uma apresentação lá. Só que eu não tinha repertório suficiente autoral para fazer um show sozinho”.

A situação se resolveu quando ele convidou Fran e, posteriormente, João. Os três juntaram composições e melodias – incluindo “Love Love” e “Várias Queixas” – e, a partir disso, tudo fluiu. O grupo decidiu gravar algumas faixas e realizar alguns shows.

Hoje em dia, com uma maior notoriedade, o Gilsons se prepara para uma apresentação no Festival Ecoando. De acordo com eles, o evento é uma oportunidade de descobrir novos nomes. “Para a gente, é uma honra estar participando de um festival que justamente está olhando pra novos talentos, olhando para uma cena que a gente gosta muito”, diz José.

Ele continua: “É uma honra enorme nossa música estar sendo escutada, estar chegando cada vez em mais ouvidos pelo Brasil. Então o festival promove isso, promove a ascensão de bandas que estão aí buscando um novo espaço. Isso para a gente é muito bacana, estar nesse tipo de projeto. Então valeu, Amazon, é isso aí!”

Influências do grupo

O grupo possui uma influência musical muito próxima: Gilberto Gil – José é filho do artista, e Fran e João são seus netos. Eles afirmam, então, que o cantor é como um guru e uma grande inspiração para sua direção artística.

Mas João explica que, apesar da influência, eles não são necessariamente assistidos pelo cantor: “O que existe é uma figura que está perto e a gente, por aproximação, tentar absorver aquilo que está sendo emanado, digamos assim”.

A sonoridade do Gilsons traz o resgate da ancestralidade e influência baiana, além de referências ao samba, afoxé, funk, pop e mais. “O Gilsons por si só já é um caldeirão de influências; muito por sermos 3 e cada um trazer suas referências e inspirações, então existe um lugar de intercessão entre esses 3 gostos”, afirma Fran. Entre essas referências, eles citam nomes como Jorge Aragão, Jorge Ben Jor e Paralamas do Sucesso.

Por meio dessa fusão, o trio achou sua própria identidade. Quando perguntados sobre qual seria seu diferencial, João diz: “Eu acho que a gente conseguiu chegar em um lugar legal de identidade própria com essa mistura de influências; com essa nossa intercessão de gostos e linguagens a gente conseguiu chegar numa linguagem própria. Então, eu acho que o nosso diferencial acaba sendo esse lugar da linguagem mesmo”.

gilsons
Foto: Divulgação

Rock in Rio

Além do Ecoando, o Gilsons possui outro festival em sua agenda de shows: o Rock in Rio! O grupo irá se apresentar no Palco Sunset, no dia 10 de setembro. Eles dividem a programação do dia com artistas como Coldplay, Camila Cabello, Bastille e Ceelo Green.

O show contará, ainda, com uma participação especial de Jorge Aragão. “Vai ser um momento muito especial. Uma oportunidade maravilhosa de estar tocando para um grande público, com transmissão”, comenta José.

“Então, é muito especial esse convite, tocando com um grande mestre que a gente vai estar recebendo […] Vai ser um momento muito especial e um momento que coloca a gente também de visibilidade, de ascensão nesse momento de carreira em que a gente está buscando esse crescimento, esse espaço na música nacional. Então, a gente está muito feliz”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *