Um dos filmes mais aguardados do ano, “Avatar: O Caminho da Água” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 15 de dezembro. Confira cinco curiosidades sobre o longa, que é sequência de “Avatar” (2009)
5 curiosidades sobre “Avatar 2”
1) 13 anos de espera
Uma das curiosidades que chama a atenção de “Avatar 2” é o porquê a sequência levou 13 anos para ser lançada. O diretor da franquia, James Cameron, explicou em entrevista ao Deadline seu ponto de vista.
“Antes de tudo, eu estava fazendo expedições oceânicas profundas por alguns anos. Então, levamos a sério fazer ‘Avatar’, escrevemos quatro roteiros – isso levou alguns anos”, respondeu.
“O que estamos tentando fazer é meio que antecipar todo o processo, para que possamos colocá-los no mercado com alguns anos de diferença, para que, quando voltarmos, voltemos para ficar”, detalhou o cineasta.
2) Um longo filme
Quem aguarda pelo filme para assistir no cinema, é bom se preparar. O novo “Avatar” conta com mais de três horas de duração (3h10min, exatamente), e isso não foi um empecilho para Cameron. Pelo contrário, o cineasta ironizou quem “reclamasse” do seu tempo de duração.
“Eu não quero ninguém reclamando sobre duração [do filme], quando se sentam e maratonam a TV por oito horas. Eu quase posso até escrever essa parte da crítica. ‘O filme agonizantemente longo de três horas…’”, ironizou o diretor, em entrevista para a revista Empire.
3) Custo alto
“Avatar: O Caminho da Água” é tão caro que, para o seu lançamento ser lucrativo, teria que ser “o terceiro ou quarto filme de maior bilheteria da história”, afirmou James Cameron ao GQ. “Esse é o limite. Esse é o ponto de equilíbrio”, disse.
Não há um número exato para o quanto custou “Avatar 2”, mas estimativas dizem que foi cerca de US$ 350 a 400 milhões (via The Digital Flix). Para Cameron, o filme representa “o pior caso de negócio da história do cinema”, declarou para a GQ. Atualmente, o primeiro filme da franquia segue com o título de maior bilheteria da história.
4) Disputa para o Oscar
Em matéria exclusiva publicada pela Variety, o novo filme “Avatar” já deve estar cotado para entrar na disputa do Oscar de 2023. Na categoria de Melhores Efeitos Visuais, o longa pode concorrer com “Top Gun: Maverick”, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, entre outros.
O primeiro filme, de 2009, concorreu a nove categorias na sua época, vencendo três prêmios: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais. Atualmente, “Avatar 2” está concorrendo ao Globo de Ouro 2023.
5) Trilha sonora
Foi confirmado que a trilha sonora do filme vai contar com uma música do cantor The Weeknd. A faixa se chama “Nothing Is Lost (You Give Me Strength)” e será lançada junto com o filme, no próximo dia 15. Há apenas uma prévia dela, que pode ser conferida no vídeo abaixo.
Por fazer parte da trilha oficial de “Avatar”, o cantor também esteve presente na première do filme em Los Angeles, nos EUA, que aconteceu na noite desta última segunda-feira, 12 de dezembro. Ao lado dele, além do elenco, outras artistas compareceram, como H.E.R. e Halle Bailey.