in ,

CHARTS: Ed Sheeran explode nas paradas com novos singles

Não demorou muito para o primeiro grande lançamento de 2017. Tal como havia prometido, Ed Sheeran retornou à indústria fonográfica estrondosamente – e, assim como não poderia deixar de ser, catapultou as paradas musicais de todo o mundo.

Pegando todos de surpresa, o cantor lançou dois singles de uma vez no dia 6: a dançante “Shape Of You” e a explosiva “Castle On The Hill”, e, além de causar um enorme impacto comercial, também quebrou recordes de streams em serviços como o Spotify e das próprias tabelas musicais.

Apesar do grande destaque, o retorno de Ed não foi o único destaque desta última semana, que também marcou o crescimento de vendas de tantas outras músicas de trabalho e discos de artistas como Post MaloneChris StapletonJP Cooper, Starley, Jax Jones, entre vários outros.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Assim como já era apontado, Ed Sheeran conseguiu estrear seus dois novos singles entre as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100. Enquanto “Castle On The Hill” assumiu o sexto lugar da lista, “Shape Of You” ocupou o topo da tabela, tornando-se a primeira faixa do cantor a alcançar a primeira posição na parada americana como artista (uma vez que já esteve lá creditado como compositor em “Love Yourself”, de Justin Bieber).

Com os novos singles, Ed tornou-se o primeiro artista da história da Billboard Hot 100 a estrear duas canções diretamente entre as dez faixas melhor posicionadas da tabela. No ano passado, dois nomes estiveram perto de alcançar tal marca: Beyoncé, que debutou nos décimo e décimo primeiro lugares com “Formation” e “Sorry; e J. Cole, cujas faixas “Deja Vu” e “Immortal” figuraram nas sétima e décima primeira posições, respectivamente.

Para alcançar o topo, “Shape Of You” registrou as marcas 240 mil vendas digitais e 20 milhões de streams pelos Estados Unidos, além de uma audiência de aproximados 57 milhões de ouvintes nas rádios americanas. Em contrapartida, “Castle On The Hill” alcançou cerca de 171 mil downloads, 13 milhões de reproduções em serviços de streaming.

Com as estreias de Ed Sheeran, as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 ficam assim:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (*)
2. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (1–2)
3. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (2–3)
4. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (-)
5. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (3–5)
6. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (*)
7. “24K Magic”, Bruno Mars (5–7)
8. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (7–8)
9. “Side To Side”, Ariana Grande e Nicki Minaj (6–9)
10. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (-)

Apesar dos índices comerciais de sua faixa-título estarem diminuindo aos poucos na Billboard Hot 100, “Starboy”, mais recente álbum de estúdio de The Weeknd, ocupa a tabela americana de discos pela terceira semana não consecutiva. O novo trabalho do canadense, lançado em novembro, registrou a marca de 63 mil cópias vendidas ao longo da última semana.

Entretanto, o grande destaque desta atualização fica por conta da trilha sonora oficial de “La La Land: Cantando Estações”, que subiu para a vice-liderança com 42 mil unidades comercializadas. O filme tornou-se o longa-metragem mais premiado da história do Globo de Ouro em uma única edição após receber sete prêmios na cerimônia ocorrida na última semana, o que contribuiu para o repentino crescimento de vendas do trabalho.

A única estreia desta semana entre os dez melhor posicionados na Billboard 200 fica por conta de “11 Short Stories Of Pain & Glory”, novo trabalho de estúdio do Dropkick Murphys, tornando-se o terceiro álbum do grupo a estrear entre as dez primeiras colocações com 26 mil unidades vendidas.

Confira como ficam as dez primeiras posições da Billboard 200 nesta semana:

1. “Starboy”, The Weeknd (-)
2. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (13–2)
3. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (2–3)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (3–4)
5. “4 Your Eyez Only”, J. Cole (-)
6. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton: An American Musical” (-)
7. “Views”, Drake (4–7)
8. “11 Stories Of Pain & Glory”, Dropkick Murphys (*)
9. “Stoney”, Post Malone (14–9)
10. “Traveller”, Chris Stapleton (22–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Em sua terra natal, Ed Sheeran também surpreendeu – e quebrou recordes. “Shape Of You” e “Castle On The Hill” estrearam na primeira e segunda colocações, respectivamente, tornando-se assim o primeiro artista a figurar nas duas primeiras posições da lista na história do Official Charts.

Além disso, Ed também teve a maior semana de abertura comercial desde o lançamento de “Hello”, de Adele, que chegou à marca de 331 mil vendas combinadas em downloads e streams, enquanto os novos singles de Sheeran, juntos, somaram 421 mil.

Com a estreia, o britânico também interrompeu a longa liderança de “Rockabye”, sucesso do Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie que, após ocupar o topo por nove semanas, desceu para a quarta posição. Além disso, a canção também foi superada por “Human”, de Rag’n’Bone Man, que agora assume o terceiro lugar da tabela.

Outros destaques desta atualização ficam por conta dos singles “September Song”, de JP Cooper; “Call On Me”, do australiano Starley; e “You Don’t Know Me”, colaboração entre Jax Jones e Raye. As três faixas tiveram enormes crescimentos de vendagem e agora se encontram nas sétima, oitava e nona colocações, respectivamente.

Veja como ficam as dez primeiras posições da atualização desta semana da tabela britânica de singles:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (*)
2. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (*)
3. “Human”, Rag’n’Bone Man (2–3)
4. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (1–4)
5. “Touch”, Little Mix (4–5)
6. “I Would Like”, Zara Larsson (3–6)
7. “September Song”, JP Cooper (16–7)
8. “Call On Me”, Starley (26–8)
9. “You Don’t Know Me”, Jax Jones e Raye (33–9)
10. “Just Hold On”, Steve Aoki e Louis Tomlinson (-)

O retorno de Ed Sheeran não impactou só a parada de singles, mas também a de discos. Mesmo com o seu novo trabalho de estúdio, “÷”, estando a quase dois meses de seu lançamento, o cantor conseguiu figurar entre as dez primeiras posições desta semana com o seu último álbum, “X”, que escalou 39 posições rumo ao oitavo lugar após a chegada das novas faixas do britânico.

Apesar disso, o grande destaque fica por conta de “Glory Days”, mais recente disco do Little Mix que ocupa a primeira colocação pela quinta semana não consecutiva. Com a marca, o trabalho tornou-se o álbum de uma girlband com maior tempo no topo do Official Charts desde a estreia das Spice Girls, em 1996, e superou a antiga marca de “Survivor”, do Destiny’s Child.

Também é importante destacar a estreia do novo álbum da banda You Me At Six, “Night People”, na terceira posição, além do ganho de colocações por parte das coletâneas “Ladies & Gentlemen: The Best Of George Michael” e “Bowie Legacy”, dos finados George Michael e David Bowie, respectivamente.

Com isso, as dez primeiras posições da tabela britânica de álbuns ficam assim:

1. “Glory Days”, Little Mix (-)
2. “Classic House”, Pete Tong (-)
3. “Night People”, You Me At Six (*)
4. “Ladies & Gentlemen: The Best Of George Michael”, George Michael (11–4)
5. “Bowie Legacy”, David Bowie (18–5)
6. “Together”, Michael Ball e Alfie Boe (3–6)
7. “The Wonder Of You”, Elvis Presley (4–7)
8. “X”, Ed Sheeran (47–8)
9. “24 HRS”, Olly Murs (6–9)
10. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (5–10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *