Por Sabrina Simão – O Tracklist já falou no Twitter sobre a polêmica envolvendo o filme da “Barbie” (banido do Vietnã), do sucesso como evento do ano (“Barbieheimer”) e agora chegou a vez de comentarmos sobre fatos do filme e curiosidades sobre a boneca mais famosa do mundo.
Curiosidades do universo Barbie
Vamos para alguns fatos do filme: de acordo com dados do Ingresso.com, fornecidos para o site Omelete, “Barbie” tem a maior pré-venda do ano para o cinema no Brasil. E, segundo a Warner Bros. Pictures, se tornou também a produção de maior pré-venda do estúdio no país.
O filme conta com um guarda-roupa original de Barbie. A designer de figurino Jacqueline Durran se responsabilizou pelas réplicas de algumas roupas vendidas com a boneca no decorrer dos anos. Inclusive, Margot Robbie também tem mandando ver no visual “barbistico” durante os eventos.
Uma das outras curiosidades do filme “Barbie” é que a casa do filme não possui água, fogo, janelas, nem escadas. Isso porque a proposta é justamente ser semelhante às casas da boneca que as crianças costumam brincar.
Em entrevista à Rolling Stone, Margot disse que insistiu para que o hit “Barbie Girl” não ficasse de fora da trilha sonora. “Fiquei pensando: ‘Greta [Gerwig, diretora], como vamos incorporar essa música? Não podemos fazer um filme da Barbie e não ter uma referência à ‘Barbie Girl‘, do Aqua”.
Então, a diretora do filme Greta Gerwig retornou avisando para a estrela do filme que o remix de “Barbie Girl”, do Aqua, seria feito por Nicki Minaj e Ice Spice, e estaria presente na trilha sonora oficial.
Em entrevista ao Letterboxd, Gerwig revelou diversas produções que serviram de inspiração para o filme “Barbie”. Entre elas, temos títulos como “O Show de Truman – O Show da Vida” (1998) e “O Mágico de Oz” (1939).
O público também percebeu algumas referências à personagem Arlequina. Lembrando que a atriz Margot é quem dá vida a essa figura em “O Esquadrão Suicida”, filme da DC lançado em 2021.
Agora, falaremos um pouco sobre a boneca: nossa Barbie foi criada pela co-fundadora da Mattel, Ruth Handler. A inspiração para a criadora veio de Bárbara, sua filha. E o que era para ser um agrado para a filhota, se tornou um fenômeno no mundo inteiro.
E já que a boneca foi inspirada nela, obviamente o nome completo da Barbie é o mesmo da filha dos co-fundadores da Mattel, Ruth e Elliot Handler: Barbara Millicent Robert. Barbie tem 64 anos e comemora aniversário no dia 9 de março.
A primeira Barbie foi apresentada em 1959, na Feira Americana de Brinquedo, em Nova York. Ela vestia um lindo maiô listrado nas cores preta e branca. O Ken, primeiro namorado da Barbie, foi criado em 1961, dois anos após a boneca ser lançada. Seu nome “Kenneth” também é uma homenagem ao filho dos co-fundadores da Mattel.
Além disso, sabia que Ken e Barbie já terminaram? Em 2004, após mais de 43 anos juntos, o casal de bonecos colocou um fim na relação. “Como o de outras celebridades, o romance hollywoodiano deles chegou ao fim”, declarou na época o vice-presidente de marketing da Mattel, Russell Arons.
A coleção “Cali Girl Barbie” veio logo em seguida. Com ela, conhecemos o Blaine, um surfista australiano disposto a se tornar a nova paixão da Barbie. No entanto, em fevereiro de 2006, também chegou ao fim o relacionamento dos dois. Barbie só voltou para o seu relacionamento de plástico com o Ken em 14 de fevereiro de 2011, no Valentine’s Day.
A Barbie mais vendida é a Barbie Cabelos Super Longos (Totally Hair). Ela faz tanto sucesso que o livro dos recordes Guinness Book registrou esse fato. São mais de 10 milhões de unidades vendidas no mundo.
Com o passar do tempo, a Barbie ganhou novos tipos de corpo e tons de pele diversificados. Sempre empoderada, a Barbie possui mais de 180 profissões.